Lateral foi chamado por Dorival para encarar Colômbia e Argentina nas Eliminatórias da Copa, nos dias 25 e 30 de março, respectivamente
O lateral-esquerdo Guilherme Arana, mais uma vez, terá o prazer de vestir a camisa da Seleção Brasileira. Nesta quinta-feira (6), o jogador foi convocado por Dorival Júnior para os duelos contra a Colômbia, no dia 20 de março, às 21h45, no Mané Garrincha, e contra a Argentina, em 25 de março, no Monumental de Núñez, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
“Defender a nossa seleção é sempre uma honra imensa. O trabalho que venho realizando com meus companheiros no Atlético tem dado frutos, e essa convocação é mais um reconhecimento desse esforço. Teremos dois grandes desafios pela frente, contra Colômbia e Argentina, e espero contribuir para que a equipe conquiste bons resultados e siga firme na caminhada rumo à classificação”, ressaltou.
Histórico na Seleção
Guilherme Arana já disputou 11 partidas pela seleção principal, além de outras 17 pelas equipes de base do Brasil, sendo, inclusive, campeão olímpico nos Jogos de Tóquio.
Em 2022, o jogador era um forte candidato a disputar a Copa do Mundo do Catar, mas acabou ficando de fora devido a uma grave lesão no joelho esquerdo.
Foco na final do Mineiro
Antes de se juntar à Seleção no dia 17 de março, Arana terá mais uma decisão pelo Galo. Nos próximos dois sábados, 8 e 15 de março, o Atlético enfrentará o América na final do Campeonato Mineiro, competição da qual o lateral já foi campeão quatro vezes (2020, 2021, 2022 e 2024).
“Até me apresentar, temos mais uma final pela frente. Meu foco total está nesses jogos e em conquistar mais uma taça com essa camisa. Espero chegar à Seleção com mais um título estadual pelo Atlético”, afirmou.
Além dos quatro títulos estaduais, Guilherme Arana, que está iniciando sua sexta temporada pelo Atlético-MG, já conquistou um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022).
Ao todo, Arana já soma 233 jogos pelo Atlético, com 21 gols marcados e 35 assistências. Nesse período, também recebeu diversos prêmios individuais, como o de melhor lateral-esquerdo do Brasileirão, além dos troféus da CBF, Bola de Prata e Mesa Redonda, todos em 2021.
Naquele mesmo ano, integrou a seleção ideal do Campeonato Mineiro e da Libertadores. Em 2022, manteve o alto nível e seguiu na seleção do estadual.
Início da carreira e sucesso no Corinthians
Nascido e criado em Sapopemba, bairro da Zona Leste de São Paulo, Guilherme Arana iniciou sua trajetória como jogador no Corinthians, clube onde atuou por mais de dez anos, entre divisões de base e time profissional.
Depois de se destacar e conquistar várias taças pelas categorias inferiores, o lateral-esquerdo passou a ser chamado, pelo então treinador Mano Menezes, para integrar algumas atividades do elenco principal, a partir de 2014.
No mesmo ano, fez sua estreia em amistoso contra o Athletico-PR, que marcou a reinauguração da Arena da Baixada, e terminou com vitória do Timão pelo placar de 2 a 1.
Na temporada seguinte, ainda pelas categorias de base, Arana foi um dos protagonistas do Corinthians no título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em seguida, foi emprestado ao Athletico-PR, mas, após apenas três jogos pelo Furacão, retornou ao clube de Parque São Jorge, a pedido do técnico Tite, e fez parte da campanha do título brasileiro daquele ano.
O lateral participou de 12 jogos daquela competição nacional, não perdeu nenhum (nove vitórias e três empates) e ainda viveu um momento especial, ao marcar o seu primeiro gol como profissional, justamente em um clássico contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em duelo que terminou 3 a 3.
O grande ano de Guilherme Arana com a camisa do Corinthians, contudo, foi o de 2017. Já como titular absoluto, fez 54 jogos, marcou dois gols, deu 11 assistências e foi fundamental nas conquistas do Campeonato Paulista e do Brasileiro, tanto é que foi eleito o melhor jogador da sua posição em ambas as competições.
Além disso, suas grandes atuações o levaram a ser convocado para defender a Seleção Brasileira, no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2017. Arana teve boa participação no torneio. Atuou em seis jogos como titular e marcou dois gols. No ano anterior, ele já havia defendido o país na mesma categoria em dois amistosos.
Transferência para o futebol europeu
Após se destacar pelo Corinthians e pelo time canarinho, o jogador despertou o interesse do Sevilla, da Espanha, que investiu na sua contratação, em dezembro de 2017. No clube da Andaluzia, o atleta disputou 25 partidas, sendo 20 como titular, marcou dois gols e deu três assistências.
Emprestado, em agosto de 2019, para a Atalanta, o lateral-esquerdo realizou quatro jogos pelo clube italiano antes de acertar seu retorno ao futebol brasileiro para defender o Galo, em janeiro de 2020.