Artilheiro da Superliga, centroavante brasileiro deixou a sua marca no triunfo de 2 a 1, de virada, sobre o Meizhou Wuhua, fora de casa

Ninguém mais tem dúvida de que o centroavante Markão é o grande nome da Superliga Chinesa e da excelente campanha do líder Wuhan Three Towns, recém-promovido da Série B, na temporada. Nesta segunda-feira (22), o grandalhão brasileiro voltou a se destacar ao marcar, de cabeça, o gol que iniciou a reação da equipe, no triunfo de virada, por 2 a 1, sobre o Meizhou Wuhua, fora de casa, pela 14ª rodada da competição nacional. Xie Penghei fez o outro tento dos Dragões, enquanto Aleksa Vukanovic anotou para os mandantes.

Com mais uma bola na rede, Markão se isola, ainda mais, na artilharia do Campeonato Chinês, agora com 14 gols. Atrás dele, aparecem Crysan, Zhang Yuning e Davidson, todos com oito. O atacante, que, em 2022, já fez o poker-trick e um hat-trick, soma também duas assistências, totalizando 16 participações diretas em 13 jogos no ano, uma média superior a uma por duelo.

O que chama, ainda mais, atenção é a participação de Markão, se levarmos em consideração a sua minutagem em campo. Em 2022, são 665 minutos, o que garante uma média de uma a cada 41,5 minutos.

Em excelente fase desde que desembarcou no país asiático, o jogador já soma incríveis 26 gols e cinco assistências em 33 partidas. São 31 participações diretas em 2121 minutos. Uma média de uma a cada 68,4 minutos. E não para por aí. O brasileiro, até agora, segue invicto pelo Wuhan Three Towns, com impressionantes 30 vitórias e três empates.

“Já tive grandes anos na minha carreira, tanto no Brasil , principalmente, na Coréia do Sul, mas acho que, aqui na China, consegui evoluir, ainda mais. E acredito que 2022 esteja sendo a minha melhor temporada. Os números ajudam a mostrar isso e estou conseguindo ajudar os meus companheiros a brigamos pelo nosso grande objetivo. Temos que manter os pés no chão e seguir trabalhando, mas, espero que, juntos, quem sabe, possamos até conseguir um feito histórico, que seria conquistar o título da principal competição da China. E justo no primeiro ano que o clube está disputando”, afirmou.

Com mais uma vitória, o Wuhan Three Towns vai a 40 pontos e mantém quatro de vantagem para o vice-líder Shandong Taishan. Na 15ª rodada, a equipe enfrenta o Shenzhen FC, no domingo (28).

Antes de brilhar pelos Dragões, o jogador, revelado no Ituano, defendeu o Hebei Fortune, sendo artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 jogos, e o terceiro maior goleador do Campeonato Chinês, em 2020, balançando as redes 11 vezes, novamente, mas em 17 partidas. Ao todo, foram 47 duelos oficiais, com 23 tentos e sete assistências pelos Dragões.

Somando os números pelo Hebei Fortune e os de agora pelo Wuhan Three Towns, Markão já balançou as redes 49 vezes e deu 12 assistências, em 79 jogos disputados na China. São 61 participações diretas em gol, uma média de uma a cada 1,29 partida.

Do outro lado do mundo, o jogador também já brilhava, anteriormente, na Coréia do Sul, onde defendeu o Gyeongnam. Por lá, marcou 49 gols e deu 12 assistências, em 65 jogos disputados, em 2017 e 2018. Além disso, ainda foi apontado como o melhor jogador do país.