Presente em todos os jogos do Brasileiro, camisa 7 se tornou o único tricampeão da competição pelo clube no século, o jogador com mais vitórias e o sexto com mais taças na história, com nove conquistas

A história recente e extremamente vitoriosa do Palmeiras se confunde, em especial, com um jogador do atual elenco, Dudu. Tudo começou em 2015, quando o Alviverde surpreendeu o mercado da bola com um ‘chapéu’ nos rivais Corinthians e São Paulo para contratar o jogador. Iniciava-se ali uma relação de amor mútuo, recheada de conquistas coletivas e individuais. O Guerreiro do Verdão, como passou a ser conhecido, passava então a fascinar todos com grandes atuações e um estilo marcante, dentro e fora das quatro linhas, que o alçaram ao status de ídolo e o levaram a se transformar em uma espécie de máquina empilhadora de recordes e títulos. No total, já são nove, o último deles, o Campeonato Brasileiro de 2022, confirmado com a goleada sobre o Fortaleza, na última semana, e que o colocam como único atleta tricampeão da competição pelo clube no século e o sexto maior vencedor de toda a história da equipe. Agora, o camisa 7 irá alcançar outra marca que poucos conseguem chegar. Diante do América-MG, nesta quarta-feira (9), no Allianz Parque, ele disputará o seu jogo de número 400 pelo Palmeiras.

“Tenho orgulho da linda história que estou construindo no Palmeiras, um dos maiores clubes do mundo e que tanto amo. Chegar a 400 jogos é extraordinário. Marca ainda mais relevante se parar para olhar tudo o que eu já vivi aqui. Estou muito feliz pela conquista de outro Brasileiro, meu terceiro aqui, um campeonato tão difícil e disputado. Já são nove taças erguidas com essa camisa, e quero aumentar esses números e escrevendo novos capítulos tão brilhantes como os que passei ao longo desses anos”, ressaltou.

Símbolo da reconstrução do Palmeiras, Dudu foi protagonista nos três títulos brasileiros do time neste século (2016, 2018 e 2022). O meia-atacante ainda ganhou duas Libertadores (2020 e 2021), dois Paulistas (2020 e 2022), uma Copa do Brasil (2015) e uma Recopa Sul-Americana (2022). São nove títulos oficiais, o que o colocam na sexta posição no ranking de atletas com mais conquistas em toda a história do Verdão, ao lado de Oberdan Cattani e Carnera. Ademir da Guia e Junqueira lideram a lista, com 12 troféus.

“Todas as gerações, de todos os clubes, têm seus atletas importantes. Ser um dos nomes desse momento atual do Palmeiras e ouvi-lo sendo citado ao lado de outros grandes ídolos do clube é uma honra. Esse carinho que recebo dos palmeirenses me alegra demais, mas sempre prego que um grupo é feito de vários craques. Amo vestir essa camisa e espero seguir fazendo isso por muito tempo”, afirmou.

Marcas quebradas em 2022
Além dos três títulos conquistados, o ano tem sido bastante especial para Dudu. O camisa 7 quebrou uma série de marcas e, restando duas partidas para o término da temporada, pode conseguir outro feito raro. Ele é o único jogador palmeirense a disputar os 36 jogos da equipe neste Brasileirão. Dentre todos os atletas de linha que estão disputando a competição, somente ele e Cano, do Fluminense, participaram de todas as rodadas.

Em 2022, já são 64 duelos, com dez gols e 13 assistências. Caso entre em campo diante do América-MG e Internacional irá igualar as 66 atuações de 2018, ano em que mais entrou em campo pelo Verdão.

“Fico feliz, porque isso mostra que o meu trabalho e a minha parte física estão me ajudando. Graças a Deus não tive graves lesões, sem falar que tenho tomado menos cartões, venho me cuidando mais e contado ainda com um trabalho excelente de todos os profissionais do clube. Tudo isso, sem dúvidas, foi importante para que esse ano tenha sido especial”, analisou.

Anteriormente, Dudu já havia virado manchete ao se tornar o jogador com mais vitórias pelo Palmeiras em Campeonato Brasileiro, agora com 118, deixando para trás Emerson Leão (112), e também o atleta que mais vezes vestiu o manto alviverde no Século XXI, superando Marcos (392).

No ranking geral de toda a história do Palmeiras, com 399 jogos, Dudu é o 17º jogador que mais vezes defendeu a equipe.

Outras marcas
Quando o tema são os recordes, Dudu domina o assunto. O meia-atacante já é o maior artilheiro do Alviverde no Século XXI, com 85 gols marcados, fato que o coloca em 24º na lista geral, a dois tentos de Ademar Pantera e Lara.

Destes 85 gols, 45 aconteceram somente pelo Brasileiro, fazendo com que Dudu seja o maior goleador do Palmeiras na era dos pontos corridos e o segundo em toda a história da competição pelo clube, atrás somente de César Maluco, que balançou as redes 61 vezes entre 1967 e 1974.

Em número de assistências, ninguém sabe mais do que Dudu. São 95 pelo Palmeiras, sendo 45 somente no Allianz Parque, casa do clube, onde o camisa 7, além dos passes decisivos, também domina todas as outras listas: jogos (174), gols (39), vitórias (123).

Revelado pelo Cruzeiro e com partidas também pelo Grêmio na Série A, Dudu já soma 68 assistências em jogos válidos pelo Brasileirão, número máximo entre todos os atletas desde que a competição nacional passou a ser disputada por 20 times, em 2006.

Prêmios individuais
Além das conquistas coletivas, Dudu coleciona ainda uma série de taças individuais, incluindo uma Bola de Ouro (2018), quatro Bolas de Prata (2016, 2017, 2018 e 2019), um prêmio de melhor jogador do Brasileiro pela CBF (2018), dois da seleção do torneio da CBF (2016 e 2018) e um Troféu Mesa Redonda (2018).

Números de Dudu pelo Palmeiras

Geral
399 jogos
85 gols
95 assistências

Mais títulos oficiais pelo Verdão no Século XXI – 9 conquistas
Maior artilheiro do Século XXI – 85 gols
Mais jogos do atual elenco – 399 jogos
Maior artilheiro do Verdão nos pontos corridos – 50 gols
Jogador com mais atuações no Século XXI – 399
Jogador com mais vitórias pelo Palmeiras no Brasileiro – 118

Jogadores com mais títulos na história do Palmeiras
12 títulos: Ademir da Guia e Junqueira
11 títulos: Waldemar Fiune e Lima
10 títulos: Dudu (volante)
9 títulos: Dudu (atacante), Oberdan Cattani e Carnera

Segundo maior artilheiro do clube no BR
1º – César Maluco – 61 gols
2º – Dudu – 50 gols

Mais assistências no Brasileiro (2006 a 2022 – Com 20 clubes)
1º – Dudu – 68 assistências
2º – Everton Ribeiro – 61 assistências
3º – Diego Souza – 60 assistências
4º – Scarpa – 58 assistências

Rankings no Allianz Parque

Mais vitórias
1º – Dudu (123)

Mais jogos
1º – Dudu (174)
2º – Weverton (115)
3º – Gustavo Scarpa (111)

Maiores artilheiros
1º – Dudu (39 gols)
2º – Raphael Veiga (34 gols)

Mais assistências
1º – Dudu (45 assistências)
2º – Gustavo Scarpa (32 assistências)