Meia-atacante, que fez o seu primeiro jogo como atleta profissional, na Coréia do Sul, em 2011, assinou contrato em definitivo com o clube árabe pelo período de dois anos

Morato está de volta ao continente asiático. Onze anos e meio depois de ter iniciado a sua trajetória como jogador profissional, no Gyeongnam, da Coreia do Sul, o meia-atacante foi anunciado oficialmente como novo reforço do Al Khaleej, clube recém-promovido à elite do futebol da Arábia Saudita. O contrato com a nova equipe terá duração de dois anos.

Animado com o acerto, Morato mostrou disposição com o novo desafio na carreira. ”Chego com muita vontade de ajudar. Estava feliz no Avaí e serei sempre grato pelo tempo em que estive lá, mas, quando o meu empresário comentou do interesse do Al Khaleej, sentei com ele e com a minha família e, juntos, achamos que, nesse momento, seria uma ótima oportunidade retornar para o exterior. Estou bastante feliz e pronto para dar o meu melhor”, afirmou.

Morato já pode fazer sua estreia pelo Al Khaleej nesta quinta-feira (25), diante do Al Hilal, atual vencedor da Liga Saudita e maior campeão nacional, com 18 títulos.

”Me sinto bem e já me coloquei à disposição da comissão técnica. Logo na minha possível estreia, já teremos um baita desafio, contra um dos melhores time do país e do continente, mas estamos confiantes. Junto comigo, vários outros jogadores de qualidade também chegaram ao clube e a nossa expectativa é muito boa. Trabalho e dedicação não faltarão para ajudar o time a alcançar nossos objetivos”, projetou.

Diferentemente da maioria dos atletas, Morato fez seu primeiro jogo como profissional na Coreia do Sul, em 2011, pelo Gyongnam FC. O brasileiro permaneceu no continente asiático até 2013, quando retornou ao país para defender a Ferroviária-SP. No ano seguinte, transferiu-se ao Mogi Mirim-SP, e, posteriormente, passou por Boa Esporte-MG e Cascavel-PR, até chegar ao Ituano-SP, em 2016, onde se destacou na campanha do Paulistão, chamando a atenção do São Paulo.

No time do Morumbi, onde já havia passado parte da sua infância, nas categorias de base, Morato foi atrapalhado por uma grave lesão no joelho. Depois, passou por Sport, novamente Ituano e Red Bull Bragantino, onde viveu a grande fase da sua carreira, sendo um dos principais nomes do título da Série B de 2019 e do Troféu do Interior de 2020, taça que já havia levantado pelo Galo de Itu três anos antes. Nas duas últimas temporadas, atuou por Vasco e Avaí e, agora, aos 29 anos, parte para sua segunda experiência no exterior.