No Verdão desde 2017, camisa 12 já ergueu dez taças pelo clube e é o 58º jogador que mais defendeu a equipe na história

Em seis anos e meio vestindo a camisa do Palmeiras, Mayke já esteve presente em muitos acontecimentos inesquecíveis da história do clube. E, claro, da sua carreira também. Nesta quarta-feira (25), o lateral-direito viverá outro momento especial pelo Alviverde. No clássico contra o São Paulo, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, caso entre em campo, o camisa 12 atingirá a expressiva marca de 250 partidas pelo Verdão.

“Para mim, é uma enorme honra e um grande privilégio poder defender o Palmeiras, um clube gigante e tão vitorioso, e ainda ter a oportunidade de alcançar essa marca de 250 jogos. Não é fácil atuar pelo Palmeiras e estar aqui há tanto tempo, sendo importante e vencendo títulos, é sinal de que o trabalho está sendo bem feito e que as pessoas valorizam. Estou muito feliz no clube e espero continuar por muito mais tempo e alcançar outras marcas especiais”, afirmou.

Desde que chegou ao Palmeiras, em 2017, Mayke soma 249 jogos, sete gols, 18 assistências e dez títulos. Números incríveis, que o colocam, inclusive, entre os maiores da história da equipe em vários rankings. O lateral, por exemplo, é o 58º jogador que mais defendeu o Alviverde – o 11º no século XXI e o 9º dentre todos os laterais. Além disso, ao lado de Weverton, Gustavo Gómez, Marcos Rocha e Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), é o sexto atleta com mais taças pelo Verdão. Foram três Paulistas (2020, 2022 e 2023), dois Brasileiros (2018 e 2022), duas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023).

Mayke é, ainda, o sétimo jogador do século com mais vitórias pelo Verdão (151). Somente no Allianz Parque, é o nono em número de jogos (106) e também em triunfos (71). Na Libertadores, o décimo em atuações (40) e o sétimo em resultados positivos (28).

Maior sequência de jogos e participação em gols, em 2023
Os bons números do camisa 12, por sinal, passam diretamente pela atual temporada. Em 2023, Mayke já fez o seu maior número de jogos pelo Palmeiras (49) em um mesmo ano. Além disso, é a temporada com mais participações diretas em gols, com dois tentos e seis assistências, superando as sete de 2022 (três bolas na rede e quatro passes decisivos).

“Estou no Palmeiras, há bastante tempo, e todos os nossos elencos foram repletos de grandes jogadores. Desde quando eu cheguei, nós sempre brigamos por títulos, fomos campeões, e jamais deixamos isso diminuir a nossa vontade de ganhar, de nos cobrar. Em todos os anos, o nosso ambiente sempre foi muito competitivo e de grande respeito. A gente sabe que, mesmo após grandes títulos, temos que continuar com a mesma vontade de vencer, de ser campeão, e isso sempre acontece. Como já falei, me sinto privilegiado por escrever o meu nome nessa história recente do clube e contribuir para o Palmeiras melhorar a sia já brilhante e vitoriosa história”, declarou o jogador, que também projetou o clássico Choque-Rei.

“Clássico é aquele típico jogo que todo atleta gosta de participar e comigo não é diferente. Sabemos que será uma partida extremamente difícil, contra um rival que vem fazendo um bom ano e teremos que entrar em campo bem concentrados para impor o nosso ritmo. Espero que a nossa torcida lote o Allianz Parque e nos apoie do início ao fim, como sempre faz, e nos ajude a lutar até o final em busca dessa vitória, que nos manteria na parte de cima da tabela”, acrescentou Mayke, que já conquistou quatro brasileiros na carreira: dois pelo Palmeiras (2018 e 2022) e dois pelo Cruzeiro (2013 e 2014).

Restando 10 rodadas para o término do Brasileirão, o Palmeiras é o quarto colocado, com 47 pontos, 12 pontos atrás do líder Botafogo.

Prêmios individuais e polivalência com Abel Ferreira
Em sua primeira temporada completa pelo Palmeiras, em 2018, Mayke já foi muito importante na conquista do Campeonato Brasileiro. Prova disso é que faturou o prêmio Bola de Prata de melhor lateral-direito da competição. Honraria, aliás, que já havia vencido, em 2013, quando defendia o Cruzeiro. Naquele mesmo ano, inclusive, também entrou na seleção do torneio, elaborada pela CBF.

Com Abel Ferreira, mostrou-se, também, um atleta polivalente, passando a se destacar não somente na lateral-direita, mas em outros setores. Por diversas vezes, atuou mais avançado, como ponta-direita, e até chegou a jogar na lateral-esquerda, durante a campanha vitoriosa na Libertadores, em 2020.

Na temporada seguinte, o camisa 12 voltou a ganhar os holofotes ao ser titular e ter grande desempenho na decisão da Copa Libertadores, contra o Flamengo, em Montevidéu, no Uruguai, dando, inclusive, assistência para Raphael Veiga marcar o primeiro gol na vitória de 2 a 1.

Já no ano passado, atuando várias vezes como atacante, Mayke foi um dos destaques da campanha de mais um título brasileiro, participando de 28 dos 38 confrontos da equipe alviverde e balançando as redes três vezes. Além disso, ainda celebrou mais uma conquista estadual e a Recopa Sul-Americana. Já ma atual temporada, foi campeão da Supercopa do Brasil e de mais um Paulistão.

Quatro vezes campeão do Brasileiro
Com quatro troféus do Campeonato Brasileiro, Mayke é o maior campeão da competição do atual elenco do Palmeiras. À frente dele, aliás, só aparecem quatro atletas com mais taças: Dagoberto, Andrade e Zinho, já aposentados, além de Jean que atuou nesta temporada pelo Retrô. Dos jogadores que ainda estão na Série A, apenas Willian Bigode e Everton Ribeiro também venceram o torneio em quatro oportunidades.