Artilheiro da Superliga Chinesa, grandalhão brasileiro ajudou os Dragões a diminuírem para três pontos a diferença para o líder Shandong Taishan, que ainda tem um jogo a mais

A Copa do Mundo começou no último domingo (20) com uma série de candidatos a craque do torneio. Enquanto isso, na China, um dos poucos países a seguir com a bola rolando durante o Mundial do Catar, o nome do centroavante Markão já é praticamente unanimidade quando se discute quem é o melhor jogador da Superliga.

Recuperado de lesão, nesta segunda-feira (21), o centroavante brasileiro voltou ao time titular e foi fundamental para a vitória sobre o Meizhou Wuhua, ao abrir caminho para a vitória de 3 a 0. Os compatriotas Admeilson e Davidson fizeram os outros gols.

Agora, o artilheiro isolado da competição nacional já soma 21 bolas na rede em 20 partidas no ano e segue perseguindo o recorde de gols em uma mesma edição na elite do futebol chinês, que foi conseguido pelo israelense Eran Zahavi, em 2019, quando anotou 29 tentos na liga pelo Guangzhou R&F.

“Muito bom voltar ao time titular marcando mais um gol. Tive uma pequena lesão que me tirou de campo por um tempo, mas já estou recuperado e feliz por ter ajudado o time a conseguir esse importante resultado que nos mantém dependendo apenas da gente próprio para conseguir o título”, afirmou.

Com o resultado, o Wuhan Three Towns chegou aos mesmos 62 pontos e diminuiu para três a distância para o Shandong Taishan, que foi derrotado na rodada pelo Chengdu Rongcheng. Além disso, os Dragões ainda estão com um duelo a menos em relação ao rival.

Markão tem sido o grande nome do Wuhan Three Towns, desde que chegou ao clube, no ano passado. Neste ano, foram vários os momentos em que virou notícia, não apenas na China, mas em vários outros lugares do mundo, como, por exemplo, após ter marcado um poker-trick e um hat-trick, além de um golaço, de bicicleta, digno de concorrer ao Prêmio Puskás.

São 23 participações diretas nos 1151 minutos em que esteve em campo, em 2022, ou seja, uma média de uma a cada 50 minutos.

Ao todo, o atacante já soma incríveis 33 gols e cinco assistências em 40 duelos disputados. O brasileiro, até agora, tem um aproveitamento, incrível, de 87,5% com a camisa dos Dragões (34 vitórias, três empates e somente três derrotas).

Além disso, Markão já soma 56 gols em 87 partidas na China, além de 12 assistências. São 68 participações diretas, uma média de uma a cada 1,27 partida.

Antes de brilhar pelos Dragões, o jogador, revelado pelo Ituano, defendeu o Hebei Fortune, sendo artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 jogos, e o terceiro maior goleador do Campeonato Chinês, em 2020, balançando as redes outras 11 vezes, mas em 17 partidas. Ao todo, foram 47 duelos oficiais, com 23 tentos e sete assistências pelos Dragões.

Do outro lado do mundo, Markão também já brilhava, anteriormente, na Coréia do Sul, onde defendeu o Gyeongnam. Por lá, marcou 49 gols e deu 12 assistências, em 65 jogos disputados, em 2017 e 2018. Além disso, ainda foi apontado como o melhor jogador do país.