Camisa 26 chegou a 20 gols no fim de semana e se igualou a Bianco Gambini como o sexto zagueiro com mais bolas na rede pelo Palmeiras

Um dos principais líderes do elenco nas últimas temporadas, Murilo tem se destacado não apenas pelas boas atuações defensivas, que ajudam o líder Palmeiras a ostentar a melhor defesa do Campeonato Brasileiro até aqui (ao lado do Flamengo), mas, também, pela presença na área e pelo faro de artilheiro. Com gols nos dois últimos jogos, o camisa 26 segue fazendo história no clube. No fim de semana, na vitória por 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, o jogador balançou as redes pela 20ª vez, desde que chegou ao Verdão, e igualou Bianco Gambini como o sexto zagueiro com mais gols na história alviverde.

Agora, Murilo está a apenas um tento de se igualar a Cléber e entrar no Top 5 do ranking. O líder no quesito é o companheiro de clube Gustavo Gómez, com 39 gols, seguido por Luís Pereira (36), Loschiavo (32) e Vágner Bacharel (22).

”Sei que a minha principal função é manter o sistema defensivo protegido e isso a gente vem fazendo com muita dedicação, mas também trabalho muito a bola ofensiva e fico feliz por também ajudar o Palmeiras no ataque. Quando eu consigo contribuir com gols, é uma satisfação enorme, fruto de muito trabalho e também da confiança que a comissão técnica me passa durante as nossas atividades”, afirmou.

”E poder entrar em um ranking com esses jogadores históricos só me enche de orgulho e me dá, ainda mais, motivação pra seguir treinando firme e representando essa camisa com muito profissionalismo. Como eu sempre digo, desde o meu primeiro dia aqui no Palmeiras, fui muito bem tratado por todos e me sinto em casa”, ressalta.

”E também é importante deixar claro que nada disso seria possível sem a ajuda dos meus companheiros e de todo o trabalho que a nossa comissão técnica nos oferece a cada dia. Além disso, lá no CT nós temos o privilégio de contar com ótimos profissionais, que nos ajudam demais e nos dão todas as condições para desempenharmos o nosso trabalho da melhor maneira possível. Sendo assim, o nosso sucesso individual e coletivo é mérito de todas essas pessoas, de toda essa união e estrutura”, complementou o zagueiro.

Murilo chegou ao Palmeiras, em 2022. Rapidamente, ganhou espaço e se firmou como titular da equipe. No mesmo ano, foi peça importante nas campanhas dos títulos do Brasileirão, do Paulista e da Recopa. Em 2023, manteve a regularidade e ajudou o Verdão a conquistar mais um Paulistão, outro Campeonato Brasileiro e a Supercopa do Brasil. Naquele ano, inclusive, foi de Murilo o gol da virada histórica sobre o Botafogo, por 4 a 3, no Rio de Janeiro, que fez com que o clube seguisse rumo ao título.

Em 2024, teve participação importante em mais uma taça estadual.

Já na atual temporada, tem liderado a equipe, que já está classificada às oitavas de final da Libertadores com a melhor campanha do torneio continental: cinco vitórias em cinco jogos.

Além disso, o Verdão está na ponta do Campeonato Brasileiro, com 22 pontos em nove rodadas, quatro à frente do vice-líder Flamengo.

Além das sete conquistas coletivas, Murilo também alcançou prêmios individuais, ao conquistar os prêmios Bola de Prata e Troféu Mesa Redonda de 2023. Suas ótimas atuações também o levaram à primeira convocação para a Seleção Brasileira, em março de 2024, para os amistosos contra Inglaterra e Espanha.

Em sua quarta temporada no Palmeiras, Murilo já disputou 172 jogos, marcou 20 gols e deu cinco assistências.

Zagueiros com mais gols pelo Palmeiras
1º) Gustavo Gómez – 39 gols
2º) Luís Pereira – 36 gols
3º) Loschiavo – 32 gols
4º) Vágner Bacharel – 22 gols
5º) Cléber – 21 gols
6º) Murilo e Bianco Gambini – 20 gols

Números de Murilo pelo Palmeiras
Jogos: 172 (167 como titular)
Jogos sem sofrer gols: 89
Gols: 20
Assistências: 5
Títulos: 7