Lateral soma nove títulos como profissional, sendo seis pelo Atlético-MG, clube que já defendeu 172 vezes, e outros três pelo Corinthians, time onde foi revelado. Na base, também foram inúmeras conquistas, incluindo a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio

O Atlético Mineiro fará seu primeiro jogo em casa, em 2024, neste domingo (28), às 16h (de Brasília), contra o Democrata GV, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. O duelo na Arena MRV deverá ter um significado especial para o lateral-esquerdo Guilherme Arana. Iniciando a sua quinta temporada pelo Galo, o atleta atingirá a expressiva marca de 300 partidas na carreira profissional, caso entre em campo.

”Começar mais uma temporada no Atlético e poder alcançar uma marca expressiva como essa de 300 jogos como profissional é muito especial. Não tem como não pensar em tudo o que já enfrentei e superei, desde criança, e passa um filme pela cabeça. Foram muitos obstáculos e, sempre com o apoio da minha, família, consegui me manter firme em busca do meu sonho. Já é a minha quinta temporada pelo clube e mais da metade das minhas partidas na carreira eu disputei com essa camisa. Isso significa muito pra mim. Eu e minha família temos um carinho mais do que especial pelo Galo e pela cidade de Belo Horizonte”, afirmou.

”Nessas férias, eu pude descansar e aproveitar os amigos e a família, um privilégio que, infelizmente, eu não tive de 2022 para 2023 porque estava realizando o tratamento da lesão no joelho. Agora, chego descansado e muito motivado para ajudar o Galo a ter um grande 2024. O começo não foi como esperávamos, mas tenho certeza de que será um ano maravilhoso”, disse o lateral.

Destaque do time, desde que fez sua estreia pela equipe mineira, em fevereiro de 2020, Arana já soma 172 jogos pelo Atlético-MG, 16 gols marcados, 26 assistências e seis títulos, sendo três estaduais (2020, 2021 e 2022), um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022).

”Muitos dos momentos inesquecíveis da minha trajetória como jogador vivi aqui no Atlético. Conquistei vários títulos, ganhei prêmios individuais e cheguei à Seleção. Assim como nos outros clubes que passei, nada foi fácil e contei com a ajuda de muitas pessoas para chegar aonde estou. Não tenho dúvidas de que 2024 será outro ano repleto de desafios complicados, mas temos um elenco muito qualificado e iremos brigar por todos os títulos possíveis, começando pelo Campeonato Mineiro. Iniciamos com uma derrota e, agora, temos que vencer o Democrata para nos recuperarmos na competição”, declarou.

Em busca do pentacampeonato mineiro
Diante da sua torcida, o Atlético entra em campo, neste domingo, tentando se recuperar do tropeço na estreia e somar seus primeiros pontos em busca do pentacampeonato estadual. No elenco, quatro jogadores estiveram nas conquistas das últimas quatro edições da competição. Um deles, justamente, Guilherme Arana.

”Não fizemos um bom jogo no meio de semana e acabamos perdendo. Sabemos que a temporada está só começando, mas treinamos bem durante a semana e estamos prontos para fazer um grande jogo em casa e, com a ajuda da nossa torcida, sair com a vitória. Como disse, confio muito no nosso grupo e temos totais condições de conseguir, mais uma vez, o título estadual, que seria o quinto consecutivo, algo extremamente difícil”, ressaltou o camisa 13.

Grandes feitos no Galo e convocações para a Seleção
Durante toda a sua trajetória pelo Galo, Guilherme Arana sempre foi uma das peças-chave do time. O lateral não só foi fundamental na conquista das seis taças como ganhou diversos troféus individuais.

O jogador foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão e ganhou os principais prêmios do país: CBF, Bola de Prata e Mesa Redonda, todos em 2021. Além disso, no mesmo ano, também fez parte do time ideal do Mineiro e da Libertadores. Em 2022, manteve o alto nível e se manteve na seleção do estadual.

Após sofrer uma lesão ligamentar no joelho esquerdo, em setembro de 2022, Arana voltou aos gramados, em junho do ano passado, e, rapidamente, retornou à ótima fase. Além disso, voltou a ser chamado para a Seleção Brasileira para a disputa dos duelos contra Venezuela e Uruguai, em outubro, pelas Eliminatórias.

Antes, o lateral vinha sendo presença constante nas listas do então técnico Tite e era muito cotado para disputar a Copa do Mundo do Catar. Além disso, ele também se sagrou campeão olímpico, nos jogos do Japão.
Pela Seleção principal, Guilherme Arana disputou seis partidas, além de outros 17 com as equipes de base da Canarinho.

Início da carreira e sucesso no Corinthians
Nascido e criado em Sapopemba, bairro da Zona Leste de São Paulo, Guilherme Arana iniciou sua trajetória como jogador no Corinthians, clube onde atuou por mais de dez anos, entre divisões de base e profissional. Depois de se destacar e conquistar várias taças pelas categorias inferiores, o lateral-esquerdo passou a ser chamado, em 2014, pelo então treinador Mano Menezes para integrar algumas atividades do elenco principal. Naquele ano, fez sua estreia, em amistoso contra o Athletico-PR, que marcou a reinauguração da Arena da Baixada, e terminou com vitória do Timão pelo placar de 2 a 1.

Na temporada seguinte, após ser um dos protagonistas do título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, foi emprestado ao Athletico-PR, onde atuou em apenas três jogos, até retornar ao clube de Parque São Jorge, a pedido do então técnico Tite, e fazer parte da campanha do título brasileiro daquele ano, onde participou de 12 jogos (nove vitórias e três empates) e ainda viveu um momento especial ao marcar o seu primeiro gol como profissional, no empate em 3 a 3 com o Palmeiras, no Allianz Parque.

O grande ano de Guilherme Arana com a camisa do Corinthians, contudo, foi o de 2017. Já como titular absoluto, fez 54 jogos, marcou dois gols, deu 11 assistências e foi fundamental nas conquistas do Campeonato Paulista e do Brasileiro, tanto é que foi eleito o melhor jogador da sua posição em ambas as competições.

Ao todo, pelo Corinthians, Arana disputou 89 jogos, marcou quatro gols e deu 11 assistências.

Transferência para o futebol europeu
Todo o destaque pelo time alvinegro e pelas seleções de base, levaram Guilherme Arana a chamar a atenção de vários clubes europeus, incluindo o Sevilla, da Espanha, que investiu na sua contratação, em dezembro de 2017. Na Andaluzia, o jogador disputou 25 partidas, sendo 20 como titular, marcou dois gols e deu três assistências.

Emprestado em agosto de 2019 para a Atalanta, o lateral realizou quatro jogos pelo clube italiano, antes de acertar seu retorno ao futebol brasileiro para defender o Galo.

Confira abaixo os números de Guilherme Arana como jogador profissional

Geral
299 jogos (270 como titular)
22 gols
40 assistências

Atlético Mineiro
172 jogos (166 como titular)
16 gols
26 assistências

Seleção principal
6 jogos (4 como titular)

Atalanta
4 jogos

Sevilla
25 jogos (20 como titular)
2 gols
3 assistências

Corinthians
89 jogos (79 como titular)
4 gols
11 assistências

Athletico Paranaense
3 jogos (1 como titular)