Lateral-esquerdo do Porto foi chamado por Dorival Júnior para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, nos dias 23 e 26 de março, na Europa

O lateral-esquerdo Wendell foi uma das novidades da primeira convocação de Dorival Júnior como técnico da Seleção Brasileira para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, nos dias 23 e 26 de março. O jogador, de 30 anos, vem sendo um dos grandes destaques do Porto-POR.

Essa é a segunda vez que Wendell é chamado para defender o time principal do Brasil. Em 2016, ele havia feito parte do elenco para os jogos contra Bolívia e Venezuela, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Por diversas vezes, o lateral também esteve presente nas equipes de base da seleção e participou de todo o ciclo olímpico para a edição de 2016, no Rio de Janeiro, mas acabou ficando de fora do torneio por conta de uma grave lesão no tornozelo.

“Estou muito feliz de viver esse momento tão especial na minha carreira. Voltar a vestir a camisa da seleção do meu país é uma em emoção incrível. Estou em uma fase da minha vida e da minha profissão bem diferente da outra vez em que estive representando o Brasil. Hoje, muito mais maduro, experiente e melhor taticamente e tecnicamente. Agradeço a Deus, aos meus companheiros de Porto e a todos que estiveram e estão ao meu lado, especialmente a minha família”, ressaltou.

“Estou muito feliz com tudo o que tenho vivido e isso reflete no meu desempenho. É uma motivação a mais para seguir fazendo o meu melhor e crescer. Na Seleção, também darei o melhor de mim para ajudar nessa nova fase do Brasil e retribuir com muito trabalho a confiança que o Dorival e a comissão técnica depositaram em mim”, completou.

Destaque do Porto
Com grandes atuações no Campeonato Português e na Champions League, Wendell vive o seu melhor momento pelo Dragão. Na atual temporada, foram 22 atuações, com três bolas na rede e dois passes decisivos. Já na temporada passada, marcou dois gols e deu cinco assistências em 44 partidas disputadas, maior número desde a temporada 2015/16.

Ao todo, já disputou 93 jogos, marcou seis gols, deu oito assistências e conquistou cinco títulos: Primeira Liga (2021/22), Taça de Portugal (2021/22 e 2022/23), Taça da Liga (2022/23) e Supertaça de Portugal (2022).

Wendell vem sendo elogiado pela imprensa portuguesa e internacional por sua evolução defensiva e, principalmente, sua participação ofensiva, aparecendo bastante na construção das jogadas e em finalizações.

Na história do Bayer Leverkusen
Antes do Porto, Wendell defendeu o Bayer Leverkusen-ALE, entre 2014 e 2021. Sempre titular, disputou 250 partidas. Número suficiente para o colocar como o brasileiro com mais atuações pela equipe alemã e como o estrangeiro recordista no quesito.

Além disso, no ranking geral, Wendell é o 18º atleta que mais vezes vestiu a camisa do Leverkusen. Nesse período, fez oito gols e deu 15 assistências.

Primeiros anos como profissional
Wendell iniciou a sua trajetória profissional no Iraty, em 2011. No ano seguinte, defendeu o Londrina e suas boas atuações o levaram ao Paraná, por empréstimo. Em 2013, retornou ao Londrina, mas não por muito tempo. Continuou em franca evolução e foi contratado pelo Grêmio.

Pelo Tricolor gaúcho, o lateral manteve o ótimo nível nas duas temporadas em que defendeu o clube e suas belas exibições fizeram com que o Bayer Leverkusen o contratasse, em 2014.