Grande nome do triunfo de 5 a 1 sobre o Shenzhen, centroavante brasileiro já acumula 16 bolas na rede e duas assistências em 14 jogos na temporada

O centroavante Markão segue fazendo história na China. Com mais dois gols marcados na goleada de 5 a 1 do Wuhan Three Towns sobre o Shenzhen, no último final de semana, pela 15ª rodada da Superliga Chinesa, o grandalhão brasileiro ultrapassou a marca de 50 tentos no país asiático. Agora, já são 51 em 80 jogos, além de 12 assistências. São 63 participações diretas, uma média de uma a cada 1,26 partida.

Somente pelo Wuhan Three Towns, Markão já soma incríveis 28 gols e cinco assistências em 34 duelos disputados. São 33 participações diretas em 2178 minutos. Uma média de uma a cada 66 minutos. E não para por aí. O brasileiro, até agora, segue invicto com a camisa dos Dragões, com impressionantes 31 vitórias e três empates.

Nesta temporada, o camisa 13 acumula 16 bolas na rede em 14 partidas, o que o faz ser artilheiro isolado do Campeonato Chinês, com quase o dobro do segundo colocado do ranking, o companheiro de equipe e compatriota Davidson, que marcou nove gols. Além disso, o atacante, que, em 2022, já fez o poker-trick e um hat-trick, soma também duas assistências, totalizando 18 participações diretas em 14 jogos no ano, uma média superior a uma por duelo.

O que chama, ainda mais, atenção é a participação de Markão, se levarmos em consideração a sua minutagem em campo. Em 2022, são 722 minutos, o que garante uma média de uma a cada 40,1 minutos.

No último domingo, Markão marcou os dois primeiros gols do confronto. Ademilson, He Chao e Davidson fizeram os outros tentos, que levam o Wuhan Three Towns aos 43 pontos, mantendo quatro de vantagem para o vice-líder Shandong Taishan. Frank Acheampong fez o de honra dos visitantes, que ocupam a 13º posição na tabela de classificação.

Na próxima rodada, o Wuhan Three Towns visita o Changchun Yatai, na segunda-feira (5).

”Como sempre digo, estou muito feliz pela grande fase que estou vivendo. Já passei grandes momentos na Coréia do Sul e até mesmo aqui na China, mas essa temporada está sendo especial, tanto pelos números individuais quanto pelo desempenho da equipe”, afirmou.

”Ultrapassar uma marca como essa, de 50 gols aqui na China, é algo fantástico e que me alegra bastante. Se somar meus números aqui no país e na Coréia, já são 100 gols, muita coisa. Isso mostra que estou fazendo bem o meu trabalho. Vou continuar me dedicando bastante diariamente para seguir ajudando o clube e, quem sabe, conseguir chegar ao nosso grande objetivo, que é o título”., ressaltou.

Antes de brilhar pelos Dragões, o jogador, revelado pelo Ituano, defendeu o Hebei Fortune, sendo artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 jogos, e o terceiro maior goleador do Campeonato Chinês, em 2020, balançando as redes outras 11 vezes, mas em 17 partidas. Ao todo, foram 47 duelos oficiais, com 23 tentos e sete assistências pelos Dragões.

Do outro lado do mundo, Markão também já brilhava, anteriormente, na Coréia do Sul, onde defendeu o Gyeongnam. Por lá, marcou 49 gols e deu 12 assistências, em 65 jogos disputados, em 2017 e 2018. Além disso, ainda foi apontado como o melhor jogador do país.