Um dos principais destaques do time nas últimas temporadas, goleiro já fez 218 partidas e conquistou seis títulos em pouco mais de três anos na equipe mineira

No início desta semana, o Atlético Mineiro voltou aos trabalhos, na Cidade do Galo, em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, e começou a preparação para 2024. Entre as figuras de destaque do elenco, está o goleiro Everson, que chega para a sua quinta temporada no clube como um dos principais nomes da equipe e como o atleta que mais vezes vestiu a camisa atleticana dentre os jogadores do atual plantel, após a aposentadoria de Réver, no fim de 2023.

Everson chegou ao Galo no segundo semestre de 2020 e não demorou muito para se firmar como titular. Desde então, o camisa 22 já fez 218 jogos, conquistou seis títulos e saiu sem sofrer gol 91 vezes (41,74%). Além disso, com 185 gols levados, tem média inferior a um tento por duelo: 0,84.

“Desde os meus primeiros dias aqui, fui muito bem tratado por todos, desde os funcionários do CT, que são fundamentais para o nosso desempenho, até a diretoria, companheiros de elencos e torcedores. Sempre me senti em casa e alcançar uma marca como essa, em um clube tão gigante, tradicional e vitorioso como o Atlético Mineiro, é algo que me deixa muito feliz e honrado. Sempre passa um filme pela cabeça e eu já joguei as quatro divisões do futebol brasileiro. Disputei as séries D, C, B e A e, hoje, sou muito grato por tudo o que vivi e por todas as pessoas que acreditaram no meu trabalho, desde o começo da minha carreira”, afirmou.

“Essa vai ser a minha quinta temporada no Galo e, nesse período, evoluí demais, tanto dentro como fora de campo. Vencemos títulos importantes e inesquecíveis e sou muito grato por ter vivido tantos momentos especiais aqui. O Réver era o nosso principal nome dentro do vestiário, mas, infelizmente, não faz mais parte do elenco. Só que, para a nossa sorte, ele segue aqui com a gente e continuará tendo um papel fundamental para o clube. E, agora, passo a ser o atleta com mais jogos do atual elenco e isso me dá uma responsabilidade, ainda maior. Me sinto honrado e lisonjeado e seguirei me dedicando de corpo e alma para dar mais alegrias aos nossos torcedores”, completou.

Trajetória de sucesso
Contratado no segundo semestre de 2020, a pedido do então técnico Jorge Sampaoli, Everson fez sua primeira partida pelo Atlético-MG, no dia 13 setembro daquele ano, na vitória de 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino. Logo de cara, foi importante na campanha que levou a equipe a terminar o Brasileirão na terceira colocação.

Em 2021, o goleiro ganhou, ainda mais, destaque e foi peça-chave na conquista da Tríplice Coroa, com atuações decisivas nos títulos do Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil, que o alçaram ao status de grande nome do Galo e o levaram a ser convocado, pela primeira vez na carreira, para a Seleção Brasileira, em agosto.

Já em 2022, o arqueiro manteve o bom desempenho com os títulos da Supercopa do Brasil e de mais um Mineiro, além da boa campanha no Brasileiro, fatos que o levaram a ser convocado, novamente, por Tite para as Eliminatórias e a marcar presença na lista dos 55 atletas pré-convocados para a Copa do Mundo do Catar.

A taça da Supercopa, aliás, só veio graças à atuação histórica de Everson, que pegou três penalidades diante do Flamengo, sendo duas defesas que evitaram o título carioca, e garantiu mais um troféu inédito para o clube.

O ano de 2023 também foi marcante para o goleiro. No primeiro semestre, foi campeão mineiro pela terceira vez, com direito a dois pênaltis defendidos na campanha do título, um deles, aliás, na decisão diante do América-MG. Ao todo, o goleiro já pegou 11 cobranças da marca da cal pela equipe. No Brasileiro, com grandes atuações, ajudou o Atlético a terminar na terceira colocação, sendo o time menos vazado da competição, ao lado do Cruzeiro, com 32 gols sofridos, melhor marca do clube na era dos pontos corridos, superando os 34 levados pela Galo campeão de 2021, que também contava o goleiro debaixo das traves.

Everson, aliás, é o arqueiro responsável pelos três melhores desempenhos defensivos da história do Atlético Mineiro no Brasileiro, desde 2007, quando a competição passou a ser disputada no formato atual de pontos corridos com 20 clubes. Além de 2023 e 2021, em 2022, o arqueiro sofreu 37 tentos, terceira melhor marca, ao lado da campanha de 2012, quando Victor era o titular da meta alvinegra.

Atletas com mais jogos pelo Atlético do atual elenco
1º – Everson – 218
2º – Hulk – 173
3º – Jemerson – 172
4º – Arana – 171
5º – Igor Rabelo – 166
6º – Mariano – 162
7º – Zaracho – 158