Peça fundamental no setor defensivo e na construção de jogadas do Massa Bruta, camisa 3 se consolidou como um dos grandes nomes da posição no país, chegou à Seleção e, hoje, disputa uma vaga na lista de Tite para a Copa do Mundo

Léo Ortiz está em sua quarta temporada pelo Red Bull Bragantino. Chegou em Bragança Paulista no início da parceria entre o clube e a empresa de bebidas, em 2019. Desde então, viu sua carreira alavancar, dentro e fora das quatro linhas. Titular absoluto, tornou-se um dos líderes do elenco, referência técnica e capitão do time. Dono de uma regularidade impressionante, atingiu o ápice, ajudando a equipe a conseguir campanhas históricas, ganhando vários prêmios individuais e alcançando o status de um dos grandes defensores do país, com convocações recentes para a Seleção Brasileira. Agora, o camisa 3 está pronto para viver outro momento especial. O jogador deve chegar à expressiva marca de 150 jogos com a camisa do Massa Bruta, no duelo com o Cuiabá, neste domingo (12), fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro.

“Me sinto muito honrado em poder atingir uma marca como essa de 150 partidas pelo Red Bull Bragantino. Ao longo desses mais de três anos que estou em Bragança Paulista, foram vários os momentos marcantes. Fica até difícil elencar um ou outro. A verdade é que sempre fui muito feliz aqui. Desde o começo, sempre tive à disposição uma estrutura e profissionais fantásticos. Juntos, evoluímos muito. Sem todo esse suporte, eu não chegaria ao meu patamar atual, não teria sido convocado para a Seleção e tampouco teria chance real de brigar por uma vaga na próxima Copa do Mundo. Então, só tenho que agradecer, e muito, por tudo”, ressaltou.

Até aqui, são 149 jogos oficiais disputados, sendo 145 como titular, nove gols marcados e três assistências. Com ele em campo, o Red Bull Bragantino saiu sem ser vazado em 51 oportunidades e tem ainda média inferior a um tento sofrido por duelo (0,97).

Todos esses excelentes números trouxeram inúmeras consequências positivas, tanto para o Red Bull Bragantino quanto para Léo Ortiz, que teve sua performance reconhecida por prêmios individuais nas últimas competições em que participou, sendo eleito para as seleções do Paulistão, duas vezes, Brasileirão e Copa Sul-Americana.

“Sempre fui uma pessoa bem ligada aos números e estatísticas e uso isso para seguir evoluindo. Esses dados positivos mostram que estou no caminho certo e os prêmios são o reconhecimento importante dos colegas de profissão e da imprensa. Sempre me dediquei demais e seguirei assim sempre”, completou.

Convocado três vezes para a Seleção Brasileira em um intervalo de menos de um ano, a última chamada, aliás, para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão, disputados na semana passada, Léo Ortiz vem chamando a atenção de vários clubes da Europa por ser um atleta completo. Um dos melhores zagueiros do país e que também se destaca ainda na criação das jogadas ofensivas do time.

“É sempre muito gratificante ver que toda a minha dedicação está sendo reconhecida e que clubes demonstram interesse no meu trabalho. Hoje, aos 26 anos, digo que sou um jogador maduro e preparado para enfrentar desafios. Embora eu também tenha plena consciência de que é preciso manter a dedicação diária porque sempre dá pra melhorar mais. O interesse de equipes da Inglaterra e Itália são importantes para mim, mas também faço questão de ressaltar que estou feliz no Red Bull Bragantino. Foi aqui, disputando campeonatos de nível excelente, como é o Brasileiro, por exemplo, além de outras competições continentais e estaduais, que cheguei à Seleção, então, meu futuro deixo nas mãos de quem cuida da minha carreira. Se chegar alguma coisa oficial, vou sentar com os meus representantes, com a minha família e com o clube para tomar uma decisão de forma sensata”, finalizou.

Trajetória de protagonismo no Red Bull Bragantino
Revelado no Internacional e com passagens por Sport e Red Bull Brasil, Léo Ortiz chegou ao Massa Bruta, em 2019, para ser um dos pilares da parceria entre a empresa austríaca e o Bragantino. E não decepcionou. Logo no primeiro ano, foi um dos principais nomes da campanha do título da Série B do Brasileirão, ajudando o time não somente a terminar a competição com a defesa menos vazada, mas, também, contribuindo com três gols para que a equipe tivesse o melhor ataque do torneio.

Em 2020, o camisa 3 manteve o alto nível. No primeiro semestre, contribuiu, e muito, para o time a terminar a fase de grupos do Paulista com a melhor campanha geral e fez o gol do título do Troféu do Interior, na decisão, diante do Guarani.

Já na boa campanha no Brasileirão, se destacou como o maior desarmador (46) e interceptador (25), dentre todos os defensores que disputaram a competição, segundo dados do Footstats. Além disso, marcou três gols, foi o terceiro da sua posição com mais finalizações (17) e terminou o torneio com uma baixa média de faltas cometidas (0,6).

Em 2021, o zagueiro evoluiu, ainda mais. No Campeonato Paulista, entrou para a seleção da competição e foi fundamental para que o time terminasse a primeira fase com a defesa menos vazada, com apenas sete gols sofridos em 12 partidas.

No segundo semestre, Léo Ortiz foi um dos destaques do Red Bull Bragantino, que terminou o Brasileirão em sexto lugar e avançou à final da Copa Sul-Americana. Nas duas competições, o zagueiro entrou para a seleção do campeonato. De quebra, ainda chegou à sua primeira convocação para a Seleção Brasileira, durante a Copa América, e foi lembrado novamente por Tite, em setembro, para as partidas das Eliminatórias.

O fato, aliás, fez com que Léo Ortiz se tornasse o primeiro atleta do Massa Bruta a ser chamado para a seleção principal, desde o início da parceria entre o clube e a empresa. Se contarmos toda a história do time de Bragança Paulista, o último atleta convocado havia sido Alberto Félix, em amistoso às vésperas da Copa do Mundo de 1994.

Números de Léo Ortiz pelo Red Bull Bragantino

Geral
149 jogos oficiais
145 jogos como titular
9 gols
3 assistências
51 jogos sem tomar gol

2022
24 jogos
23 jogos como titular
1 gol
1 assistência
9 jogos sem tomar gol

2021
48 jogos
47 jogos como titular
2 assistências
16 jogos sem tomar gol

2020
47 jogos
46 jogos como titular
5 gols
12 jogos sem tomar gols

2019
30 jogos
29 jogos como titular
3 gols
14 jogos sem tomar gol

Títulos pelo Red Bull Bragantino
• Troféu do Interior – Campeonato Paulista (2020)
• Campeão Brasileiro da Série B (2019)

Prêmios individuais pelo Red Bull Bragantino
• Seleção do Campeonato Paulista (2021 e 2022)
• Seleção do Brasileiro Bola de Prata (2021)
• Seleção da Copa Sul-Americana (2021)
• Seleção do Campeonato Brasileiro Série B – Índice Footstats (2019)