Desde que chegou ao clube, defensor uruguaio venceu cinco e perdeu apenas uma partida contra os principais rivais do Estado. Sem ele, no entanto, Verdão sofreu duas derrotas em três confrontos no período

A presença de Joaquín Piquerez no clássico contra o Corinthians, neste sábado (23), às 19h (de Brasília), na Arena Barueri, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, deixa o torcedor palmeirense mais confiante em um resultado positivo, pois o lateral-esquerdo possui excelentes números diante dos principais rivais do estado. E, além disso, na única vez em que o uruguaio enfrentou o Timão, o Verdão saiu vitorioso: em março deste ano, pela fase de grupos do Paulistão, o camisa 22 foi titular e um dos destaques do triunfo de 2 a 1, no Allianz Parque.

Desde que chegou ao clube, em agosto de 2021, Piquerez conta com um ótimo retrospecto contra os três principais rivais do Alviverde. O jogador participou de seis clássicos e obteve cinco vitórias e somente uma derrota. Ou seja, um excelente aproveitamento de 83,33%. Além disso, em quatro desses confrontos, o time não sofreu gol. Ao todo, foram apenas quatro tentos contra e 13 marcados.

Por outro lado, nas três vezes em que não participou de um clássico, o Palmeiras saiu de campo derrotado em duas, incluindo uma para o próprio Corinthians, pelo segundo turno do Brasileirão do ano passado. Agora, à disposição do técnico Abel Ferreira, Piquerez espera ajudar a equipe a sair com os três pontos pela primeira vez na atual edição da competição nacional.

“Desde jovem, eu sempre soube a importância de disputar um jogo especial. E todo clássico é assim. Tive o privilégio de jogar seis partidas contra nossos principais rivais e só perdemos uma, para o São Paulo, na final do Paulista, mas a gente conseguiu reverter, no Allianz, e ficamos com o título. Aqui no Palmeiras, estou com um bom retrospecto e espero que continue assim”, afirmou.

“Amanhã, teremos um jogo super difícil. O Corinthians, assim como nós, conta com uma ótima equipe e começou bem a competição. No meio da semana, eles puderam descansar alguns jogadores e isso aumentará, ainda mais, a dificuldade da partida. Nós sabemos que esse jogo é um campeonato a parte e estamos focados e preparados para fazer uma boa apresentação”, acrescentou.

Piquerez também aproveitou para falar sobre o fato de o duelo ser realizado na Arena Barueri, por causa de um show no Allianz Parque. “É óbvio que a gente prefere jogar no Allianz. É a nossa casa, onde estamos acostumados, onde o ambiente da nossa torcida é lindo e os números comprovam a nossa força lá. Mas já me falaram que a Arena Barueri é um ótimo estádio e conta com um gramado muito bom. Além disso, tenho certeza de que nossa torcida vai lotar a arquibancada e nos apoiará do primeiro ao último minuto, como sempre faz. Essa força vinda deles será fundamental para alcançarmos o nosso objetivo”, finalizou.

Sucesso no Palmeiras
Sem grandes dificuldades de adaptação e trazendo na bagagem boas passagens por Defensor Sporting, River Plate e Peñarol, todos do Uruguai, Joaquín Piquerez rapidamente tomou conta da lateral-esquerda do Palmeiras. Mais do que isso, foi peça importante na reta final da campanha do título da Libertadores de 2021, com atuação decisiva no duelo de volta da semifinal, diante do Atlético-MG, e o direito de erguer a taça “dentro de casa”, com outro ótimo rendimento em campo, agora contra o Flamengo, no Estádio Centenário, em Montevidéu.

Em 2022, Piquerez segue mostrando o quanto é importante para o Verdão, com atuações de alto nível, que ajudaram o clube a conquistar a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Paulista.

Até aqui, o lateral soma 33 partidas com a camisa do Palmeiras, sendo 28 como titular, e uma assistência.

Números de Piquerez pelo Palmeiras
33 jogos
28 jogos como titular
20 vitórias
7 empates
6 derrotas
15 jogos sem sofrer gols
26 gols sofridos pelo time
51 gols feitos pelo time
67,67% de aproveitamento

Piquerez contra o Corinthians:
1 jogo
1 vitória
1 gol sofrido pelo time
2 gols feitos pela equipe
100% de aproveitamento

Números e jogos de Piquerez em clássicos:
6 jogos
5 vitórias
1 derrota
4 jogos sem sofrer gols
4 gols sofridos pelo time
13 gols feitos pelo time
83,33% de aproveitamento

Jogo: Palmeiras 4 x 0 São Paulo
Competição: Campeonato Paulista – Final – Jogo de volta
Data: 03/04/2022
Local: Allianz Parque
Observação: Titular. Substituído aos 11 minutos do 2º tempo por Jorge

Jogo: São Paulo 3 x 1 Palmeiras
Competição: Campeonato Paulista – Final – Jogo de ida
Data: 30/03/2022
Local: Morumbi
Observação: Titular. Atuou durante os 90 minutos

Jogo: Palmeiras 2 x 1 Corinthians
Competição: Campeonato Paulista – Fase de grupos
Data: 17/03/2022
Local: Allianz Parque
Observação: Titular. Atuou durante os 90 minutos

Jogo: São Paulo 0 x 1 Palmeiras
Competição: Campeonato Paulista – Fase de grupos
Data: 10/03/2022
Local: Morumbi
Observação: Titular. Atuou durante os 90 minutos

Jogo: Santos 0 x 2 Palmeiras
Competição: Campeonato Brasileiro – 30ª rodada
Data: 07/11/2021
Local: Vila Belmiro
Observação: Titular. Atuou durante os 90 minutos

Jogo: Palmeiras 3 x 0 São Paulo
Competição: Copa Libertadores – Quartas de final – Jogo de volta
Data: 17/08/2021
Local: Allianz Parque
Observação: Reserva. Entrou aos 38 minutos do 2º tempo no lugar de Raphael Veiga

Números e jogos do Palmeiras em clássicos sem Piquerez (desde sua contratação):
3 jogos
1 vitória
2 derrotas
1 jogo sem sofrer gols
4 gols sofridos
2 gols feitos

Jogo: Palmeiras 1 x 0 Santos
Competição: Campeonato Paulista – Fase de grupos
Data: 13/02/2022
Local: Allianz Parque

Jogo: São Paulo 2 x 0 Palmeiras
Competição: Campeonato Brasileiro – 33ª rodada
Data: 17/11/2021
Local: Allianz Parque

Jogo: Corinthians 2 x 1 Palmeiras
Competição: Campeonato Brasileiro – 22ª rodada
Data: 25/09/2021
Local: Neo Química Arena