Lateral já soma nove títulos como profissional, sendo seis pelo Atlético-MG e outros três pelo Corinthians, clube onde foi revelado. Na base, também foram inúmeras conquistas, incluindo a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio

Neste sábado (25), o Atlético Mineiro recebe o Fortaleza, às 21h (de Brasília), no Mineirão. O duelo, válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, tem tudo para ser especial para o lateral-esquerdo Guilherme Arana. Um dos principais destaques da equipe desde o momento em que fez sua estreia, em fevereiro de 2020, o jogador, de 25 anos, pode atingir a marca de 250 partidas na carreira profissional, caso entre em campo.

”Fico muito contente por alcançar esse número expressivo de 250 jogos como profissional, justamente nesse momento tão bom que vivo na carreira. Tudo tem caminhado muito bem desde a minha chegada ao Atlético. Já conquistei vários títulos, evoluí em todos os sentidos, ganhei prêmios individuais e, graças ao meu amadurecimento e dedicação, além da estrutura do clube e dos ótimos profissionais que trabalham aqui, cheguei à Seleção”, ressaltou.

”Pensar em tudo o que eu passei e superei, sempre com o suporte da minha família, só faz eu me sentir ainda mais orgulhoso. Nada foi fácil, mas valeu demais a pena. Agradeço a todos que, de alguma forma, me ajudaram. Podem ter certeza de que continuarei trabalhando muito para aumentar essa minha marca de atuações, títulos e, quem sabe, poder realizar o sonho de defender o Brasil na Copa do Mundo”, acrescentou o jogador, que, diante do Flamengo, alcançou ainda a marca de 150 vitórias como profissional.

Melhor momento da carreira no Galo
Em sua terceira temporada pelo Atlético-MG, Guilherme Arana sempre foi uma das peças mais importantes do time, sendo fundamental nas conquistas de três títulos estaduais (2020, 2021 e 2022), do Campeonato Brasileiro (2021), da Copa do Brasil (2021) e da Supercopa do Brasil (2022).

O grande desempenho levou o camisa 13 a ganhar também diversos troféus individuais. Nos dois últimos anos, foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão e ganhou os principais prêmios do país: CBF, Bola de Prata e Mesa Redonda. Além disso, também fez parte da equipe ideal do Campeonato Mineiro e da Copa Libertadores do ano passado.

Agora, em 2022, ele vem mantendo o alto nível. Já são 27 jogos, com três gols e sete assistências, ajudando o Galo a sair de campo com 18 vitórias e derrotado somente uma vez.

É no Atlético-MG, aliás, que Arana mais vezes entrou em campo como profissional, mais balançou as redes e distribuiu o maior número de assistências. Até aqui, o lateral soma 124 partidas (120 como titular), 14 gols e 24 assistências.

O Fortaleza, adversário deste fim de semana, inclusive, é um dos prediletos de Arana desde que ele chegou ao Galo. Em quatro confrontos, foram dois gols marcados, ambos no Mineirão, palco onde o lateral mais balançou as redes (oito vezes), incluindo o da goleada na semifinal da campanha do título da Copa do Brasil do ano passado.

Convocações recentes para a Seleção
A grande fase vivida por Guilherme Arana tem o levado a ser constantemente convocado para defender a Seleção Brasileira. Ao todo, seu nome já fez parte da lista do técnico Tite cinco vezes. A primeira delas, em novembro de 2020, para o jogo contra o Uruguai, pelas Eliminatórias.

Em 2021, foram mais duas convocações para a seleção principal, com direito a estreia, com grande atuação, na vitória de 3 a 0 sobre a Venezuela.

Na atual temporada, Arana também foi convocado para as últimas rodadas das Eliminatórias, estando em campo nas goleadas sobre o Chile e Bolívia, ambas por 4 a 0, e, mais recentemente, no triunfo sobre o Japão, em amistoso disputado em Tóquio.

Arana, que agora vive a expectativa pela convocação para a última data Fifa, em setembro, e para a Copa do Mundo, também fez 17 jogos pelas seleções de base, incluindo os seis duelos na campanha do ouro olímpico.

Início da carreira e sucesso no Corinthians
Nascido e criado em Sapopemba, bairro da Zona Leste de São Paulo, Guilherme Arana iniciou sua trajetória como jogador no Corinthians, clube onde atuou por mais de dez anos, entre divisões de base e time profissional.

Depois de se destacar e conquistar várias taças pelas categorias inferiores, o lateral-esquerdo passou a ser chamado pelo então treinador Mano Menezes para integrar algumas atividades do elenco principal, a partir de 2014, ano em que fez sua estreia, em amistoso contra o Athletico-PR, que marcou a reinauguração da Arena da Baixada, e terminou com vitória do Timão pelo placar de 2 a 1.

Na temporada seguinte, após ser um dos protagonistas do título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, foi emprestado ao Athletico-PR, onde atuou em apenas três jogos, até retornar ao clube de Parque São Jorge, a pedido do técnico Tite, e fazer parte da campanha do título brasileiro daquele ano, participando de 12 jogos (nove vitórias e três empates) e ainda vivendo um momento especial ao marcar o seu primeiro gol como profissional, no empate em 3 a 3 com o Palmeiras, no Allianz Parque.

O grande ano de Guilherme Arana com a camisa do Corinthians, contudo, foi o de 2017. Já como titular absoluto, fez 54 jogos, marcou dois gols, deu 11 assistências e foi fundamental nas conquistas do Campeonato Paulista e do Brasileiro, tanto é que foi eleito o melhor jogador da sua posição em ambas as competições.

Ao todo, pelo Corinthians, Arana disputou 89 jogos, marcou quatro gols e deu 11 assistências.

Transferência para o futebol europeu
Todo o destaque pelo time alvinegro e pelas seleções de base, levaram Guilherme Arana a chamar a atenção de vários clubes europeus, incluindo o Sevilla, da Espanha, que investiu na sua contratação, em dezembro de 2017. Na Andaluzia, o jogador disputou 25 jogos, sendo 20 como titular, marcou dois gols e deu três assistências.

Emprestado em agosto de 2019 para a Atalanta, o lateral realizou quatro jogos pelo clube italiano, antes de acertar seu retorno ao futebol brasileiro para defender o Galo.

Confira abaixo os números de Guilherme Arana como jogador profissional

Geral
249 jogos (223 como titular)
20 gols
38 assistências

Atlético Mineiro
124 jogos (120 como titular)
14 gols
24 assistências

Seleção principal
4 jogos (3 como titular)

Atalanta
4 jogos

Sevilla
25 jogos (20 como titular)
2 gols
3 assistências

Corinthians
89 jogos (79 como titular)
4 gols
11 assistências

Athletico Paranaense
3 jogos (1 como titular)

Todos os adversários que sofreram gols de Arana como profissional
4 gols: América-MG
2 gols: Palmeiras e Fortaleza
1 gol: América de Cali-COL, Barcelona-ESP, Boa Esporte, Cobresal, Corinthians, Fluminense, Patrocinense, Sport, Uberlândia, Vasco, Villa Nova-MG e Zalgiris Vilnius-LIT

Estádios em que Arana já balançou as redes como profissional
8 gols: Mineirão
3 gols: Arena Corinthians
2 gols: Allianz Parque e Independência
1 gol: Alfonso López, Castor Cifuentes, Camp Nou, Estádio LFF, Parque do Sabiá