Goleiro brasileiro deu seu terceiro passe decisivo com a camisa dos Reds para o atacante egípcio no triunfo de 1 a 0 sobre os Citizens

Embaixo das traves, o goleiro Alisson é reconhecido por conta de suas grandes defesas, mas, vez ou outra, também se destaca de outras maneiras, como ocorreu neste domingo (16). No Anfield, o ídolo dos Reds parou o craque Erling Haaland, enquanto, com os pés, deu lindo lançamento para Salah marcar o gol da vitória do Liverpool, de 1 a 0, no clássico contra o Manchester City, pela 11ª rodada da Premier League.

O que chama ainda mais a atenção é a sintonia afinada entre o goleiro brasileiro e o atacante egípcio, afinal essa já é a terceira vez que o camisa 1 dá um passe decisivo para o companheiro. A primeira delas aconteceu na campanha do título da Premier League 2019/20, no triunfo sobre o Manchester United. Depois, na última temporada, o fato se repetiu, no 3 a 1 sobre o Norwich.

Após a partida, Alisson, que também já marcou um gol histórico pelo Liverpool, de cabeça, no dia 16 de maio de 2021, na vitória de 2 a 1 sobre o West Bromwich, descreveu o feito.

“Quando essas coisas acontecem, sempre ficam marcadas, ainda mais sendo em um clássico. O lançamento, mais uma vez, foi muito bonito. Não é uma coisa natural e que vai acontecer com frequência, mas é uma das armas que a gente tem. O Salah sabe da minha reposição de bola e eu conheço o potencial dele de velocidade e movimentação. O tempo que atuamos juntos aqui no Liverpool e antes também na Roma ajuda”, disse.

A assistência foi ainda mais importante por ter garantido o resultado positivo, que faz com que o Liverpool chegue aos 13 pontos e salte para a oitava colocação do Campeonato Inglês. Agora, na quarta-feira (19), a equipe recebe o West Ham.

“Quando enfrentamos o City, sabemos que temos que fazer uma partida perfeita. Tomar as decisões certas e não perder a concentração. Foi isso que aconteceu hoje. Fizemos um dos nossos jogos mais consistentes, tivemos uma grande performance e conseguimos esse resultado importantíssimo”, declarou.

“Agora, é continuar trabalhando que, consequentemente, as coisas irão melhorar. Sofremos no início da temporada com o desfalque de jogadores importantes, algumas atuações abaixo, mas, aos poucos, estamos retomando o padrão que o torcedor se acostumou a ver do Liverpool nas últimas temporadas”, completou.

Em sua quinta temporada no Liverpool, Alisson já realizou 197 partidas pelo clube, passou 87 delas sem sofrer gols, possui uma excelente média de 0,82 tento sofrido por duelo (foi vazado 163 vezes) e conquistou cinco títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019, Premier League 2019/20, a Copa da Liga Inglesa em fevereiro e a FA Cup em maio deste ano.

Alisson ainda ganhou diversos prêmios individuais graças ao seu grande desempenho em campo. Na temporada 2018/19, entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição.

Entre 2019 e 2020, Alisson foi eleito o melhor goleiro do mundo pelo Globe Soccer Awards, Uefa e Fifa.O arqueiro também já conquistou o prêmio Samba de Ouro, em 2019, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, também levou o troféu de melhor atleta da posição, na vitoriosa campanha do Brasil, na Copa América de 2019, e ainda foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.

Em 2020, o camisa 1 também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição, e entrou para a seleção ideal da Fifa, montado pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).