Boi Bandido foi o artilheiro do Tricolor em 2013 antes de se transferir para o futebol chinês, onde ficou até ser contratado pelo Coelho nesta temporada

O confronto entre São Paulo e América Mineiro, neste domingo (12), no Morumbi, será marcado por um reencontro especial. Isso porque, pela primeira vez, Aloisio “Boi Bandido” vai enfrentar o Tricolor, desde que deixou a equipe, no início de 2014, para atuar no futebol chinês.

O jogador teve uma passagem rápida, mas de muito destaque pelo São Paulo. Sempre aguerrido e brigador, foi símbolo de raça e determinação do elenco na temporada 2013. Artilheiro do time naquele ano, com 22 gols, ao lado de Luis Fabiano, e atleta que mais vezes entrou em campo, com 71 atuações, o atacante caiu nas graças da torcida, tornando-se o principal nome da campanha de recuperação no no Brasileiro.

Antes de ser vendido ao Shandong Luneng, da China, logo no início de 2014, o jogador ainda ganhou uma camisa, elaborada pelo marketing do clube, em alusão à sua garra e famosa comemoração de gol: voadora na bandeirinha do escanteio e nos companheiros.

Por tudo isso, Aloisio nunca escondeu que tem um enorme carinho pelo rival deste fim de semana. No domingo, porém, ele deixará isso de lado para ajudar o América-MG a subir na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O Coelho é o nono colocado, com 14 pontos, um a menos que o São Paulo, que inicia a 11ª rodada em sexto lugar.

”Todo mundo sabe o carinho, admiração e gratidão que tenho pelo São Paulo, clube que fez tanto por mim enquanto estive lá. Isso será eterno. Voltar ao Morumbi, depois de tanto tempo, agora como adversário, sem dúvida, será diferente. Hoje, porém, defendo o América e farei de tudo, durante o tempo em que estiver em campo, para ajudar o time a voltar para Belo Horizonte com a vitória”, afirmou.

Desde que deixou o São Paulo, oito anos e meio se passaram. Aloisio atuou do início de 2014 até o fim de 2021 na China. Além do Shandong Luneng, defendeu o Hebei Fortune, Guangdong Southern Tigers e Guangzhou Evergrande.

Ao todo, Luo Guofu, nome pelo qual passou a ser chamado após se naturalizar e começar a defender a seleção do país asiático, disputou 192 jogos oficiais por clubes chineses. Com 89 gols e mais 30 assistências, deixou o país asiático com a incrível média de uma participação direta em tento a cada 1,61 jogo.

Prestes a completar 34 anos (faz aniversário dia 19 de junho), Aloisio entendeu que, neste ano, era o momento de voltar ao Brasil e, dentre as várias conversas e projetos apresentados, a que mais lhe seduziu foi a do América-MG. Desde então, disputou nove jogos, sendo sete como titular, e fez dois gols.

”A cada jogo que passa, estou me sentindo melhor e mais bem entrosado com os meus companheiros. Foram muitos anos atuando fora do país, com um ritmo completamente diferente, e depois mais alguns meses sem entrar em campo. Trabalhei bastante para recuperar a parte física e, aos poucos, estou pegando também o ritmo de jogo. Tenho certeza de que conseguirei ajudar o América a conseguir atingir os seus objetivos no segundo semestre, no Brasileiro e na Copa do Brasil”, finalizou.