Centroavante brasileiro, que se recupera de lesão, fez nove gols e deu seis assistências em 27 partidas na temporada
Foto: Kocaelispor/Divulgação
Um dos principais nomes do elenco do Kocaelispor na campanha que garantiu o título histórico da segunda divisão turca e o retorno à elite do futebol do país depois de 16 anos, o centroavante brasileiro Markão celebrou a conquista, confirmada com três rodadas de antecedência, e mais uma temporada de bons números.
Apesar da derrota para o Erokspor por 3 a 1, fora de casa, neste domingo (20), o Kocaelispor não pode mais ser ultrapassado pelo vice-líder Karagumruk. A equipe tem 69 pontos contra 60 do rival, levando vantagem ainda no primeiro critério de desempate: confronto direto (venceu um e empatou o outro).
Mesmo afastado das últimas rodadas por conta de uma lesão, Markão teve papel decisivo ao longo da competição, com oito gols e seis assistências em 25 partidas, desempenho que o consolidou como peça-chave do elenco e conquistou o carinho da torcida.
“Estou muito feliz por essa conquista tão importante para o clube, que vinha buscando a tanto tempo voltar para a primeira divisão. É um orgulho fazer parte dessa história e contribuir com gols e assistências ao longo da temporada. Infelizmente sofri uma lesão chatinha que me tirou dos últimos jogos, mas estou me recuperando bem e contente por ter ajudado o Kocaelispor”, destacou o atacante, que também balançou a rede uma vez em duas partidas pela Copa da Turquia, totalizando 15 participações diretas em 29 jogos com a camisa do clube.
Artilheiro por onde passa
Contratado no início da temporada por empréstimo junto ao Al Ahli, da Arábia Saudita, Markão confirmou mais uma vez sua fama de goleador. O atacante já havia deixado sua marca em passagens anteriores pela Coreia do Sul e China.
No Wuhan Three Towns, da China, onde é considerado ídolo, viveu um momento especial: marcou 27 gols em 26 partidas em 2022, com média superior a um por jogo, além de registrar dois hat-tricks e um poker-trick. Com duas assistências, somou 29 participações diretas em 1664 minutos em campo, uma contribuição a cada 57,3 minutos.
O desempenho foi crucial para o sucesso dos Dragões, clube fundado em 2016 e profissionalizado em 2019, que acumulou uma sequência impressionante de títulos: campeão da terceira divisão (2020), da Série B (2021) e, já com Markão como protagonista, campeão da Super Liga Chinesa em 2022.
No total, em suas duas passagens pelo Wuhan Three Towns, Markão somou 43 gols e cinco assistências em 55 jogos. Antes, defendeu o Hebei Fortune, onde jogou ao lado dos argentinos Mascherano e Lavezzi, sendo artilheiro do time em 2019, com 11 gols, e terceiro maior goleador da Super Liga Chinesa em 2020, com 11 tentos em apenas 17 partidas.
Somando sua trajetória na China, foram 66 gols e 12 assistências em 102 jogos, uma impressionante média de uma participação direta a cada 1,3 partida.
Antes disso, brilhou no futebol sul-coreano com a camisa do Gyeongnam FC. Em 2017, foi o artilheiro e melhor jogador da divisão de acesso com 22 gols em 32 partidas. Na temporada seguinte, com mais 26 bolas na rede em 31 duelos, não só foi o maior goleador e melhor jogador do Campeonato Sul-Coreano como comandou o Gyeongnam na campanha do vice-campeonato nacional.
Revelado pelo Ituano, onde foi campeão Paulista de 2014, Markão atuou no primeiro semestre de 2023 no Al-Ahli. Por lá, disputou 10 embates e fez um gol.