Titular absoluto e um dos principais jogadores do time, desde que foi contratado, na última temporada, lateral já foi campeão da Libertadores, Paulista e Recopa Sul-Americana com a camisa alviverde

Titular absoluto e um dos grandes destaques do Palmeiras, desde que chegou ao clube, no ano passado, Joaquín Piquerez está pronto para viver mais um momento especial com a camisa alviverde. Na próxima segunda-feira (18), o lateral-esquerdo atingirá a marca de 50 jogos pelo Verdão, no duelo com o Cuiabá, às 20h (de Brasília), em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

”Entrar em campo vestindo a camisa do Palmeiras já é sempre especial. Alcançar essa marca de 50 jogos, então, é uma satisfação e uma honra enorme. Cheguei aqui há menos de um ano e parece que já tem muito mais tempo. Sempre fui super bem tratado por todos, funcionários e companheiros de clube e também pela nossa apaixonada torcida. Espero seguir retribuindo todo esse carinho com boas atuações e mais títulos”, afirmou.

Sucesso absoluto em menos de um ano de clube
Piquerez chegou ao Palmeiras em agosto do ano passado, trazendo na bagagem boas passagens por Defensor Sporting, River Plate e Peñarol, todos do Uruguai. Sem grandes dificuldades de adaptação e com atuações sólidas, o camisa 22 tomou conta da lateral-esquerda, conquistando a confiança de Abel Ferreira e do torcedor palmeirense.

Mais do que isso, em poucos meses, entrou para a história do Verdão ao ser um dos destaques da reta final da campanha do título da Libertadores de 2021, com atuações decisivas nos duelos com o Atlético-MG, na semifinal, e no jogo contra o Flamengo, na decisão, na Uruguai. Além disso, teve o privilégio de erguer a taça “dentro de casa”, no Estádio Centenário, em Montevidéu.

Em 2022, Piquerez segue mostrando o quanto é importante para a equipe, com atuações de alto nível, que ajudaram o clube a conquistar a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Paulista.

Além disso, apesar da eliminação, nos pênaltis, na última quinta-feira (14), pela Copa do Brasil, onde marcou o seu primeiro gol pelo Palmeiras, o uruguaio vem contribuindo para que o time siga vivo na briga por mais dois títulos: a Libertadores, onde enfrentará o Atlético-MG, nas quartas de final, e o Brasileiro, que tem a equipe como líder isolada, com 30 pontos, um a mais que o segundo colocado, Corinthians.

”Fizemos um bom jogo contra o São Paulo. Uma partida bem sólida, mas, infelizmente, acabamos sofrendo o gol no segundo tempo e fomos eliminados, nos pênaltis, mesmo com a vitória no tempo normal. Assim como todos os meus companheiros, fiquei super chateado. Difícil dormir. Teria trocado o meu primeiro gol no clube pela classificação. Mas, isso já é passado e temos que focar no que vem pela frente. Já fomos duas vezes campeões neste ano e estamos nas quartas de final da Libertadores. Além disso, somos os primeiros do Brasileiro, que é um dos campeonatos mais difíceis e equilibrados do mundo. Sabemos como essas competições são duras, mas vamos seguir trabalhando forte para brigarmos pelo título”, finalizou.

Números positivos
Desde sua estreia pelo Palmeiras, Piquerez participou de 49 dos 75 jogos do time no período. Titular 43 vezes, o uruguaio marcou o seu primeiro gol pelo clube na última quinta-feira, contra o São Paulo, e também já deu quatro assistências. Além disso, com ele em campo, o aproveitamento é de 70,06% (31 vitórias, 10 empates e somente oito derrotas). Isso sem falar na baixa média de gols sofridos: 0,73 (36).

Sem o lateral, o desempenho da equipe cai para 61,53% de aproveitamento (14 vitórias, seis empates e seis derrotas em 26 partidas). A média de gols sofridos também piora e sobe para 0,92 (24).

Dados de Piquerez pelo Palmeiras
49 jogos
43 jogos como titular
1 gol
4 assistências
31 vitórias
10 empates
8 derrotas
36 gols sofridos pelo time
87 gols feitos pelo time
70,06% de aproveitamento
0,73 de média de gols sofridos