Goleiro, que coleciona inúmeros prêmios individuais na carreira, segue sendo um dos principais jogadores brasileiros atuando na Europa

Um dos principais jogadores da Europa nas últimas temporadas, o goleiro Alisson segue com o moral elevado. Não à toa, o jogador do Liverpool se manteve no topo da lista da revista Four FourTwo, uma das principais referências no mundo do futebol, como o melhor goleiro do mundo. O ranking atualizado foi divulgado na última semana, enquanto o arqueiro estava concentrado com a Seleção disputando as primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

“É muito gratificante receber um elogio como esse, de uma revista tão tradicional e conceituada como a Four Four Two. Se pegar a lista dos 10, 20, 30 goleiros, verá que só tem jogador de muita qualidade e poder estar entre os melhores é motivo de muito orgulho. É sinal de que o trabalho está sendo bem realizado e que as pessoas têm reconhecido. Vou continuar trabalhando com muita dedicação, como sempre fiz, para seguir ajudando o Liverpool e a Seleção Brasileira a conquistar seus respectivos objetivos”, afirmou.

“Também gostaria de dizer que fico bem feliz pelo nome do Ederson na lista. Ver outro brasileiro entre os 10 melhores é muito importante para o nosso país. Espero que isso sirva de motivação e que, muito em breve, mais e mais brasileiros apareçam nos rankings dos melhores goleiros do mundo. Nosso país sempre foi muito bem servido na posição e espero que continuemos revelando grandes nomes”, completou.

Alisson vive mais um ótimo momento pelo Liverpool. Com muita segurança e boas apresentações, ajudou a equipe a se recuperar na segunda metade da última edição da Premier League, garantindo vaga na Liga Europa. Neste começo de temporada, é um dos principais nomes dos Reds e, com belas defesas, foi fundamental para o clube somar 10 dos 12 pontos disputados no Campeonato Inglês e assumir a terceira colocação na tabela de classificação, apenas 2 do líder Manchester City.

Além disso, com apenas três gols sofridos, Alisson ajudou os Reds a terem, até aqui, a segunda melhor defesa do Inglês, atrás apenas do Manchester City, que sofreu dois tentos. O camisa 1 já salvou o time 18 vezes, quinto maior índice do ranking, atrás apenas do compatriota Neto (19), do português José Sá (20), e do inglês Wes Foderingham (20) e do alemão Bernd Leno (22).

Bons números no clube e na Seleção
Alisson está em sua sexta temporada no Liverpool. Até aqui, já foram 235 partidas, fato que o coloca como o sexto goleiro que mais vezes defendeu o time inglês, de acordo com dados do Transfermarkt. À frente dele aparecem David James (277), Tommy Lawrence (381), Pepe Reina (394), Bruce Grobbelaar (613) e Ray Clemence (635).

Nesse período, conquistou cinco títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019, Premier League 2019/20, Copa da Liga Inglesa e a FA Cup, em 2022. Também acumula 102 clean sheets, três assistências, todas para Salah, e um gol histórico, de cabeça, no 2 a 1 sobre o West Bromwich, na temporada 2020/21.

Já pela Seleção Brasileira, Alisson soma 61 jogos. Desses, em 41 deles não sofreu gols e, ao todo, só foi vazado 23 vezes (média de 0,37 por partida). Além disso, foram duas taças erguidas: Copa América de 2019 e o Superclássico das Américas de 2018.

Prêmios individuais
Além de seguir em primeiro no ranking da Four Four Two, Alisson acumula diversos prêmios individuais ao longo da carreira. Na temporada 2018/19, entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição.

Entre 2019 e 2020, o arqueiro foi eleito o melhor goleiro do mundo, pelo Globe Soccer Awards, Uefa e Fifa. O brasileiro também já conquistou o prêmio Samba de Ouro, em 2019, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, e levou o troféu de melhor atleta da posição, na vitoriosa campanha do Brasil, na Copa América de 2019. Como se não bastasse, também foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.

Em 2020, o camisa 1 também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição, e entrou para a seleção ideal da Fifa, montada pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).

Já na última temporada, foi eleito o melhor jogador do Liverpool, em eleição promovida pela Standard Chartered, patrocinadora oficial do clube, e o melhor goleiro da Premer League pelo influente portal The Athletic.

Confira o novo ranking da Four Four Two:

  1. Alisson (Liverpool)
  2. Ter Stegen (Barcelona)
  3. Ederson (Manchester City)
  4. André Onana (Manchester United)
  5. Bernd Leno (Fulham)
  6. Mike Maignan (Milan)
  7. Gianluigi Donnarumma (PSG)
  8. Dibu Martínez (Aston Villa)
  9. Yassine Bounou (Al-Hilal)
  10. Diogo Costa (Porto)