Invicto desde que chegou ao clube no meio do ano passado, atacante marcou o seu 13º gol em 12 jogos na temporada no triunfo de 3 a 0 sobre o Henan Songshan Longmen. Ao todo, já são 25 bolas na rede e cinco assistências em 32 atuações

Se tem jogo do Wuhan Three Towns, então tem atuação de destaque do centroavante Markão. Essa é a rotina desde que o brasileiro chegou ao clube, no meio da temporada 2021, quando foi o grande nome do acesso da equipe e, agora na atual temporada, onde é o artilheiro e principal jogador da Superliga Chinesa, ajudando os Dragões a seguirem invictos e na liderança da competição. Nesta quarta-feira (17), o grandalhão voltou a balançar as redes, de pênalti, abrindo caminho para o triunfo de 3 a 0 sobre o Henan Songshan Longmen. Zhang Xiaobin e Nicolae Stanciu fizeram os outros gols da partida.

Com mais uma bola na rede, Markão se isola, ainda mais, na artilharia do Campeonato Chinês, agora com 13 gols. O atacante, que, na rodada anterior, já havia balançado as redes quatro vezes na goleada sobre o Beijing Guoan, soma também duas assistências, totalizando 15 participações diretas em 12 jogos no ano, uma média superior a uma por duelo.

O que chama, ainda mais, atenção é a participação de Markão, se levarmos em consideração a sua minutagem em campo, em 2022. São 582 minutos, o que garante uma média de uma a cada 38,8 minutos.

Em excelente fase desde que desembarcou no país asiático, o jogador já soma incríveis 25 gols e cinco assistências em 32 partidas. São 30 participações diretas em 2038 minutos. Uma média de uma a cada 67,9 minutos. E não para por aí. O brasileiro, até agora, segue invicto pelo Wuhan Three Towns, com 29 vitórias e três empates.

“Estou muito contente com a fase espetacular que tenho vivido desde que cheguei ao futebol asiático, especialmente esse último ano no Wuhan Three Towns. Nesta temporada, já pude fazer 13 gols, dar assistências e ajudar o time a seguir invicto e na liderança”, afirmou.

“Aliás, ainda não perdi desde que cheguei aqui. São 32 jogos, muita coisa. Tudo isso me deixa ainda mais contente e vou seguir trabalhando para manter tudo isso até o fim do ano para que possamos chegar ao nosso grande objetivo, que é vencer a Superliga”, acrescentou.

Com o resultado, o Wuhan Three Towns vai a 37 pontos e mantém quatro de vantagem para o vice-líder Shandong Taishan. Na 14ª rodada, a equipe enfrenta o Meizhou Wuhua, na segunda-feira (22).

Antes de brilhar pelos Dragões, o jogador, revelado no Ituano, defendeu o Hebei Fortune, sendo artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 jogos, e o terceiro maior goleador do Campeonato Chinês, em 2020, balançando as redes 11 vezes, novamente, mas em 17 partidas. Ao todo, foram 47 duelos oficiais, com 23 tentos e sete assistências pelos Dragões.

Somando os números pelo Hebei Fortune e os de agora pelo Wuhan Three Towns, Markão já balançou as redes 48 vezes e deu 12 assistências, em 78 jogos disputados na China. São 60 participações diretas em gol, uma média de uma a cada 1,3 partida.

Do outro lado do mundo, o jogador também já brilhava, anteriormente, na Coréia do Sul, onde defendeu o Gyeongnam. Por lá, marcou 49 gols e deu 12 assistências em 65 jogos disputados, em 2017 e 2018. Além disso, ainda foi apontado como o melhor jogador do país.