Atacante brasileiro, que brilhou na China e na Coreia do Sul, abriu caminho para o triunfo de 2 a 0. Trabzonspor será o adversário por vaga na decisão

Artilheiro por onde passa, o centroavante Markão marcou o seu primeiro gol pelo Karagumruk. E foi muitíssimo importante, afinal abriu caminho para a vitória de 2 a 0 sobre o Galatasaray, que garantiu a classificação da equipe para a semifinal da Copa da Turquia. Tudo isso logo em sua estreia como titular. Antes, o brasileiro havia participado alguns poucos minutos do empate em 1 a 1 com o Kasimpasa, pelo Campeonato Turco.

Contratado neste ano como um dos principais reforços do Karagumruk na janela de meio de temporada e com status de artilheiro por onde passou, Markão recebeu bom passe na entrada da área e acertou ótima finalização para vencer o goleiro. Ryan Mendes, na segunda etapa, ampliou e garantiu a vaga ao time, que, na semifinal, vai enfrentar o Trabzonspor.

Após o duelo, Markão vibrou com o primeiro gol no futebol turco e a classificação. “Para mim, é uma alegria muito grande ter feito o meu primeiro gol aqui. Ainda mais pela importância, afinal nos ajudou a garantir a classificação diante do Galatasaray, que lidera o Campeonato Turco”, afirmou.

“Cheguei há poucos dias no clube e já estou me sentindo super ambientado. Fui muito bem recebido e, aos poucos, vou conhecendo melhor meus novos companheiros e ganhando ritmo de jogo para ajudar ainda mais a equipe. Sempre tive como característica marcar muitos gols, foi assim na China, na Coreia do Sul e espero que aqui isso se repita e que esse de hoje seja o primeiro de muitos gols meus aqui”, prosseguiu.

Na história do Wuhan Three Towns e do futebol chinês
Markão foi emprestado pelo Al-Ahli até junho deste ano, após ter tido sua segunda passagem pelo Wuhan Three Towns no segundo semestre de 2023. No clube chinês, o brasileiro é ídolo por tudo o que fez pelo clube, especialmente em 2022, quando fez nada menos que 27 gols em 26 partidas, média superior a um tento por duelo. E ainda com direito a um poker-trick e um hat-trick. Ainda tiveram duas assistências, totalizando 29 participações diretas nos 1664 minutos em que esteve em campo pelo Wuhan Three Towns, ou seja, uma a cada 57,3 minutos.

Todo esse bom desempenho foi fundamental para que os Dragões escrevessem história, justamente no momento mais difícil do país. Fundado em 2016 e tendo se profissionalizado apenas em 2019, o clube, sediado na cidade onde surgiu a pandemia do Covid-19 para o mundo, teve um crescimento absurdo. Foi campeão da terceira divisão, em 2020, da Série B, no ano seguinte, já com o camisa 13 como destaque, e, em 2022, da principal competição da China.

No total, somando suas duas passagens pelo Wuhan Three Towns, Markão disputou, 55 jogos, balançou as redes 43 vezes e deu cinco assistências. Antes, defendeu o Hebei Fortune, onde atuou ao lado dos argentinos Mascherano e Lavezzi, sendo artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 partidas, e o terceiro maior goleador do Chinês, em 2020, com 11 tentos, em 17 duelos.

Na China, Markão marcou impressionantes 66 gols em 102 jogos e deu mais 12 assistências. Foram 78 participações diretas, uma média de uma a cada 1,30 partida.

Números incríveis também na Coreia do Sul
Antes de atuar na China, Markão brilhou no Gyeongnam, da Coreia do Sul. Em 2017, foi o artilheiro e melhor jogador da divisão de acesso, com 22 gols em 32 partidas. Na temporada seguinte, com mais 26 bolas na rede em 31 duelos, não só foi o maior goleador e melhor jogador do Campeonato Sul-Coreano como comandou o Gyeongnam na campanha do vice-campeonato nacional.

Revelado pelo Ituano, onde foi campeão Paulista de 2014, Markão atuou no primeiro semestre de 2023 no Al-Ahli, com quem tem contrato até junho deste ano. Por lá, disputou 10 embates e fez um gol.