Brasileiro foi o grande nome da vitória de 4 a 0 sobre o Shenzhen, que mantém os Dragões na ponta da Superliga Chinesa

A primeira semana de Copa do Mundo começou com grandes jogos, vários craques em campo e muitas surpresas. Enquanto isso, na China, ninguém se espanta mais em ver o nome de Markão como o centro das atenções da Superliga. Em um dos poucos países a seguir com a bola rolando durante o Mundial do Catar, o brasileiro balançou as redes mais duas vezes, neste sábado (26), na goleada de 4 a 0 do Wuhan Three Towns sobre o Shenzhen. Ademilson e Deng Hanwen fizeram os outros tentos.

Agora, o artilheiro isolado da competição nacional já soma 23 bolas na rede em 21 partidas no ano e segue perseguindo o recorde de gols em uma mesma edição na elite do futebol chinês, que foi conseguido pelo israelense Eran Zahavi, em 2019, quando anotou 29 tentos na liga pelo Guangzhou R&F.

“Muito bom sair de campo, mais uma vez, balançando as redes. Vivo um ano especial, o melhor da minha carreira. Espero poder continuar ajudando o time nessa reta final para que a gente se mantenha na liderança e consiga o título no final da temporada”, afirmou.

Com o resultado, o Wuhan Three Towns chegou aos mesmos 65 pontos do Shandong Taishan, mas fica na liderança por levar vantagem nos critérios de desempate (55 a 45 no saldo de gols).

Grande nome dos Dragões, Markão também comentou como tem feito para assistir os jogos do Brasil, na Copa do Mundo, na madrugada, pelo fuso horário chinês.

“Na China não pararam o campeonato durante a Copa. Os jogos também têm acontecido de madrugada, o que dificulta mais. Por outro lado, são vários brasileiros no clube. Temos combinado e nos virado para, pelo menos, ver a Seleção Brasileira. Estamos concentrados para trazer esse título histórico para o Wuhan e, de longe, torcendo para que o Brasil consiga também o hexa”, declarou.

Markão vive um 2022 especial na China. Neste ano, foram vários os momentos em que virou notícia, como, por exemplo, após ter marcado um poker-trick e um hat-trick, além de um golaço, de bicicleta, digno de concorrer ao Prêmio Puskás.

São 25 participações diretas nos 1230 minutos em que esteve em campo, em 2022, ou seja, uma média de uma a cada 49,2 minutos.

Ao todo, o atacante já soma incríveis 35 gols e cinco assistências em 41 duelos disputados. O brasileiro, até agora, tem um aproveitamento, incrível, de 87,8% com a camisa dos Dragões (35 vitórias, três empates e somente três derrotas).

Além disso, Markão já soma 58 gols em 88 partidas na China, além de 12 assistências. São 70 participações diretas, uma média de uma a cada 1,25 partida.

Antes de brilhar pelos Dragões, o jogador, revelado pelo Ituano, defendeu o Hebei Fortune, sendo artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 jogos, e o terceiro maior goleador do Campeonato Chinês, em 2020, balançando as redes outras 11 vezes, mas em 17 partidas. Ao todo, foram 47 duelos oficiais, com 23 tentos e sete assistências pelos Dragões.

Do outro lado do mundo, Markão também já brilhava, anteriormente, na Coréia do Sul, onde defendeu o Gyeongnam. Por lá, marcou 49 gols e deu 12 assistências, em 65 jogos disputados, em 2017 e 2018. Além disso, ainda foi apontado como o melhor jogador do país.