Um dos principais destaques da equipe nas últimas temporadas, zagueiro brasileiro ajudou Camponeses a se clasificarem ao mata-mata da competição após oito temporadas

Uma virada épica do PSV diante do Sevilla, fora de casa, na última quarta-feira (29), trouxe muita alegria para os jogadores e a torcida do clube holandês, afinal de contas, garantiu a classificação antecipada da equipe às oitavas de final da UEFA Champions League.

Um feito e tanto para o clube, que não ficava entre os 16 melhores times do principal torneio de clubes do continente desde a temporada 2015/16, quando foi eliminado pelo Atlético de Madrid nas oitavas de final, e não vencia como visitante na competição desde o 1 a 0 sobre o CSKA em novembro de 2007

A heróica classificação, aliás, foi ainda mais especial para André Ramalho, que, pela primeira vez em sua carreira, avança ao mata-mata do torneio. O zagueiro que esteve em campo nos cinco jogos do PSV na fase de grupos e nos outros quatro das fases prévias, está disputando a Liga dos Campeões pela quarta vez. Antes, parou na fase de grupos com o Bayer Leverkusen, em 2015/16, e nas temporadas 2019/20 e 2020/21, com a camisa do Red Bull Salzburg.

A confirmação da vaga, como segundo colocado do Grupo B, veio de maneira incrível. Os Camponeses perdiam para o Sevilla pelo placar de 2 a 0 até a metade do segundo tempo, mas conseguiram a virada nos minutos finais.

O resultado levou o PSV a oito pontos contra cinco do Lens, terceiro colocado, que não pode mais ultrapassar os holandeses por conta do critério de desempate (confronto direto).

Um dos principais jogadores do PSV, desde que chegou ao clube na temporada 2021/22, André Ramalho comemorou bastante a classificação. ”O que vivemos em Sevilha foi sensacional. Um momento único e histórico. Aliás, não só ontem, mas a nossa temporada, até aqui, tem sido fantástica, tanto na Champions como no Holandês”.

”Não fizemos um bom primeiro tempo e, para dificultar, ainda mais, tomamos o segundo gol logo na volta do intervalo, mas mantivemos o foco e acreditamos na virada o tempo todo. Claro que a expulsão do jogador deles ajudou, mas não teríamos conseguido a vitória se não tivéssemos insistido e acreditado em nosso sistema de jogo até o fim. O PSV está nas oitavas de final mais do que merecidamente e eu estou muito contente por também poder chegar ao mata-mata pela primeira vez na carreira. É um feito e tanto e não queremos parar por aí. Temos totais condições de ir mais longe”, acrescentou.

Referência do elenco do PSV, dentro e fora das quatro linhas, o brasileiro já disputou 105 jogos pelo clube. Titular 89 vezes, marcou cinco gols, deu quatro assistências e conquistou cinco títulos: duas Copas da Holanda (2022 e 2023) e três Supercopas Nacionais (2021, 2022 e 2023). Além disso, conta com um ótimo aproveitamento de 75,8%, com 74 vitórias, 17 empates e 14 derrotas.

Início incrível no Holandês
Além da ótima campanha na Champions, também chama a atenção o início arrasador do PSV no Campeonato Holandês. Depois de 13 rodadas, o time é o líder isolado, sendo o único que permanece sem perder um ponto sequer no torneio nacional dentre as principais ligas europeias.

Tal desempenho, inclusive, é o mesmo que foi alcançado na temporada 2018/19. Naquela ocasião, porém, a equipe acabou perdendo o título para o Ajax.

No fim de semana, o líder e 100% PSV tentará aumentar os atuais sete pontos que leva de vantagem sobre o Feyenoord, segundo colocado, em confronto direto, fora de casa.

”Vibramos muito com o resultado na Champions, mas já estamos trabalhando para fazer mais um grande jogo no domingo e conseguir não só manter a sequência de vitórias como ampliar a vantagem na ponta. Sabemos que será um jogo duríssimo, contra um adversário fortíssimo, mas confiamos na nossa equipe e vamos fazer de tudo para alcançar mais uma vitória”, finalizou.

Na Europa, além dos cinco títulos pelo PSV, André Ramalho já levantou outras 11 taças pelo Red Bull Salzburg. Foram seis títulos da Bundesliga (2013/14, 2014/15, 2017/18, 2018/19, 2019/20 e 2020/21) e mais cinco da Copa da Áustria (2013/14, 2014/15, 2018/19, 2019/20, 2020/21).