Durante pouco mais de um ano à frente do Primavera, treinador superou todos os objetivos traçados, levando o time ao acesso à Série A2 e sendo eleito o melhor comandante da Série A3 do Paulista em 2021

Ademir Fesan tem 44 anos. Mais da metade deles dedicado ao mundo do futebol. Ainda em 1996, então com 17 anos, iniciou sua trajetória no esporte, comandando atletas amadores. Ali, já dava mostras de que teria sucesso na carreira. No ano seguinte, entrou na faculdade de Educação Física e, daí em diante, passou por diversas experiências que o moldaram e o fizeram crescer até o patamar atual.

Em seu último trabalho, como técnico do Primavera, entre janeiro de 2021 e fevereiro deste ano, Fesan comandou a equipe em 32 partidas e não só alcançou todos os objetivos traçados pela diretoria, como os superou.

Graças ao excelente trabalho, o clube de Indaiatuba retornou à Série A2 do Paulista, em 2021, depois de 34 anos, naquela que foi a melhor campanha em sua história na Série A3, desde 1952, quando passou a disputar competições oficiais da FPF. Antes, o maior desempenho do time, fundado em 1927, havia sido um quinto lugar, em 1981.

Com uma filosofia de exigir o máximo de seus atletas, buscando consciência coletiva e crescimento individual dentro de um bom ambiente de trabalho, Ademir Fesan montou um grupo equilibrado. Mesclando jogadores jovens e experientes, chegou ao encaixe perfeito, levando o Fantasma ao vice-campeonato. O reconhecimento, veio com a eleição de melhor técnico da Série A3, em tradicional premiação promovida pela Federação Paulista de Futebol.

Isso tudo em seu segundo trabalho, desde que decidiu deixar de ser auxiliar e investir na carreira de treinador. Antes, havia se destacado no Grêmio Prudente, onde conseguiu nove vitórias, três empates e apenas duas derrotas, em 14 jogos. Mesmo sem o acesso à Série A3, a terceira colocação entre 35 times chamaram a atenção de vários clubes, dentre eles, o Primavera.

Agora, Ademir Fesan está pronto para dar prosseguimento à sua carreira em um novo clube. Nas últimas semanas, o técnico recebeu algumas sondagens e propostas de times das Séries C e D do Campeonato Brasileiro, mas preferiu focar nos estudos e aproveitou o período para concluir a licença da CBF.

“Deu para descansar bem e estou muito motivado e pronto para iniciar um novo trabalho. Desde que deixei o Primavera, chegaram algumas coisas para mim, mas preferi esperar um pouco mais porque dei prioridade para me capacitar um pouco e consegui finalizar a licença da CBF ”, pontuou.

“Possuo uma longa estrada no futebol. Já vivi de tudo ao longo de mais de 26 anos na profissão, seja comandando atletas amadores, times de base, como auxiliar, e, agora, mais recentemente, como treinador efetivo. Sabemos como a pressão por resultados é grande e, muitas vezes, trabalhos são interrompidos de maneira precoce. Claro que o desejo de voltar a comandar algum time o quanto antes é grande, mas quero ir para uma instituição que apresente um planejamento sério. Que me ofereça condições e tempo para render frutos a médio e longo prazo”, ressaltou.

Títulos como técnico de base e auxiliar de conhecidos treinadores
Ao longo das mais de duas décadas e meia de experiência no futebol, Ademir Fesan acumula inúmeros trabalhos de sucesso nas categorias de base de várias equipes do país. Também conquistou títulos e revelou novos nomes para o cenário nacional e internacional.

Em seguida, foi auxiliar de alguns nomes importantes do futebol brasileiro. Ao longo de sete temporadas, trabalhou com Lisca, Marcelo Chamusca, Rogério Micale e Claudinei Oliveira, conquistando os acessos à Série B do Brasileirão, pelo Guarani, em 2016, para a Série A, com o Paraná, em 2017, e ainda ganhou a Copa Verde, em seu último trabalho no cargo, pelo Cuiabá, em 2019.

Em 2020, já com a Licença A da CBF, Ademir Fesan decidiu que era a hora de seguir o seu caminho e se tornou treinador de forma efetiva. Antes, já tinha tido experiência no cargo, mas, na maior parte do tempo, como interino.

Depois dos bons trabalhos no Grêmio Prudente e no Primavera, Ademir Fesan espera, nos próximos dias, dar um novo passo em seu plano de carreira.