Vivendo sua melhor temporada no Palmeiras, lateral chega a cinco trofeus do principal campeonato do país e se junta a Zinho, Dagoberto, Andrade e Jean, considerando as disputas a partir de 1971, quando a CBF criou o torneio

Mayke não apenas foi um dos grandes destaques da campanha do 12º título brasileiro do Palmeiras como também entrou para a história ao se tornar o único atleta pentacampeão da competição nacional na era dos pontos corridos (desde 2003): ganhou em 2013, 2014, 2018, 2022 e, agora, 2023. A confirmação, aliás, aconteceu, na última quarta-feira (6), justamente contra o seu ex-clube, onde o lateral-direito ergueu seus dois primeiros troféus do torneio. Os outros três já foram pelo Verdão.

Mayke ainda se junta a Zinho, Andrade, Dagoberto e Jean, como os únicos a terem ganho o nacional cinco vezes na carreira, levando em consideração apenas os campeonatos a partir de 1971 (Andrade tem seis, mas um foi como treinador).

“É claro que o fato de ser pentacampeão de um torneio tão difícil e disputado como é o Brasileiro me deixa muito feliz. É sinal de que eu, com a ajuda das pessoas que estão e estiveram ao meu lado, trilhei um caminho vitorioso. Se parar pra pensar, tem muitos clubes grandes do país que não ganharam cinco títulos da competição e isso só demonstra como é complicado. Agradeço a Deus por tudo o que ele me proporcionou até aqui. Acho que só vou ter a real dimensão disso quando eu parar. Até lá, tenho mais alguns bons anos de carreira e vou continuar me dedicando para buscar mais taças do Brasileirão e de todas as competições que disputar”, afirmou.

“Considero o troféu deste brasileiro como um dos mais especiais da minha carreira porque foi um ano bem complicado para mim. Somente a minha família e as pessoas mais próximas sabem o que eu passei e terminar o ano com mais essa taça tão desejada me deixa muito, mas muito orgulhoso. Gostaria de agradecer à minha esposa, que sempre está ao meu lado, em todos os momentos, sejam eles bons ou maus. Sem o apoio incondicional da minha família e também das pessoas que estão comigo no dia a dia, além de todos os funcionários e companheiros de clube, nada disso seria possível”, concluiu.

Tricampeão pelo Palmeiras e bi pelo Cruzeiro
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Mayke conquistou o seu primeiro título do Campeonato Brasileiro, logo em sua primeira temporada como profissional. O lateral-direito ainda foi titular e um dos destaques da campanha, recebendo, inclusive, o prêmio Bola de Prata como melhor jogador da sua posição. Na temporada seguinte, seguiu como um dos protagonistas do time, ganhando mais uma vez a competição nacional.

Em maio de 2017, o atleta chegou ao Palmeiras e, já na temporada seguinte, foi muito importante na conquista do Campeonato Brasileiro. Prova disso é que, mais uma vez, faturou o prêmio Bola de Prata de melhor lateral-direito, além do troféu Craque do Brasileirão, organizado pela CBF.

Nas temporadas seguintes, Mayke seguiu empilhando novas conquistas, como a Copa do Brasil de 2020 e as Libertadores de 2020 e 2021. E o Brasileirão veio, novamente, em 2022, com o camisa 12. Dessa vez, aliás,, atuando até como atacante.

Nesta temporada, o protagonismo de Mayke foi ainda maior. Em 2023, o jogador realizou o seu maior número de jogos pelo Palmeiras (58). Além disso, foi o ano com mais participações diretas em gols, com dois tentos e oito assistências, superando as sete de 2022 (três bolas na rede e quatro passes decisivos).

“Já estou no Palmeiras há alguns anos e aqui vivi momentos incríveis e inesquecíveis. Mas, certamente, 2023 foi uma temporada especial, por tudo o que já comentei, e eu guardarei com bastante carinho. Foi o ano que eu mais joguei, mais participei de gols e vivi momentos importantes em campo. Como eu já falei, terminar com mais uma conquista do Brasileirão é especial demais. Agora, vou sair de férias com a família e descansar o corpo e a mente pra voltar com tudo e fazer de 2024 mais um ano vitorioso”, declarou.

Dados gerais e vários recordes
Desde que chegou ao Palmeiras, em 2017, Mayke soma 258 jogos, sete gols, 20 assistências e 11 títulos.

Números incríveis, que o colocam, inclusive, entre os maiores da história da equipe alviverde em diversos rankings. O lateral, por exemplo, com 11 títulos, é o sexto no ranking de atletas que mais ergueram taças pelo Verdão, ao lado de Weverton, Gustavo Gómez e Marcos Rocha. Foram três Brasileiros (2018, 2022 e 2023), três Paulistas (2020, 2022 e 2023), duas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023).

Mayke é, ainda, o 53º jogador que mais defendeu o Alviverde, o nono no Século XXI. Desde 2001, é o sétimo jogador com mais vitórias: 157. Se contarmos somente as partidas pelo Campeonato Brasileiro, ocupa o 11º lugar no ranking, com 84 resultados positivos.