Autor do passe para o gol do português Fabio Martins, camisa 10 vem sendo um dos destaques da equipe na temporada

Morato vem fazendo jus ao número 10 que carrega nas costas de sua camisa do Al Khaleej. Pelo terceiro jogo seguido, o brasileiro voltou a atacar de garçom e teve participação fundamental no importante empate em 1 a 1 com o vice-líder Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, fora de casa, na última segunda-feira (8), pela 26ª rodada do Campeonato Saudita.

Foi de Morato o passe para o belo gol do português Fabio Martins. Já o tento dos donos da casa foi marcado pelo espanhol Álvaro González. Nas rodadas anteriores, o meia-atacante já havia dado passes decisivos nos triunfos sobre o Al Feiha e Al Ettifaz.

Os sete pontos somados dos últimos nove disputados, aliás, foram fundamentais para que o Al Khaleej deixasse a zona de rebaixamento. Com 24 pontos, o time é o 14º colocado, com três de vantagem em relação ao Al-Adalah, primeira equipe da zona de descenso.

“Estou feliz com o momento que estamos vivendo. Nosso time vem de três bons jogos e nós conseguimos subir na tabela. Hoje, enfrentamos uma das melhores equipes do campeonato e demonstramos que temos condições de continuar realizando bons jogos e seguir evoluindo na competição”, afirmou.

“Sabíamos que hoje teríamos um jogo bem duro, contra os vice-líderes, que ainda contam com o Cristiano Ronaldo, que dispensa comentários. Vínhamos de duas vitórias seguidas, queríamos a terceira e até saímos na frente. Mas, no final das contas, o resultado acabou sendo bom. Temos mais quatro decisões pela frente e vamos trabalhar para terminar o ano da melhor maneira possível”, acrescentou.

Em sua primeira temporada no futebol saudita, Morato disputou 18 jogos e deu quatro assistências. Essa está sendo a segunda experiência do jogador no exterior, que iniciou sua carreira na Coreia do Sul, em 2011, pelo Gyongnam FC. Por lá, ficou até 2013, quando foi para a Ferroviária-SP. No ano seguinte, transferiu-se ao Mogi Mirim-SP e, posteriormente, passou por Boa Esporte-MG e Cascavel-PR, até chegar ao Ituano-SP, em 2016, onde se destacou na campanha do Paulistão, chamando a atenção do São Paulo.

No time do Morumbi, onde já havia passado parte da sua infância, nas categorias de base, Morato deu uma bela assistência para Lucas Pratto, pela Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, mas, logo depois, foi atrapalhado por uma grave lesão no joelho.

Após a recuperação, passou por Sport, novamente Ituano, até chegar ao Red Bull Bragantino, onde viveu a grande fase da sua carreira.

Na equipe paulista, tornou-se um dos principais nomes do acesso à Série A e foi o autor do gol do título do Campeonato Brasileiro da Série B, em 2019. Além disso, destacou-se na conquista do Troféu do Interior de 2020, taça que já havia levantado pelo Galo de Itu, três anos antes.

Nas duas temporadas anteriores, atuou por Vasco e Avaí, antes de ir para o Al Khaleej.