Revelado pelo All Boys e vivendo sua primeira experiência fora da argentina, camisa 24 vem se destacando pelo Glorioso

O lateral-direito Leonel Di Placido, de 29 anos, é o mais novo cliente da Triple Comunicação. O jogador do Botafogo definiu a contratação da empresa nos últimos dias. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.

Início animador no Botafogo
Força física, velocidade, aguerrido, voluntarioso, facilidade para ir à linha de fundo e criar jogadas ofensivas. Essas são algumas das virtudes citadas por torcedores do Botafogo e jornalistas para descrever as primeiras impressões do bom início de passagem de Leonel Di Placido pelo Glorioso.

Em março deste ano, Di Placido desembarcou no Rio de Janeiro para sua primeira experiência fora da Argentina, com contrato de empréstimo até o fim do ano e opção de compra.

Após anos de destaque atuando no seu país, o lateral-direito fez sua estreia pelo Fogão, no dia 15 de março. Logo de cara, deu assistência para Tiquinho Soares, na goleada de 7 a 1 sobre o Brasiliense, pela segunda fase da Copa do Brasil.

Em dois meses, o jogador já disputou 16 partidas com a camisa alvinegra, 14 delas como titular, e deu duas assistências, a segunda no triunfo de 2 a 0 sobre o Atlético-MG, pelo Brasileirão, onde, com boas atuações, é um dos destaques do atual líder da competição.

Sonho de criança e apoio da família
Nascido em Buenos Aires, na Argentina, Leonel Di Placido, assim como grande parte das crianças, sempre quis ser jogador de futebol. Para isso, desde cedo, contou com o apoio de sua família, principalmente da sua mãe, Sandra, seu pai, Jorge e seu avô, Osvaldo, que o levavam para todos os lugares e não mediam esforços para ajudar o garoto a realizar o seu sonho.

Foi assim, inclusive, que Di Placido passou a ser chamado de “Mochila”, apelido que ganhou por ser levado pelo seu avô nas costas para todos os cantos. O primeiro deles, o clube CANBA (Club Atlético Nuestro Buenos Aires), uma tradicional escolinha de futebol do bairro de Monte Castro, local onde viveu sua infância e estudou no Instituto Cristo Maestro.

Embora, hoje, tenha como um dos seus hobbies prediletos estudar assuntos relacionados ao mecanismo humano e nutrição, na infância, a escola nunca foi o lugar predileto frequentado por Di Placido, principalmente durante as aulas de biologia, quando o garoto arranjava alguma desculpa para faltar. Os lugares mais fáceis para o encontrar eram mesmo o CANBA e a praça Banderín, ponto de encontro com os amigos.

Chegada ao All Boys, mudança de posição e ascensão até os profissionais
À medida em que foi ficando mais velho, a paixão pelo futebol só aumentou. Ciente do talento do neto, seu avô o acompanhava em todas as peneiras, uma delas, no All Boys, onde foi aprovado.

Nas categorias inferiores do All Boys, aliás, “Mochila” mudou seu posicionamento em campo. Como a grande maioria das crianças, jogava no ataque. Com o tempo, porém, foi recuado para a posição de volante e, posteriormente, deslocado para o lado do campo para atuar como lateral-direito.

Di Placido seguiu se destacando na base em uma geração que também contava com Jonathan Calleri, atacante do São Paulo. Em 2013, começou a ser chamado para participar de algumas atividades junto com o elenco profissional. Em 2014, vieram as primeiras oportunidades. Sob o comando de Ricardo Rodríguez, fez sua estreia na partida contra o Rosario Central, pelo Torneio Final.

Embora tenha tido sequência, se firmado como titular e se destacado pelo time da Floresta, acabou não conseguindo evitar o rebaixamento do clube para a segunda divisão do futebol argentino. Mesmo assim, a temporada 2015 acabou sendo positiva para o lateral, tanto em desempenho como em relação a números: disputou 34 partidas na Série B.

Interesse de outros clubes e empréstimo ao Atlético Tucumán
As boas atuações de Di Placido atraíram os olhares de dirigentes de diversos outros clubes, que viam um enorme potencial no jovem. Chegava o momento de partir para novos desafios. Depois de 61 duelos e dois tentos pelo time da Floresta, em 2016, “Mochila” foi emprestado ao Atlético Tucumán.

No Decano, mostrou muita personalidade e foi um dos principais nomes da grande campanha, que levou o time a se classificar, pela primeira vez, para a Copa Libertadores da América, superando ainda as fases prévias e chegando até o chaveamento dos grupos. Ao todo, entrou em campo 41 vezes.

Um dos principais jogadores do Lanús e convocado por Scaloni para a Seleção
Com o fim do período de empréstimo, Di Placido foi negociado em definitivo com o Lanús, onde teve um início animador. Prova disso, foi sua convocação para a seleção argentina, feita pelo técnico Lionel Scaloni, em 2018.

Na equipe grená, Di Placido manteve a regularidade. Viveu um momento complicado, quando precisou ficar boa parte da temporada de 2020 afastado dos gramados por uma lesão de ligamento no joelho direito, mas, assim que se recuperou, voltou a chamar a atenção com suas boas atuações, retornaando ao status de um dos principais líderes do elenco.

Pelo Lanús, Di Placido disputou 106 jogos, marcou dois gols e fez parte do elenco na campanha do vice-campeonato da Copa Sul-Americana de 2020.

Paixão pelo filho, fanático por mate, ‘asado’, moda e estudioso do mecanismo humano
Fora das quatro linhas, Leonel Di Placido procura passar o tempo livre ao lado dos amigos e da família, especialmente do seu filho Francesco.

Nas mãos, a cuia com a planta erva-mate é sua companheira inseparável. No Centro de Treinamento, na concentração, antes e depois dos jogos, é comum encontrar o jogador tomando Mate, típica bebida argentina.

Embora goste bastante de conhecer novas gastronomias, a sua comida predileta é o bom e tradicional ‘asado’ argentino.

Além disso, “Mochila” também é uma pessoa ligada nas tendências da moda e um estudioso do mecanismo humano e da nutrição.

Di Placido chega para se unir ao time da Triple Comunicação. Para conferir a nossa equipe completa, acesse http://www.triplebr.com/clientes.

Perfil
Nome completo: Leonel Di Placido
Posição: Lateral-direito
Nascimento: 28/01/1994 (29 anos)
Naturalidade: Buenos Aires (Argentina)
Altura: 1,74 m
Instagram: @leodiplacido
Clubes como profissional: All Boys-ARG (2014 a 2016), Atlético Tucumán-ARG (2016 a 2017), Lanús-ARG (2017 a 2023) e Botafogo (desde 2023)