Campeão paulista, da Libertadores e da Recopa Sul-Americana, lateral pode entrar para a história, ao lado do compatriota Merentiel, nesta quarta-feira (2)

Joaquín Piquerez está a um passo de entrar para mais um capítulo importante da história do Palmeiras. Caso o clube confirme o título do Campeonato Brasileiro, o lateral se tornará, ao lado de Merentiel, o primeiro uruguaio a ser campeão da competição pelo clube.

O Verdão recebe o Fortaleza, nesta quarta-feira (2), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, precisando de uma vitória para confirmar a conquista, independente de outros resultados. A equipe também pode até entrar em campo com o título já assegurado, caso o Inter não vença o América-MG, às 16h, fora de casa.

“Ter a chance de conquistar mais um título pelo Palmeiras, e ainda ser um dos primeiros uruguaios a alcançar essa marca, ao lado do Merentiel, em uma competição tão difícil e disputada como é o Brasileiro, é uma honra muito grande. Estamos ansiosos e na expectativa, mas temos mais jogos pela frente. Amanhã, temos uma partida bem dura contra o Fortaleza, que é um time bem forte fisicamente e busca objetivos importantes na competição. Confiamos na força do nosso grupo e no apoio da nossa torcida para conseguir impor o nosso jogo, vencer e alcançar o nosso objetivo”, afirmou.

Piquerez chegou ao Palmeiras em agosto do ano passado e, rapidamente, se firmou entre os titulares, tornando-se um dos principais jogadores da equipe, comandada por Abel Ferreira. Ainda em 2021, entrou para a história ao ser um dos destaques da reta final da campanha do título da Libertadores, com atuações decisivas nos duelos com o Atlético-MG, na semifinal, e diante do Flamengo, na decisão. Além disso, teve o privilégio de erguer a taça “dentro de casa”, no Estádio Centenário, em Montevidéu.

Em 2022, Piquerez manteve os desempenhos de alto nível e ajudou o Verdão a conquistar a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Paulista, além da ótima campanha no Brasileiro e na Copa Libertadores, onde a equipe caiu na semifinal.

“Cheguei há, relativamente, pouco tempo aqui e já me sinto super adaptado. É muito importante vir de outro país, de uma outra escola futebolística, e conseguir conquistar o meu espaço em um clube tão tradicional e forte como o Palmeiras. Nossa equipe é muito unida e sempre briga por coisas importantes. Espero que sigamos assim por mais tempo e que a gente possa dar mais alegrias aos nossos torcedores, que sempre nos apoiam”; finalizou.

Com 67 jogos pelo Palmeiras, sendo 61 como titular, Piquerez já é o quinto uruguaio que mais vezes vestiu a camisa do clube, atrás apenas de Matías Viña (70), Héctor Silva (80), Villadoniga (138) e Diogo (140). Até aqui, já marcou um gol e deu cinco assistências.

Dados de Piquerez pelo Palmeiras
67 jogos
61 jogos como titular
1 gol
5 assistências

Uruguaios com mais jogos pelo Palmeiras
1º – Diogo (140)
2º – Villadoniga (138)
3º – Héctor Silva (80)
4º – Matías Viña (70)
5º – Piquerez (67)