Revelado pelo Flamengo, onde se destacou nas campanhas dos títulos Brasileiro e da Libertadores de 2019, jogador foi emprestado pelo Real Madrid por uma temporada ao time italiano

O meia-atacante Reinier, de 21 anos, foi apresentado, nesta quinta-feira (7), de forma oficial pelo Frosinone, da Itália. O brasileiro, que pertence ao Real Madrid, assinou acordo de empréstimo com o clube da região do Lácio válido por uma temporada. Atual campeão da divisão de acesso do Campeonato Italiano, a equipe iniciou a campanha da Serie A de forma positiva. Foram quatro pontos somados dentre nove disputados.

“Estou extremamente motivado e ansioso para entrar em campo e iniciar minha trajetória no Frosinone. As últimas temporadas aqui na Europa foram de aprendizado. Infelizmente, por alguns motivos, não consegui ter a sequência desejada, mas, agora, me sinto muito mais maduro, tanto dentro como fora de campo, e pronto para atuar com regularidade e ajudar o clube a ir em busca dos objetivos. Os meus primeiros dias aqui foram maravilhosos. Fui super bem recebido por todos e farei de tudo para retribuir o carinho e a confiança que o clube e os torcedores estão depositando em mim”, declarou.

“Tive algumas propostas interessantes, tanto da Espanha como de outros países, mas escolhi vir para a Itália porque o Calcio sempre foi uma das ligas mais tradicionais e importantes da Europa. Além disso, de alguns anos pra cá, os clubes italianos vêm fazendo grandes temporadas nas competições continentais e acredito que o nível de competividade subiu bastante. Na última edição da Champions League, por exemplo, Inter e Milan chegaram às semifinais, sendo que o campeão italiano foi o Napoli. Isso comprova a força do futebol daqui e acredito que foi a melhor decisão para o atual momento da minha carreira”, analisou Reinier, que terá no elenco a companhia de mais um brasileiro, o atacante Kaio Jorge, com quem também já chegou a jogar junto no sul-americano sub-15 de 2017, pela seleção brasileira.

Interesse pela bola veio de berço
Natural de Brasília, Reinier cresceu respirando futebol. Isso porque o pai, Mauro Brasília, foi jogador da Seleção Brasileira de futebol de salão e conquistou o mundial da categoria em 1985. Apaixonado pela bola, quando tinha apenas 2 para 3 anos, já dava seus primeiros chutes no corredor do próprio apartamento em que morava, para desespero da mãe, que via a parede do corredor toda manchada.

A família, de classe média, não passava aperto, mas também não esbanjava riqueza. O garoto, assim como as irmãs, estudou em escola pública no Guará, região administrativa do Distrito Federal, e adorava brincar na rua, onde era o mais novo das peladas no campo de chão batido.

Já um pouco mais velho e seguindo os passos do pai, começou a sua trajetória no futsal no Guaraense e, logo em seguida, na escolinha do Brasília Futebol Academia, onde ficou dos 7 aos 9 anos sendo treinado por Écio Antunes.

Com um talento acima da média de seus companheiros e tendo a base do salão, que o ajudou no desenvolvimento da parte técnica, Reinier sempre atuou em uma categoria acima da sua idade. Além disso, deixou de ser segundo volante para atuar mais avançado, como meia, por conta da sua habilidade e facilidade para entrar na área e marcar gols.

Passagem por Vasco, Botafogo e Fluminense antes de brilhar no Flamengo
Com apenas 9 anos, em 2011, Reinier foi aprovado em um teste no Vasco para treinar no futsal e se mudou para o Rio de Janeiro. Em seguida, ainda passou por Botafogo e Fluminense, antes de migrar para o campo no Flamengo.

Antes mesmo de subir para o profissional, Reinier já chamava a atenção e era destaque nas categorias de base. Em 2017, foi campeão da BH Cup com a equipe sub-15, marcando três gols na goleada de 4 a 0 sobre o Internacional, na final, além de ter sido o artilheiro do torneio, com sete bolas na rede.

No ano seguinte, já assinou seu primeiro contrato profissional, aos 16 anos, e foi campeão do Mundial de Dubai Sub-16 e da Copa do Brasil sub-17, com direito a mais dois tentos na decisão.

O ano de 2019 seria o mais especial para Reinier. No primeiro semestre, com apenas 17 anos, participou da Copa São Paulo de Futebol Júnior com o time sub-20. Já em julho, o Garoto do Ninho passou a ser chamado pelo então técnico Jorge Jesus para ser utilizado nos profissionais.

Gols, assistências e títulos brasileiro e da Libertadores com apenas 17 anos
Reinier fez sua estreia no time principal no dia 31 de julho de 2019, quando entrou no segundo tempo da vitória de 2 a 0 sobre o Emelec, no jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, que, posteriormente, seria conquistada pelo clube.

No Campeonato Brasileiro, Reinier disputou mais 14 partidas e ajudou o Rubro-Negro a levantar a taça de campeão. Além disso, logo em sua estreia como titular, fez seu primeiro gol como profissional, na vitória de 3 a 0 sobre o Avaí, justamente no estádio Mané Garrincha, em Brasília, sua cidade natal.

Ao todo, foram seis bolas na rede e mais duas assistências em 15 duelos disputados com a camisa do Flamengo. Em janeiro de 2020, logo após completar 18 anos, foi vendido para o Real Madrid.

Ouro olímpico e inúmeras convocações para as seleções de base
Desde os tempos de categoria de base, Reinier atuou em diversas categorias juniores com a camisa amarelinha. Entre as competições disputadas, foi vice-campeão do Sul-Americano sub-15, atuou na categoria sub-17 do torneio, foi vice do Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano e teve como grande momento, justamente, o ouro nos Jogos Olímpicos do Japão.

Em 2021, Reinier teve participação importante na conquista da medalha, ao marcar, na disputa de pênaltis, contra o México, o gol que levou o Brasil à final diante da Espanha. O meia participou de cinco das seis partidas na competição e deu uma assistência no triunfo diante da Arábia Saudita.

Experiências na Espanha, Alemanha e, agora, na Itália
Reinier iniciou sua trajetória na Europa atuando no Real Madrid Castilla. Foram dois jogos e três gols marcados, além de ter sido chamado, em algumas ocasiões, pelo então técnico Zinedine Zidane para integrar o time principal. Em agosto de 2020, porém, para ganhar mais minutos, o meia foi emprestado por duas temporadas para o Borussia Dortmund

No futebol alemão, o brasileiro disputou 39 jogos, fez um gol e deu uma assistência, além de ter conquistado a Copa da Alemanha 2020/21.

De volta à Espanha, foi emprestado ao Girona, na última temporada, onde teve a experiência de disputar a La Liga. Algumas lesões acabaram impedindo o atleta de ter uma sequência no time catalão. Mesmo assim, atuou em 18 partidas, todas pela competição nacional, marcou dois gols, deu uma assistência e ajudou o clube a terminar na 10ª colocação.

Para a atual temporada, Reinier recebeu ofertas para seguir no Girona, além de outros clubes da Europa, mas preferiu acertar empréstimo ao Frosinone. Seu vínculo com o Real Madrid ainda tem mais três anos de duração.

O meia-atacante é o mais novo cliente da Triple Comunicação. O novo reforço do Frosinone, da Itália, definiu a contratação da empresa nos últimos dias. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.

Reinier chega para se unir ao time da empresa. Para conferir a nossa equipe completa, acesse http://www.triplebr.com/clientes.

Perfil
Nome completo: Reinier Jesus Carvalho
Posição: Meia
Nascimento: 19/01/2002 (21 anos)
Naturalidade: Brasília
Altura: 1,85m
Instagram: @reinier.jesus
Clubes: Flamengo (2019), Real Madrid Castilla (2020), Borussia Dortmund (2020 a 2022), Girona (2022 a 2023) e Frosinone (desde 2023)
Títulos como profissional: Copa da Alemanha (2020/21), Jogos Olímpicos (2020), Copa Libertadores (2019) e Campeonato Brasileiro (2019)