Completamente recuperado de lesão, defensor, que é uma das referências técnicas dos Camponeses, entrou em campo no segundo tempo do triunfo de 5 a 3 do time comandado por Ruud van Nistelrooy

Crédito: PSV/Divulgação

O início da segunda temporda de André Ramalho vestindo a camisa do PSV não poderia começar de maneira mais positiva. Neste sábado (30), o zagueiro não só voltou a entrar em campo após recuperar-se de lesão, como também ajudou o time de Eindhoven a conquistar mais um título da Supercopa da Holanda, com uma vitória de 5 a 3 sobre o Ajax, na Johan Cruijff Arena, em Amsterdã, naquele que é conhecido como o maior clássico do futebol do país.

André Ramalho entrou em campo no segundo tempo, quando a partida estava empatada em 2 a 2, e acabou tendo participação fundamental no resultado, dando segurança ao sistema defensivo e ajudando no início da construção das jogadas ofensivas. Guus Til, três vezes, Cody Gakpo e Xavi Simons fizeram os gols dos Camponeses, enquanto Steven Bergwijn, Antony e Mohhamed Kudus anotaram os tentos do Ajax.

Após a partida, André Ramalho comemorou bastante a conquista da equipe, que é a maior vencedora da Supercopa da Holanda, com agora 13 títulos. O brasileiro, por sua vez, levantou sua terceira taça pelo PSV, a segunda do torneio, além de uma Copa da Holanda. E melhor: todas sobre o arquirrival Ajax.

“O sentimento de começar mais uma temporada vencendo outra Supercopa da Holanda, novamente sobre o nosso maior rival, é incrível. Merecemos demais esse título. Eu e meus companheiros temos que comemorar muito ao lado da nossa torcida”, afirmou.

“Eu, particularmente, estou duplamente feliz. Abdiquei de alguns momentos das minhas férias para poder me recuperar de uma lesão e esse esforço valeu muito a pena. Com a ajuda de todo o departamento médico e da minha família, que entendeu a situação e ficou todo momento ao meu lado, consegui me recuperar e já entrar em campo nessa decisão. Espero que esse seja o terceiro de muitos outros títulos pelo PSV”, completou.

Em sua primeira temporada pelo PSV, André Ramalho se transformou em um dos símbolos e principais jogadores da equipe. Não só por sua qualidade defensiva, ajudando a equipe a sair de campo 13 vezes sem ser vazada, como também por seu poder de liderança dentro e fora das quatro linhas e a boa presença no ataque, marcando três gols e dando três assistências, em 37 jogos, sendo 36 deles como titular.

Vale lembrar que antes de vestir a camisa do PSV, André Ramalho também brilhou muito e não se cansou de ser campeão pelo Red Bull Salzburg. Ao todo, foram 11, sendo seis da Bundesliga (2013/14, 2014/15, 2017/18, 2018/19, 2019/20 e 2020/21) e mais cinco da Copa da Áustria (2013/14, 2014/15, 2018/19, 2019/20, 2020/21). No geral, disputou 240 jogos oficiais, número que o coloca como o 19º jogador que mais vezes vestiu a camisa dos Touros. Entre todos os estrangeiros, o zagueiro, que marcou 20 gols e deu 12 assistências, só fica atrás do suíço Christian Schwegle (246), levando em consideração somente a nova era do clube.