Titular absoluto desde que chegou ao clube no início da temporada, brasileiro foi um dos destaques do triunfo de 2 a 1, que garantiu aos Camponeses a taça da Copa da Holanda pela 10ª vez

O domingo de Páscoa foi de muita festa para André Ramalho e seus companheiros do PSV Eindhoven. O zagueiro chegou ao clube no início desta temporada e, em menos de um ano, já comemorou o seu segundo título. E melhor: ambos sobre o arquirrival Ajax.

Depois da Supercopa, agora foi a vez de erguer a taça da Copa da Holanda, graças à vitória de 2 a 1, de virada, no Estádio De Kuip, em Roterdã.

O Ajax chegou a ir para o intervalo em vantagem, com gol marcado por Gravenberch. Na segunda etapa, porém, os comandados de Roger Schmidt voltaram com tudo e conseguiram a virada relâmpago. Aos 2 minutos, Érick Gutiérrez igualou o marcador. Na sequência, os Camponeses aproveitaram a saída de jogo errada do adversário. Cody Gakpo partiu com a bola dominada e acertou belo chute de fora da área para fazer o tento do décimo título da história dos Alvirrubros na Copa da Holanda, encerrando um jejum de dez temporadas sem vencer o torneio.

Além dos autores dos gols, quem também se destacou no confronto foi André Ramalho, que comemorou bastante mais uma conquista em sua primeira temporada pelo PSV.

”Merecemos demais esse título. O grupo está de parabéns por toda a campanha ao longo da competição e, claro, pela grande atuação na final. Ganhar mais um troféu pelo PSV, diante do nosso maior arquirrival, tem um gostinho ainda mais especial, principalmente da forma como foi a decisão”, ressaltou.

”Fomos para o intervalo em desvantagem, mas conversamos bastante no vestiário. Voltamos com muita motivação e confiança para o segundo tempo e sabíamos o que deveríamos fazer. Conseguimos a virada de forma bem rápida e depois soubemos segurar a vantagem com inteligência. Valeu a luta e a dedicação. Espero que essa seja a segunda de muitas outras conquistas que venham pela frente com essa camisa”, completou.

Em menos de um ano, André Ramalho já se transformou em um dos símbolos e principais jogadores do PSV. Não só por sua qualidade defensiva, ajudando a equipe a sair de campo 13 vezes sem ser vazada, como também por seu poder de liderança dentro e fora das quatro linhas e a boa presença no ataque, marcando três gols e dando duas assistências, em 36 jogos, sendo 35 deles como titular.

Em agosto do ano passado, André Ramalho já tinha erguido sua primeira taça pelos Camponeses, a da Supercopa da Holanda, com direito a grande atuação na goleada de 4 a 0 sobre o Ajax.

A rivalidade entre os clubes, aliás, seguirá nesta reta final de temporada, já que as duas equipes disputam o título da Eredivisie. O segundo colocado PSV, com 68 pontos, está a quatro do líder Ajax, restando cinco rodadas. No próximo fim de semana, os Camponeses visitam o Cambuur.

”No Campeonato Holandês, sabemos que a situação é difícil, principalmente pelo fato de não dependermos só da gente, mas, enquanto tivermos chances, vamos seguir acreditando. Para isso, precisamos fazer a nossa parte, começando vencendo no jogo do próximo fim de semana”, finalizou.

Pelo Red Bull Salzburg, André Ramalho também não se cansou de levantar taças. Ao todo, foram 11, sendo seis da Bundesliga (2013/14, 2014/15, 2017/18, 2018/19, 2019/20 e 2020/21) e mais cinco da Copa da Áustria (2013/14, 2014/15, 2018/19, 2019/20, 2020/21). No geral, disputou 240 jogos oficiais, número que o coloca como o 19º jogador que mais vezes vestiu a camisa dos Touros. Entre todos os estrangeiros, o zagueiro, que marcou 20 gols e deu 12 assistências, só fica atrás do suíço Christian Schwegle (246), levando em consideração somente a nova era do clube.