Lateral-esquerdo esteve na oitava edição do Torneio Interno do Projeto Conceição, mantido por ele, na cidade de Osasco, região metropolitana de São Paulo

(Foto: Divulgação)

A quinta-feira, 21 de dezembro, foi especial para as 400 crianças do Projeto Conceição, escolinha de futebol mantida pelo lateral-esquerdo Lucas Esteves, na cidade de Osasco, região metropolitana de São Paulo. O jogador marcou presença na festa de encerramento da oitava edição do Torneio Interno e ajudou na entrega de medalhas, troféus e brindes para garotos e garotas, nascidos entre 2009 e 2015.

“É sempre um prazer e uma grande emoção vir ao local onde dei meus primeiros chutes na bola. Fazer a alegria de tantas crianças é algo que me orgulha muito. Assim como elas, também tinha o sonho de virar profissional. Para isso, vi meus pais abrirem mão de muitas coisas para me ajudarem e sei que é a situação desses meninos e meninas aqui do Jardim Conceição. Então, me vejo em muitos deles e sei que posso ser um espelho para esses jovens, que, através do esporte e do futebol, sonham em mudar de vida”, afirmou o lateral, que, na edição deste ano contou com a companhia do zagueiro Philipe Sampaio, do Botafogo, que atuou com Esteves na base do São Paulo, para a entrega das medalhas.

O projeto no bairro Jardim Conceição, região periférica de Osasco, visa desenvolver aspectos pessoais, sociais e de cidadania na comunidade, com meninos e meninas de diversas idades, através de aulas gratuitas de futebol. Foi no campo do Conceição que Esteves jogou até os 7 anos, quando foi para a escolinha do São Paulo. Posteriormente, começou a defender o Palmeiras, aos 14 anos.

Como um bom filho que a casa torna, Lucas Esteves passou de aluno para patrocinador. Este ano, o jogador trouxe doações de bonés, chuteiras, uniformes e mochilas, que foram distribuídas durante a festa. O evento também contou com o apoio da marca Dabliu Costa. Além disso, dessa vez, o lateral contou com a ajuda de companheiros do Palmeiras. Weverton doou luvas e Rony um par de chuteiras para venda de rifas, cujo valor será revertido para auxiliar na compra de mais materiais e também para a realização de obras e melhorias no local.

“É muito gratificante ver um menino, que iniciou aqui e venceu na vida, voltar ao mesmo local para nos ajudar. E não é só no final de ano. Durante toda a nossa jornada o o Lucas sempre está com a nossa rapaziada. Costumo dizer que nossa primeira missão aqui é formar o homem, o caráter, e não o jogador de futebol. Ele é novo e poderia estar preocupado em viver sua vida. Mas, ao invés disso, faz questão de estar com a gente e lutando para o nosso melhor. Com certeza, é um exemplo para os mais novos”, explicou o Professor Rubão, que, há 22 anos, está à frente do Projeto Conceição e foi o primeiro treinador do lateral do Palmeiras.

De férias depois de uma excelente temporada pelo Atlético Goianiense, o lateral despistou sobre o seu futuro. Com contrato vigente com o Palmeiras, a tendência é de que se apresente junto com o restante do elenco alviverde, no começo da temporada, caso não receba nenhuma proposta para atuar em outra equipe. “Quero relaxar um pouco. Tive um ano muito bom, puxado, com uma excelente oportunidade de jogar no Atlético Goianiense, onde ajudei o clube a voltar à Série A. A única certeza que tenho é de que ganhei muita experiência e tive a oportunidade de me desenvolver como jogador durante o período em que estive emprestado. Acredito que, hoje, estou preparado para qualquer desafio nessa longa carreira profissional que tenho pela frente”, finalizou o jogador.

Do Projeto Conceição para o mundo

Depois do Projeto Conceição e São Paulo, aos 14 anos, Esteves passou a defender o Palmeiras, onde foi deslocado do meio-campo para a lateral-esquerda e conquistou inúmeros títulos na base.

Promovido ao time profissional do Verdão, em 2019, fez parte do grupo vitorioso, que conquistou o Paulista (2020), a Copa do Brasil (2020) e duas Libertadores (2020 e 2021). Ao todo, foram 27 jogos disputados pelo Palmeiras e um gol marcado.

No segundo semestre de 2021, o jogador foi para os Estados Unidos, onde defendeu o Colorado Rapids. Destaque do time, ganhou o prêmio de Jogador Jovem do Ano na Major League Soccer de 2022. No total, entrou em campo 46 vezes, fez dois gols e deu três assistências.

De volta ao Brasil, Lucas Esteves atuou, neste ano, por Fortaleza e Atlético-GO, sendo peça importante da campanha de acesso do Dragão para a Série A do Brasileiro. Com contrato até o fim de 2024 com o Palmeiras, o jogador aguarda para saber se ficará no Alviverde na próxima temporada.