Zagueiro brasileiro fez o segundo da vitória de 3 a 1 sobre o Holstein Kiel. Foi a décima bola na rede do defensor pelo clube alemão

Foto Eintracht Frankfurt/ Divulgação
Em ótima fase e um dos zagueiros brasileiros mais valorizados da Europa, Tuta voltou a brilhar, no último domingo, ao marcar o segundo gol da vitória de 3 a 1 do Eintracht Frankfurt sobre o Holstein Kiel, no Estádio Deutsche Bank Park, pela 22ª rodada da Bundesliga. Foi a segunda bola na rede do defensor na temporada (o primeiro, inclusive, foi diante do mesmo adversário, no primeiro turno, quando também deu uma assistência). Os outros tentos dos donos da casa foram feitos pelo sueco Hugo Larsson e pelo alemão naturalizado turco Can Uzun. O alemão Finn Porath descontou para os visitantes.
Com o resultado, o Frankfurt soma agora 42 pontos e segue firme na terceira colocação da tabela, com apenas cinco pontos atrás do Bayer Leverkusen, vice-líder, e a 13 do Bayern, que está no topo da classificação e é o próximo adversário da equipe comandada pelo treinador suíço de ascendência espanhola Gerardo Seonane.
”A vitória era muito importante porque nos manteria próximos ao Leverkusen, o segundo colocado na tabela. Apesar de o time deles estar brigando na parte de baixo da tabela, sabíamos que não poderíamos dar bobeira e que teríamos que buscar um bom resultado logo nos primeiros 45 minutos. E deu certo. Conseguimos ir para o vestiário com uma vantagem de dois gols e isso nos deu uma certa tranquilidade para administrar bem no segundo tempo. Ainda conseguimos ampliar o placar, Pena que sofremos um gol no final. Mas o que vale é a vitória e todo mundo está de parabéns”, comemorou.
”Sobre o meu gol, fico muito feliz em poder contribuir para mais uma vitória. Claro que a minha primeira função é defender, mas quem não gosta de balançar as redes, né? É sempre muito especial e não é toda hora que um zagueiro tem essa oportunidade. Saí de campo satisfeito com o meu desempenho, mas ainda mais feliz pela performance coletiva, que foi muito boa do começo ao fim”, analisou o brasileiro.
Com o triunfo, o Frankfurt amplia a série de invencibilidade na Bundesliga. Agora, o clube está há sete jogos sem perder na competição. Nesse período, foram quatro vitórias e três empates, sendo que, em dois duelos, o time não foi vazado. O último revés da equipe aconteceu no dia 21 de dezembro, pela 15ª rodada, quando foi superado pelo Mainz, por 3 a 1, em casa.
Após 22 rodadas no Campeonato Alemão, o sistema defensivo do Eintracht Frankfurt, liderado por Tuta, sofreu apenas 29 gols e é o quinto melhor do torneio, atrás do Bayer Leverkusen (27), St. Pauli (25), Mainz (24) e Bayern (19).
Desde que chegou ao clube alemão, Tuta realizou 173 jogos, marcou 10 gols, deu quatro assistências e conquistou o título da Liga Europa, de forma invicta, na temporada 2021/22. O troféu, aliás, foi o segundo do torneio da história do Frankfurt. Em 1980, quando a competição ainda era chamada Copa da Uefa, a equipe sagrou-se campeã ao bater o Borussia Monchengladbach na decisão.
Somente na temporada 2024/25, Tuta entrou em campo 30 vezes, 16 como titular, balançou as redes em duas oportunidades e deu uma assistência.
Tuta é Triple Comunicação
Um dos principais zagueiros brasileiros da Europa, o defensor Tuta é o mais novo cliente da Triple.
Conheça a história do jogador
O pequeno Lucas Silva Melo iniciou a sua trajetória no mundo do futebol na escolinha de society do São Paulo, localizada no Butantã, zona oeste da cidade. Na mesma época, também atuou nos Pequeninos do Jockey.
Desde criança, o garoto já chamava atenção de seus treinadores, com destaque para Marcelo Hernani, seu primeiro técnico na escolinha do São Paulo. Foi ele o responsável por incentivar a Dona Fernanda, mãe do atleta, a continuar batalhando e a seguir em busca do sonho do garoto.
Dona Fernanda, porém, precisava lidar com muitas situações e já estava sem tempo para gerenciar tantas tarefas. Entretanto, nesse período, Hernani recebeu um convite de Cotia para ajudar a organizar a peneira do São Paulo. Com isso, não pensou duas vezes e disse para a mãe de Tuta (apelido adquirido devido à semelhança ao ex-jogador, atacante com passagens por vários clubes, dentre eles, Palmeiras e Fluminense) leva-lo para fazer a avaliação.
O convite foi aceito, mas seria o último esforço da família. O garoto se apresentou, foi aprovado e, a partir daí, começou a ser um dos melhores jogadores da base Tricolor.
No São Paulo, sempre foi titular e, antes de ser deslocado para a zaga, chegou a atuar como volante. Pelo clube do Morumbis, conquistou os títulos mais importantes das categorias de base, como o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, a Copa do Brasil sub-20 e a Supercopa do Brasil sub-20, em 2018. No ano seguinte, ainda faturou a Copa São Paulo, em cima do Vasco na decisão.
Logo depois da Copinha, o jogador foi comprado pelo Eintracht Frankfurt, da Alemanha. Ficou alguns meses por lá e foi emprestado ao KV Kortrijk, da Bélgica, para ganhar experiência, onde realizou 18 jogos e marcou um gol.
Com as boas atuações no país vizinho, retornou ao clube alemão e, após alguns meses, conquistou a titularidade, que ostenta até hoje, e foi um dos principais nomes na conquista da Liga Europa 2021/22 de forma invicta.
Atualmente, é um dos destaques da equipe e soma 173 partidas, dez gols e quatro assistências.
Tuta pelo Frankfurt
Geral
173 partidas (161 como titular)
10 gols
4 assistências
Temporada 24/25
30 jogos (26 jogos como titular)
2 gols
1 assistência
Bundesliga
20 jogos (16 como titular)
2 gols
1 assistência
Liga Europa
7 jogos (7 como titular)
Copa da Alemanha
3 jogos (3 como titular)
Temporada 23/24
41 jogos (38 como titular)
2 gols
2 assistências
Bundesliga
30 jogos (30 como titular)
1 gol
2 assistências
Conference League
8 jogos (7 como titular)
1 gol
Copa da Alemanha
3 jogos (1 como titular)
Temporada 22/23
44 jogos (43 como titular)
2 gols
1 assistência
Bundesliga
31 jogos (30 como titular)
2 gols
1 assistência
Champions League
7 jogos (7 como titular)
Copa da Alemanha
5 jogos (5 como titular)
Supercopa da UEFA
1 jogo (1 como titular)
Temporada 21/22
38 jogos (37 como titular)
4 gols
Bundesliga
26 jogos (26 como titular)
4 gols
Liga Europa
11 jogos (10 como titular)
Copa da Alemanha
1 jogo (1 como titular)
Temporada 20/21
20 jogos (17 como titular)
Bundesliga
19 jogos (16 como titular)
Copa da Alemanha
1 jogo (1 como titular)