Centroavante brasileiro teve outra atuação de gala, na goleada de 5 a 1 sobre o Beijing Guoan, e chega a incríveis 12 gols e duas assistências em 11 jogos na temporada

Certamente, o dia 12 de agosto será um daqueles que nunca mais vai sair da memória do centroavante Markão. A estrela do brasileiro tem brilhado, e muito, do outro lado do mundo, mas, nesta sexta-feira, o principal jogador do Wuhan Three Towns, e, talvez, do país asiático, atingiu um feito que quase nenhum outro atleta consegue ao longo da carreira. O grandalhão fez um poker-trick, isto é, quatro gols no mesmo jogo, na goleada de 5 a 1 sobre o Beijing Guoan, em casa, pela 11ª rodada da Superliga Chinesa.

Na primeira etapa, Markão marcou seus dois primeiros gols, de cabeça, uma de suas principais especialidades, aproveitando cobranças de escanteio. Antes do intervalo, Zhang Yuning descontou para os visitantes, mas o camisa 13 estava impossível. No segundo tempo, anotou mais dois golaços, primeiro, ganhando da marcação e acertando bela finalização, no ângulo, em chute de fora da área. Depois, ao se livrar do marcador, invadir a área e bater, com extrema habilidade, no canto do goleiro. Davidson ainda fez o quinto e deu números finais ao confronto.

”Sem dúvidas, hoje é um daqueles dias inesquecíveis. Vou lembrar pra sempre desse jogo, afinal de contas, marcar quatro gols em uma só partida é algo maravilhoso e bem raro. Nesta temporada, já tinha feito três gols uma vez, o que já é bem difícil. Quatro, então, é algo marcante demais e que poucos conseguem na carreira profissional”, afirmou.

Com as quatro bolas na rede, Markão se isola, ainda mais, na artilharia da Superliga, com 12 gols. O atacante ainda soma duas assistências, totalizando 14 participações diretas em 11 jogos na temporada, uma média superior a uma por duelo.

O que chama, ainda mais, atenção é a participação de Markão, se levarmos em consideração a sua minutagem em campo, em 2022. São 513 minutos, o que garante uma média de uma a cada 36,6 minutos.

Em excelente fase desde que desembarcou no país asiático, o jogador já soma incríveis 24 gols e cinco assistências em 31 partidas. São 29 participações diretas em 1969 minutos em campo. Uma média de uma a cada 67,5 minutos. E não para por aí. O brasileiro, até agora, segue invicto pelo Wuhan Three Towns, com 28 vitórias e três empates.

”Os números e o feito de hoje são incríveis, mas o mais importante é estar conseguindo ajudar o time a manter a invencibilidade e a liderança. Estamos no caminho certo. Quando cheguei, o objetivo era disputar a primeira divisão e a gente alcançou a nossa meta. Agora, a ideia é brigar pelo título e vamos seguir trabalhando muito para atingir isso”, ressaltou Markão.

Com o resultado, o Wuhan Three Towns vai a 31 pontos e mantém quatro de vantagem para o vice-líder Shandong Taishan. Na 12ª rodada, a equipe enfrenta o Henan Songshan Longmen, na terça-feira (16), às 8h30 (de Brasília).

Antes de brilhar pelo atual clube, o jogador, revelado no Ituano, defendeu o Hebei Fortune, sendo artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 jogos, e o terceiro maior goleador do Campeonato Chinês, em 2020, balançando as redes 11 vezes, novamente, mas em 17 partidas. Ao todo, foram 47 duelos oficiais, com 23 tentos e sete assistências pelos Dragões.

Somando os números pelo Hebei Fortune e os de agora pelo Wuhan Three Towns, Markão já balançou as redes 47 vezes e deu 12 assistências, em 77 jogos disputados na China. São 59 participações diretas em gol, uma média de uma a cada 1,3 partida.

Do outro lado do mundo, o jogador também já brilhava, anteriormente, na Coréia do Sul, onde defendeu o Gyeongnam. Por lá, marcou 49 gols e deu 12 assistências em 65 jogos disputados, em 2017 e 2018. Além disso, ainda foi apontado como o melhor jogador do país.