Após boa passagem por Espanyol e futebol belga, meio-campista, revelado pelo Flamengo, está próximo de atingir recorde logo em sua primeira temporada na Premier League: o de mais roubadas de bolas em apenas uma edição do torneio

O brasileiro Vinicius Souza, de 24 anos, é o mais novo cliente da Triple Comunicação. O jogador do Sheffield United, da Inglaterra, definiu a contratação da empresa nos últimos dias. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.

Apoio fundamental da família desde a infância
Nascido e criado na comunidade de Padre Miguel, no Rio de Janeiro, Vinicius Souza, desde cedo, nutria o desejo de ser jogador de futebol. Para isso, sempre contou com o apoio irrestrito de sua família, especialmente de sua mãe, que se desdobrou para ajuda-lo a ir em busca de seu sonho.

Desde pequeno, o lugar mais fácil de encontrá-lo era nas ruas da comunidade de Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, empinando pipa e, principalmente, jogando peladas com outros amigos. Foi ali mesmo, brincando com os colegas, que Vini Souza começou a mostrar o seu talento ao disputar campeonatos por uma equipe chamada Cruzeiro.

Em um desses tantos torneios, quando tinha apenas 13 anos, o pequeno chamou a atenção da empresa JC Soccer e foi levado para fazer um teste no Flamengo, sendo aprovado por Zé Ricardo, então técnico da categoria mirim do Rubro-Negro.

Inspirações, mudança de posição, conquistas na base e convocações para Seleção
Inspirado em grandes craques do futebol brasileiro e mundial, como Ronaldinho Gaúcho, Pogba, Busquets, Casemiro e Zidane, Vinicius Souza começou na Gávea atuando no time sub-15. Antes de chegar ao profissional, enfileirar títulos e ganhar o apelido de “Vinição”, por seu tamanho e porte físico, o jovem atleta, primeiro, mudou de posição dentro de campo.

Até então, atuava como segundo volante, chegando com certa frequência à área adversária. Foi aí que o técnico Maurício Souza, o Mauricinho, fez a mudança, que, no início, não agradou muito ao jovem, mas que, posteriormente, acabou sendo responsável por mudar a sua carreira. Recuado para fazer a função de 5, o jogador evoluiu em todos os sentidos e passou a ser peça fundamental nas categorias inferiores do Flamengo.

Ao lado de nomes como Vinicius Jr., Hugo Souza, Thuller e Lincoln, conquistou todos os títulos que disputou: Carioca e Copa da Amizade Brasil-Japão no sub-15; Estadual no sub-16 e sub-17; Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018; o Carioca e a Taça OPG no Sub-20.

Nesse período, Vini Souza também foi convocado para disputar o Torneio de Toulon de 2017, na França, e chamado por Tite para completar os treinamentos da Seleção na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

Estreia como profissional com título e efetivação no time principal
Extremamente técnico, o brasileiro também é um especialista em roubadas de bola e tem bastante qualidade na construção das jogadas. Vinição, como passou a ser conhecido, mede 1,87m e estreou profissionalmente no dia 31 de março de 2019, na final da Taça Rio, contra o Vasco, ao ser colocado em campo no segundo tempo pelo então técnico Abel Braga. Na ocasião, ajudou o Flamengo a conseguir o empate nos acréscimos e, consequentemente, conquistar o título nos pênaltis.

Depois disso, o volante voltou a fazer jogos pela base e vinha participando da campanha do Brasileiro Sub-20, quando foi promovido de forma permanente ao time principal, pelo então treinador Jorge Jesus, que o elogiou por diversas vezes.

Vinição fez parte do elenco que conquistou o Brasileiro e a Libertadores de 2019, além de dois estaduais (2019 e 2020), da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana de 2020.

Ao todo, foram oito partidas disputadas com a camisa do time profissional do Fla, até outubro de 2020, quando, então, foi negociado com o Grupo City, que o enviou ao Lommel, da Bélgica.

Rápido sucesso na Bélgica e no Espanyol
Na segunda divisão do futebol belga, Vini Souza, rapidamente, se destacou. Disputou 19 jogos, sendo 17 deles como titular, e foi indicado ao prêmio de craque da competição nacional, na campanha do terceiro colocado Lommel.

Na temporada seguinte, o meio-campista foi emprestado ao Mechelen, que disputava a elite do futebol Belga. Novamente, seguiu realizando grandes jogos e chamando bastante atenção. Atuou 35 vezes, marcou dois gols e deu uma assistência. E continuou dando saltos importantes na carreira.

Na temporada 2022/23, foi emprestado ao Espanyol para disputar a La Liga. Mesmo com a campanha bem irregular do clube europeu, o brasileiro foi líder de desarmes do time. Disputou 37 partidas, 29 delas como titular, marcou um gol e contribuiu com uma assistência.

Próximo de recorde na Premier League
Em agosto do ano passado, Vini Souza foi vendido em definitivo para o Sheffield United. Em sua temporada de estreia na Premier League, o volante vem sendo um dos nomes mais comentados dentre todos os meio-campistas que disputam a competição. Isso porque, mesmo apesar da campanha ruim da equipe, o camisa 21 é o segundo atleta com mais desarmes do Campeonato Inglês. Foram 105 roubadas de bola até o momento, atrás apenas de João Palhinha, do Fulham, que têm 110.

Aos 24 anos, Vini Souza, inclusive, está próximo de se tornar o brasileiro com mais desarmes em uma única edição da Premier League. Atualmente, o recorde pertence a Lucas Leiva: 108, na temporada 2015/16.

Além disso, Vinição é o jogador do Sheffield com mais jogos na Premier League: 27, ao lado de Jack Robinson, e o segundo com mais toques na bola: 1191. Autor de um gol, ele ainda se destaca pela precisão de passes (80,3%), número de duelos ganhos (188), interceptações (28) e recuperações de posse de bola (130).

Foco extra-campo
A ascensão na carreira e o bom futebol alcançado na Premier League são metas determinadas e alcançadas graças à dedicação de Vini Souza no dia a dia. Centrado, o jovem atleta possui uma equipe multidisciplinar, que o ajuda, semanalmente, a seguir evoluindo jogo a jogo. O brasileiro conta com profissionais pessoais, como preparador físico, nutricionista e fisioterapeuta. Frequentemente, essas pessoas passam um período com o jogador, na Inglaterra, para intensificar os treinos, potencializar qualidades e melhorar possíveis pontos débeis.

Bom de resenha, fã de videogame, funk e pagode
Desde as categorias de base e por todos os clubes pelos quais passou, uma característica fundamental que ajudou o jogador se adaptar, rapidamente, foi o seu jeito descontraído. Bom de resenha, Vini Souza costuma se entrosar rápido e divertir bastante os companheiros.

Quando não está em campo ou treinando, Vini Souza aproveita o tempo no videogame, conhecendo novos lugares e descansando com a família. Música? Também gosta bastante, principalmente de funk e pagode.

Vini Souza chega para se unir ao time da Triple Comunicação. Para conferir a nossa equipe completa, acesse http://www.triplebr.com/clientes.

Perfil
Nome completo: Vinicius de Souza Costa
Posição: Meio-campista
Nascimento: 17/06/1999 (24 anos)
Naturalidade: Rio de Janeiro-RJ
Altura: 1,87m
Instagram: @ viniciusouza_8
Clubes: Flamengo (2019 a 2020), Lommel-BEL (2020 a 2021), Mechelen-BEL (2021 a 2022), Espanyol-ESP (2022 a 2023) e Sheffield United (Desde 2023)
Títulos como profissional: Supercopa do Brasil (2020), Recopa Sul-Americana (2020), Campeonato Carioca (2019 e 2020), Campeonato Brasileiro (2019) e Copa Libertadores (2019)