Vice-artilheiro da competição nacional, com cinco bolas na rede em seis jogos, camisa 13 fez o primeiro tento do triunfo de 5 a 0 sobre o Hebei Fortune, seu ex-clube, em partida válida pela sexta rodada

O atacante brasileiro Markão voltou a ser destaque na China. Neste domingo (26), o camisa 13 balançou as redes pela terceira partida consecutiva e iniciou a goleada de 5 a 0 do líder Wuhan Three Towns sobre o Hebei Fortune, no Hankou Cultural Sports Center, pela sexta rodada da Superliga Chinesa.

O gol marcado com um toque de qualidade na saída do goleiro, logo aos dois minutos de bola rolando, foi o quinto do centroavante em apenas seis jogos na temporada, sendo o quarto nos últimos três duelos.

Tal fato coloca Markão na vice-artilharia da competição, atrás só de Zhang Yuning, do Beijing Guoan, com seis tentos, e ao lado de Fernando Karanga, do Henan Songshan Longmen, e do companheiro de time, Davidson, que fez dois na partida de hoje. Ademilson e Nicolae Stanciu anotaram os outros gols da goleada diante do lanterna.

”É sempre muito bom poder ajudar o time com gols e boas atuações. Esse início de temporada, mais uma vez, está sendo muito bom para mim e para o time. Voltamos a fazer um grande jogo e conseguimos outro excelente resultado, que nos mantém na liderança. Tenho certeza de que iremos continuar evoluindo a cada rodada e brigaremos pelo tão sonhado título”, ressaltou Markão.

Com mais um placar elástico, o Wuhan Three Towns ampliou o seu excelente saldo de gols para 18 e, assim, segue na liderança do Campeonato Chinês, com os mesmos 16 pontos do Shanghai Shenhua, que tem saldo de oito.

Em 2022, Markão segue chamando a atenção pela boa participação, principalmente considerando sua minutagem em campo. Com cinco gols e ainda uma assistência em 255 minutos, o atacante possui uma média de uma a cada 42,5 minutos.

Em sua segunda temporada pela equipe azul e branca, o grandalhão de 1,96m já soma incríveis 17 gols e quatro assistências em 26 jogos. São 21 participações diretas em 1479 minutos em campo. Uma média de uma a cada 70,4 minutos. E não para por aí. O brasileiro, até agora, segue invicto pelo Wuhan Three Towns, com 23 vitórias e três empates.

Antes de brilhar pelo atual clube, o jogador, revelado no Ituano, defendeu justamente o Hebei Fortune. No adversário, goleado pela segunda vez em 2022, Markão também foi muito bem, sendo artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 jogos, e o terceiro maior goleador do Campeonato Chinês, em 2020, balançando as redes 11 vezes, novamente, mas em 17 partidas. Ao todo, foram 47 duelos oficiais, com 23 tentos e sete assistências pelos Dragões.

Somando os números pelo Hebei Fortune e os de agora pelo Wuhan Three Towns, Markão já balançou as redes 40 vezes e deu 11 assistências, em 73 jogos disputados na China. São 51 participações diretas em gol, uma média de uma a cada 1,43 partida.

Do outro lado do mundo, o jogador também já brilhava, anteriormente, na Coréia do Sul, onde defendeu o Gyeongnam. Por lá, marcou 49 gols e deu 12 assistências em 65 jogos disputados, em 2017 e 2018. Além disso, ainda foi apontado como o melhor jogador do país.