Multicampeão pelos Reds e idolatrado pela exigente torcida inglesa, goleiro é um dos destaques da equipe de Arne Slot e busca o terceiro troféu Golden Glove
O brasileiro Alisson segue demonstrando os motivos pelos quais é apontado, há anos, como um dos principais goleiros do futebol mundial. Aos 31 anos e em sua sétima temporada pelo Liverpool, o arqueiro vive grande fase. Após três rodadas da Premier League, o jogador igualou o seu melhor início pelos Reds, com três vitórias e zero gols sofridos. Até o momento, é o único arqueiro que ainda não foi vazado na competição.
No último domingo, inclusive, Alisson foi um dos protagonistas da excelente vitória sobre o Manchester United, por 3 a 0, fora de casa, no maior clássico da Inglaterra. Com, pelo menos, duas grandes defesas, uma delas à queima-roupa, após cabeçada de Zirkzee, no segundo tempo, o goleiro saiu de campo pela terceira vez sem buscar a bola no fundo do gol. Antes do triunfo sobre o arquirrival, o Liverpool já havia batido o Ipswich e o Brentford, ambos pelo placar de 2 a 0.
Os três jogos instransponíveis pelo Campeonato Inglês, aliás, fizeram com que Alisson alcançasse o seu melhor início de temporada pelo clube, igualando o desempenho de 2018/19. E também o colocam como o líder do ranking de Clean Sheets da Premier League. O prêmio, inclusive, já foi vencido duas vezes pelo jogador, nas temporadas 2018/19 e 2021/22, com 21 e 20 partidas sem ser vazado, respectivamente.
Vivendo um de seus melhores momentos, Alisson já está treinando com a seleção brasileira para os duelos com Equador e Paraguai, em Curitiba e Assunção, respectivamente, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
“Contino vivendo um momento muito importante no Liverpool e poder defender a seleção brasileira e representar o meu país é sempre um motivo de muito orgulho. A gente tem dois jogos bem complicados e sabemos que precisamos vencer para melhorarmos a nossa posição na tabela. Sem dúvida, serão duas partidas duras, mas o trabalho que está sendo desenvolvido pela comissão técnica, liderada pelo professor Dorival, é muito bom e todo o grupo está muito confiante e motivado”, afirmou o goleiro.
“Estamos passando por um período de transição e não é simples. Se analisar a convocação, há atletas novos, que fizeram muito por merecer e vão precisar de um tempo para se adaptar. Nós, os jogadores mais experientes e que já estamos há algum tempo na seleção, vamos recebê-los da melhor maneira possível e fazer com que todos se sintam bem e se adaptem o mais rápido possível”, analisou.
Prestes a completar 9 anos defendendo a seleção principal, Alisson já realizou 69 jogos pelo país, com 45 vitórias, 19 empates e cinco derrotas. Com 42 partidas sem tomar gol, o atleta é o quinto na história com mais Clean Sheets pelo Brasil, atrás apenas de Julio Cesar (44), Leão (46), Dida (50) e Taffarel (55).
Pela seleção, Alisson conquistou o título da Copa América de 2019, quando foi eleito o melhor goleito da competição.