Com 27 gols e ainda seis assistências, argentino fez de 2022 seu ano mais artilheiro e com mais participações diretas em tentos como jogador profissional

Jonathan Calleri encerrou a temporada com mais uma boa atuação na goleada de 4 a 0 do São Paulo sobre o Goiás, no domingo (13), pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Foram 33 participações diretas, contando a assistência para Luciano, no duelo disputado no Estádio da Serrinha. Destas, são nada menos que 27 gols, marca que faz de 2022, disparado, o ano mais goleador de sua carreira como jogador profissional, superando sua outra passagem pelo Tricolor, quando anotou 16 tentos em 2016, e pelo Boca Juniors, em 2015, quando foi às redes 15 vezes.

Referência no ataque do São Paulo, Calleri disputou 67 partidas na temporada e esteve em campo por 5.200 minutos. Com isso, registra, praticamente, uma participação direta a cada dois duelos (2,03) e, em minutagem, uma a cada 157,5 minutos. Além disso, teve uma média de 0,40 gols por jogo.

O camisa 9 foi vice-artilheiro do Paulista, com oito gols, e terceiro na lista de goleadores do Brasileirão, com 15 bolas na rede. Além disso, também anotou um tento na campanha do vice-campeonato da Copa Sul-Americana.

Quarto maior artilheiro estrangeiro da história do São Paulo
Calleri já disputou 114 jogos pelo São Paulo, somando a atual passagem com a anterior. Ao todo, marcou 48 gols, fato que o faz ser o terceiro maior artilheiro estrangeiro da história do São Paulo, atrás apenas de Sastre (56) e Pedro Rocha (119).

Além disso, são nove assistências, o que totaliza uma média de uma participação direta a cada duas partidas do camisa 9 pelo clube do Morumbi.

Ótimos números no Tricolor
A relação entre Calleri e o São Paulo foi iniciada em 2016, com um capítulo curto, mas, ao mesmo tempo, marcante. Foram 19 participações diretas em gol 31 jogos, com 16 bolas na rede, sendo nove em 12 duelos pela Libertadores, fato que o fez ser o artilheiro do torneio naquele ano e o atleta do Tricolor com mais bolas na rede em uma mesma edição na história da competição.

O grande rendimento, inclusive, o levou a ser convocado para defender a seleção argentina, nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, antes de iniciar um período de cinco anos atuando na Europa por West Ham, Las Palmas, Alavés, Espanyol e Osasuna.

No segundo semestre de 2021, o centroavante retornou ao Tricolor e manteve a efetividade, com 32 gols e mais seis assistências em 83 partidas.

Balanço da temporada e projeção para 2023
Apesar do grande desempenho individual, Calleri sabe que a temporada termina de maneira amarga para o São Paulo pela falta de títulos, com direito a duas derrotas em finais, e o fato de a equipe não ter conseguido vaga na Libertadores do ano que vem, ficando em nono lugar no Brasileiro, a dois pontos do Fortaleza, oitavo colocado e garantido no torneio sul-americano.

“Individualmente, os números mostram que foi um ano positivo para mim, mas saio de férias bastante chateado porque não conseguimos alcançar nenhum dos nossos objetivos na temporada. Chegamos em duas finais e, infelizmente, falhamos em ambas, assim como no Brasileiro, onde acabamos não conseguindo nem a vaga para a Libertadores”, analisou.

“Não tem nem muito o que dizer ao torcedor, que tem total razão de, assim como nós, ficar chateado. O São Paulo é um clube muito grande e, por isso, tem que estar sempre ganhando títulos. Vamos descansar agora, mas, no mês que vem, vamos nos dedicar para que em 2023 a gente possa ter um ano de conquistas”, finalizou.

Números de Calleri pelo São Paulo

Geral
114 jogos
48 gols
9 assistências

2022
67 jogos
27 gols
6 assistências

2021
16 jogos
5 gols

2016
31 jogos
16 gols
3 assistências

Maiores artilheiros estrangeiros do São Paulo
1º – Pedro Rocha (Uruguai) – 119 gols
2º – Sastre (Argentina) – 56 gols
3º – Calleri (São Paulo) – 48 gols