Peça consolidada no sistema defensivo do Palmeiras nas últimas temporadas, zagueiro foi chamado por Dorival Júnior para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, nos dias 23 e 26 de março

Semana dos sonhos. É assim que Murilo, do Palmeiras, pode definir os seus últimos dias, tanto na vida profissional quanto pessoal. Nesta sexta-feira (1), o jogador recebeu com muita festa o seu primeiro chamado na carreira para defender a Seleção Brasileira principal. Um dos grandes destaques do Verdão nas últimas temporadas, o zagueiro foi convocado por Dorival Júnior para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, nos dias 23 e 26 de março.

“Tenho vivido um turbilhão de acontecimentos incríveis nesses últimos dias. Impossível descrever todas as coisas boas que Deus vem colocado no meu caminho. Voltei ao Palmeiras em 2022, justamente com esse pensamento de chegar à Seleção. Hoje posso dizer que o sonho daquele garotinho que começou a bater bola lá no interior da Bahia está se realizando.”, disse.

“Quem me acompanha desde o início da minha carreira sabe o quanto trabalho duro. Passei por muitas dificuldades até começar a me destacar no Palmeiras. Agradeço a todos aqueles que sempre acreditaram no meu futebol e aos clubes que confiaram em mim, principalmente ao Palmeiras, onde vivo o grande momento da minha carreira”, acrescentou.

Na Seleção, Murilo irá reencontrar Gabriel Magalhães, com quem atuou em alguns amistosos pelas seleções de base do Brasil, além de outros jogadores, como o zagueiro Marquinhos, com quem treinou durante a preparação para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. O atleta do PSG, inclusive, ao lado de Lúcio e Thiago Silva, são inspirações para o jogador do Palmeiras.

Titular absoluto e zagueiro-artilheiro no Verdão
Iniciando sua terceira temporada no Palmeiras, Murilo é hoje um dos principais nomes do elenco e um dos pilares do forte sistema defensivo da equipe de Abel Ferreira. Com 16 gols em 114 partidas também se destaca como o oitavo maior defensor artilheiro da história do Alviverde, ao lado dos ex-atletas Júnior Baiano e Roque Júnior.

Murilo veio para o Palmeiras, após dois anos e meio no Lokomotiv Moscou, da Rússia, em busca de mais visibilidade. Com muita qualidade e dedicação, foi ganhando espaço e se firmou na equipe titular após o Mundial de Clubes, não saindo mais do time.

Em 2022, Murilo foi peça importante nas campanhas dos títulos do Brasileirão, Paulista e Recopa. Já no ano passado, manteve a regularidade, ajudando o Verdão a vencer mais um estadual, outro Campeonato Brasileiro e ainda a Supercopa do Brasil.

Além das cinco conquistas coletivas, Murilo também alcançou prêmios individuais, fazendo parte do Bola de Prata e do Troféu Mesa Redonda 2023.

Destaque na base e no time principal do Cruzeiro
Natural de São Gonçalo dos Campos na Bahia, Murilo precisou superar várias adversidades e a saudade dos pais antes de se destacar pelo Cruzeiro, onde chegou aos 12 anos de idade. Foram sete anos morando na Toca da Raposa. Nesse período, passou por todas as divisões de base e foi chamando a atenção graças ao seu perfil físico e o potencial técnico, que, inclusive, o levaram a ser convocado, em diversas oportunidades, para as divisões inferiores da Seleção Brasileira.

Em 2017, enquanto preparava-se para a disputa da Copa São Paulo, foi chamado para integrar o elenco principal. No mesmo ano, foi de quinta opção a titular absoluto, inclusive na campanha do título da Copa do Brasil de 2017.

Nos anos seguintes, ainda levantou a taça da Copa do Brasil, mais uma vez, em 2018, e do Mineiro de 2018 e 2019, antes de ir para o futebol russo.

Sucesso na Rússia mesmo com dificuldades para se adaptar
Na Rússia, nem mesmo o frio extremo e o idioma atrapalharam o seu bom desempenho. Em seu primeiro ano, já comemorou o título da Supercopa da Rússia e, em 2021, a Copa da Rússia

Pelo Lokomotiv Moscou, contabilizou 71 partidas, sendo 10 pela Champions League, competição pela qual todo jogador sonha disputar. Marcou craques como Cristiano Ronaldo, Lewandowski e Luis Suárez e nenhum dos três conseguiu balançar as redes. Além disso, ainda fez cinco gols.