Brasileiro conseguiu anular as principais jogadas pelo lado direito do ataque dos ingleses, criadas por Saka, e foi um dos destaques do triunfo de 1 a 0

O Porto contou com uma boa atuação do lateral-esquerdo Wendell, que conseguiu neutralizar Bukayo Saka, principal jogador dos Gunners nas últimas temporadas, para bater o Arsenal, por 1 a 0, na última quarta-feira (21), no Estádio do Dragão, e ficar em vantagem na briga por uma vaga nas quartas de final da Champions League. O único gol do jogo foi marcado pelo compatriota Galeno, no apagar das luzes, após um lindo chute de fora da área.

Com o resultado, o Porto joga pelo empate, daqui a duas semanas, na Inglaterra, para voltar a ficar entre os oito melhores times do torneio após três edições. O duelo acontecerá no dia 12 de março, às 17h (de Brasília), no Emirates Stadium.

Com ótima atuação, principalmente na defesa, Wendell foi um dos destaques do embate e, após a partida, o lateral valorizou a vantagem obtida, mas manteve a cautela.

”Estou muito feliz porque todo o time fez um excelente jogo e lutou até o fim pela vitória. O nosso esforço foi recompensado e conseguimos o gol no finalzinho, que nos dá uma pequena vantagem. O Arsenal é um time bastante ofensivo e vinha de grandes goleadas na Premier League. Nossa equipe se manteve firme e a gente conseguiu sair de campo sem tomar gol. Isso demonstra que fizemos um trabalho muito bom”, afirmou.

”Apesar de termos vencido, sabemos que não tem nada definido. Muito pelo contrário. O Arsenal é uma das grandes potências da Europa e jogando em casa se torna ainda mais forte. Eles vêm fazendo uma temporada muito boa e a gente precisa ir para a Inglaterra com foco total do primeiro ao último minuto para deixarmos tudo em campo e, quem sabe, garantirmos a vaga para as quartas, que seria maravilhoso”, completou.

O Porto volta a entrar em campo no domingo (25), para encarar o Gil Vicente, pela 23ª rodada do Campeonato Português. Os Dragões estão em terceiro lugar na competição, com 48 pontos, sete a menos do que o líder Benfica.

Em sua terceira temporada no Porto, Wendell já disputou 91 jogos, marcou seis gols, deu oito assistências e conquistou cinco títulos: Primeira Liga (2021/22), Taça de Portugal (2021/22 e 2022/23), Taça da Liga (2022/23) e Supertaça de Portugal (2022).

Em grande fase, o brasileiro, somente na atual temporada, já marcou três gols e deu dois passes decisivos, em 21 atuações.

Antes do Porto, Wendell defendeu o Bayer, entre 2014 e 2021. Sempre titular, disputou 250 partidas. Número suficiente para o colocar como o brasileiro com mais atuações pela equipe alemã e também como o estrangeiro recordista no quesito.

Além disso, no ranking geral, Wendell é o 18º atleta que mais vezes vestiu a camisa do Leverkusen. Nesse período, fez oito gols e deu 15 assistências.