Ídolo e dono de uma série de marcas pelo Verdão, camisa 7 também superou Leão, com a vitória diante do Atlético-MG, na última quarta (28), tornando-se o atleta com mais triunfos pelo clube no Brasileiro

Um dos maiores nomes da história do Palmeiras, Dudu segue quebrando recordes pelo clube. Depois de se isolar como o jogador com mais vitórias pelo Verdão em Campeonato Brasileiro, agora, com 113 triunfos, deixando para trás Emerson Leão, o meia-atacante irá alcançar a marca de outro ex-goleiro histórico. Contra o Botafogo, na segunda-feira (3), o camisa 7 chegará a 392 partidas e igualará Marcos como o atleta que mais vezes vestiu o manto alviverde no Século XXI.

”É cada vez mais gratificante e me dá muito orgulho aumentar meus números e minha história nesse clube que tanto amo. Entrar nessa galeria de jogador que mais vezes atuou pelo clube no século é muito positivo e demonstra que o meu trabalho está sendo bem feito. É uma grande honra poder ver meu nome na mesma prateleira de outros grandes ídolos do Palmeiras, como o Leão e o Marcos. Amo vestir essa camisa e sempre darei a minha vida para defender o nosso time dentro e fora de campo” ressaltou.

”Também gostaria de destacar a importância da equipe de profissionais do Palmeiras, quem sempre me ajudou, mesmo quando eu saí do país. Em conjunto, a gente fez um trabalho extracampo muito bom e a minha regularidade de partidas jogadas é reflexo dessa dedicação de todos, minha e do pessoal que me orienta”, completou.

No ranking geral de toda a história do Palmeiras, Dudu é o 18º jogador que mais vezes defendeu a equipe e está a apenas três jogos de se igualar a Zeca, o 17º. Além disso, ainda neste ano, ele pode chegar a 400 partidas, marca que foi alcançada pela última vez no Verdão justamente por Marcos, em 2008.

Busca pelo terceiro Brasileiro e nono título pelo Verdão
Com oito títulos oficiais pelo Palmeiras, Dudu busca a sua terceira taça do Campeonato Brasileiro, que o faria empatar com Junqueira e o xará Dudu (Olegário Tolói de Oliveira) na segunda posição do ranking dos que mais conquistaram troféus pelo clube. Ademir da Guia está no topo da lista, com 11.

Se formos contar apenas os brasileiros por pontos corridos, porém, o camisa 7 será o primeiro a alcançar essa marca.

Com 60 pontos, o Palmeiras lidera o Brasileirão, com nove de vantagem para o vice-líder Fluminense. Depois do Botafogo, restarão apenas mais nove rodadas a serem disputadas

”Temos uma vantagem importante para os nossos rivais, mas sabemos o quanto o Campeonato Brasileiro é difícil e equilibrado. Já tive a honra de conquistar dois pelo Palmeiras e ter a chance de ser campeão, mais uma vez, é demais. Estamos muito focados e nos preparando jogo a jogo para conseguir as vitórias e, consequentemente, manter a distância na ponta. Na segunda, temos outro jogo duro contra o Botafogo, fora de casa, mas estamos preparados para voltar com um bom resultado”, afirmou.

Inúmeros outros recordes
Aliás, quando o tema são os recordes, o Baixola domina o assunto. O meia-atacante não só se tornará o atleta que mais atuou no Século XXI como também já é o maior artilheiro, com 82 gols marcados, fato que o coloca em 25º na lista geral, a dois tentos de Toninho Catarina, o 24º.

Destes 82 gols, 47 aconteceram somente pelo Brasileiro, fazendo com que Dudu seja o maior goleador do Alviverde na era dos pontos corridos e o segundo em toda a história da competição pelo clube, atrás somente de César Maluco, que balançou as redes 61 vezes entre 1967 e 1974.

Em número de assistências, ninguém sabe mais do que Dudu. São 92 pelo Palmeiras, sendo 42 somente no Allianz Parque, casa do clube, onde o camisa 7, além dos passes decisivos, também domina todas as outras listas: jogos (170), gols (37), vitórias (120).

Revelado pelo Cruzeiro e com partidas também pelo Grêmio na Série A, Dudu já soma 65 assistências em jogos válidos pelo Brasileirão, número máximo entre todos os atletas desde que a competição nacional passou a ser disputada por 20 times, em 2006.

História vencedora pelo Verdão e várias taças individuais
Dudu iniciou a sua vencedora trajetória no Palmeiras em 2015, quando se tornou um dos símbolos da reestruturação do time nas temporadas seguintes e alcançou o status de ídolo, sendo protagonista do elenco nas conquistas da Copa do Brasil de 2015, dos Brasileiros de 2016 e 2018 e do Paulistão de 2020, além da Florida Cup, também em 2020 (título não oficial).

Antes de dar uma pausa de uma temporada na sua trajetória de sucesso pelo Palmeiras para defender o Al Duhail, do Catar, ainda participou do início da campanha do título da Libertadores de 2020. Já de volta ao clube, no ano passado, seguiu dando alegrias para os palmeirenses com grandes atuações em mais uma conquista do torneio mais importante do continente. E, em 2022, da Recopa Sul-Americana e de outro Campeonato Paulista.

Além das conquistas coletivas, Dudu coleciona ainda uma série de taças individuais, incluindo uma Bola de Ouro (2018), quatro Bolas de Prata (2016, 2017, 2018 e 2019), um prêmio de melhor jogador do Brasileiro pela CBF (2018), dois da seleção do torneio da CBF (2016 e 2018) e um Troféu Mesa Redonda (2018).

Números de Dudu pelo Palmeiras

Geral
391 jogos
82 gols
92 assistências

Mais títulos oficiais pelo Verdão no Século XXI – 8 conquistas
Maior artilheiro do Século XXI – 82 gols
Mais jogos do atual elenco – 391 jogos
Maior artilheiro do Verdão nos pontos corridos – 47 gols

Segundo jogador com mais atuações no Século XXI
1º – Marcos (392 jogos)
2º – Dudu (391 jogos)

Mais vitórias pelo Palmeiras no Brasileiro
1º – Dudu – 113 vitórias
2º – Emerson Leão – 112 vitórias
3º – Ademir da Guia – 109 vitórias

Jogadores com mais títulos na história do Palmeiras
11 títulos: Ademir da Guia e Marcos
9 títulos: Junqueira e Dudu (volante)
8 títulos: Dudu (atacante), Sérgio (goleiro) e Zinho

Segundo maior artilheiro do clube no BR
1º – César Maluco – 61 gols
2º – Dudu – 47 gols
3º – Leivinha – 40 gols

Mais assistências no Brasileiro (2006 a 2022 – Com 20 clubes)
1º – Dudu – 65 assistências
2º – Everton Ribeiro – 61 assistências
3º – Diego Souza – 60 assistências
4º – Arrascaeta – 55 assistências
5º – Scarpa – 54 assistências

Rankings no Allianz Parque

Mais vitórias
1º – Dudu (120)

Mais jogos
1º – Dudu (170)
2º – Weverton (111)
3º – Willian (108)

Maiores artilheiros
1º – Dudu (37 gols)
2º – Raphael Veiga (34 gols)

Mais assistências
1º – Dudu (42 assistências)
2º – Gustavo Scarpa (29 assistências)