Brasileiro foi um dos destaques da campanha, que garantiu ao clube alemão sua terceira participação no principal torneio de clubes do continente, a segunda com Tuta em campo
Foto: Eintracht Frankfurt/Divulgação
Com a vitória de 3 a 1 sobre o Freiburg, de virada, fora de casa, neste sábado (17), pela última rodada da Bundesliga, o Eintracht Frankfurt está de volta à UEFA Champions League. E o zagueiro brasileiro Tuta tem motivos de sobra para comemorar, afinal de contas, o atleta foi um dos pilares da equipe alemã ao longo de toda a campanha. Essa será a terceira participação da equipe na maior competição de clubes da Europa, a segunda com o defensor brasileiro no elenco.
Com 30 participações em 34 rodadas da Bundesliga e titular em 26 delas, Tuta foi peça importante no sistema defensivo do Eintracht, que terminou a competição na terceira posição, atrás apenas do Bayer Leverkusen e do campeão Bayern de Munique. Além disso, o brasileiro ainda fez dois gols e deu uma assistência.
”Fico muito feliz por ajudar o Eintracht Frankfurt a voltar para a Champions League. Foi uma temporada intensa, de muito trabalho, e essa nossa campanha coroa a nossa dedicação durante todo o ano. É um orgulho enorme ter a oportunidade de disputar a Champions League novamente pelo clube que sempre confiou em mim”, celebrou Tuta, que não esteve em campo nesta final de semana por causa de uma lesão, ocorrida na última partida.
A vaga para a Liga dos Campeões foi garantida através da ótima posição na Bundesliga, fato que não acontecia desde a temporada 1959, quando o Frankfurt faturou o título alemão e ganhou o direito de disputar o principal torneio de clubes da Europa, quando ainda era chamado de Copa dos Campeões da Europa. Na ocasião, aliás, a equipe ficou com o vice-campeonato, após perder para o Real Madrid, na Escócia.
Além de ter disputado a competição naquele ano, o clube voltou a jogar o a Champions League somente na temporada 2022/23, depois de ter sido campeão da Liga Europa, em 2021/22.
”Pois é, isso comprova como é difícil ficar entre os quatro melhores da Bundesliga, que é uma competição extremamente dura e com o nível altíssimo. Isso só demonstra que o nosso grupo fez uma temporada extremamente positiva e merece essa conquista. Todo mundo está de parabéns, começando por nós, jogadores, e passando pela comissão técnica, diretoria e todos os funcionários, que nos ajudam diariamente e nos dão a possibilidade de ter as melhores condições para trabalhar”, afirmou o brasileiro.
Um dos zagueiros mais valorizados da Europa, Tuta fez praticamente toda a sua carreira profissional no Eintracht Frankfurt. Após o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo São Paulo, em 2019, o defensor chegou ao time alemão. Por alguns meses, foi emprestado ao KV Kortrijk, da Bélgica, para ganhar experiência, mas retornou à equipe das Águias para a temporada 2020/21 e logo conquistou a titularidade.
”Cheguei muito jovem aqui e fui amadurecendo dentro e fora de campo. O Frankfurt sempre acreditou em mim e fico feliz por retribuir essa confiança e viver grandes momentos como esse. Já tive a oportunidade de conquistar a Liga Europa pelo clube e quero desfrutar de outros momentos inesquecíveis. Agora, é seguir trabalhando duro para aumentar a minha história aqui”, afirmou.
Na temporada 2021/22, Tuta foi um dos principais nomes na conquista da Liga Europa de forma invicta, que levou o time a disputar a Champions 2022/23, cuja participação terminou nas oitavas de final.
Desde que chegou ao clube alemão, Tuta disputou 187 jogos, marcou 10 gols e deu quatro assistências. Nesta temporada, realizou 44 partidas, com duas bolas na rede e um passe decisivo.