Um dos grandes destaques do Atlético-MG, lateral foi chamado para as partidas contra Chile e Bolívia, nos dias 24 e 29 de março, respectivamente

O lateral-esquerdo Guilherme Arana foi, mais uma vez, chamado por Tite para defender a Seleção nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, deste ano, no Qatar. Um dos principais jogadores em atividade no país, o camisa 13 do Atlético Mineiro é o único jogador de linha que atua no Brasil presente na lista de 25 jogadores, que estarão à disposição para os jogos contra Chile, dia 24 de março, no Maracanã, e Bolívia, dia 29, em La Paz.

”Estou feliz demais por mais uma convocação. Agradeço a todas as pessoas que fizeram ou ainda fazem parte da minha vida pessoal e profissional. Sem a ajuda de cada uma delas, esse sonho de defender a seleção jamais seria possível”, ressaltou.

”Este ano é muito importante e continuarei me dedicando, demais, aqui no Atlético para seguirmos brigando por títulos. Se o trabalho for bem feito no dia a dia, as chances de permanecer no grupo que defenderá o Brasil na Copa do Mundo aumentam”, completou.

Essa é a quarta vez que Guilherme Arana é chamado por Tite e sua comissão técnica para defender a seleção principal. Na última delas, em outubro do ano passado, aliás, o lateral fez sua estreia e foi um dos principais nomes do Brasil na vitória de 3 a 1 diante da Venezuela, fora de casa.

”Também gostaria de agradecer ao Tite e à toda comissão técnica da seleção. Ele me conhece bem. Quando eu era do Athletico, o Tite pediu o meu retorno ao Corinthians e trabalhamos juntos. Com ele, ganhei meu primeiro título profissional e sou muito grato por isso. Espero retribuir essa confiança com bastante trabalho e dedicação”,
finalizou.

Vale destacar, ainda, que Arana soma 17 jogos, três gols e duas assistências pelas seleções de base, incluindo os seis duelos na campanha do ouro olímpico.

Trajetória

Grande fase no Galo
Em ótima fase, Guilherme Arana está iniciando sua terceira temporada pelo Atlético-MG. Somente em 2022, já soma quatro participações diretas em gol em sete jogos, com duas bolas na rede e duas assistências.

Desde que desembarcou em Belo Horizonte, no início de 2020, após passagens pelo Sevilla-ESP e Atalanta-ITA, o lateral se tornou uma das peças mais importantes do time, sendo fundamental nas conquistas de dois títulos estaduais (2020 e 2021), do Campeonato Brasileiro (2021), da Copa do Brasil (2021) e o da Supercopa do Brasil (2022).

O grande desempenho levou Arana a ganhar também diversos troféus individuais. Nos dois últimos anos, foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão e ganhou os principais prêmios do país: CBF, Bola de Prata e Mesa Redonda. Além disso, também fez parte do time ideal do Mineiro e da Libertadores do ano passado. Agora, em 2022, ele espera manter o alto nível.

Ao todo, o camisa 13 já disputou 104 jogos pelo Galo. Titular 101 vezes, ele já soma 13 gols e 19 assistências.

Início da carreira e sucesso no Corinthians
Nascido e criado em Sapopemba, bairro da Zona Leste de São Paulo, Guilherme Arana iniciou sua trajetória como jogador no Corinthians, clube onde atuou por mais de dez anos, entre divisões de base e time profissional.

Depois de se destacar e conquistar várias taças pelas categorias inferiores, o lateral-esquerdo passou a ser chamado pelo então treinador Mano Menezes para integrar algumas atividades do elenco principal, a partir de 2014.

No mesmo ano, fez sua estreia em amistoso contra o Athletico-PR, que marcou a reinauguração da Arena da Baixada, e terminou com vitória do Timão pelo placar de 2 a 1.

Na temporada seguinte, ainda pelas categorias de base, Arana foi um dos protagonistas do Corinthians no título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em seguida, foi emprestado ao Athletico-PR, mas, após apenas três jogos pelo Furacão, retornou ao clube de Parque São Jorge a pedido do técnico Tite e fez parte da campanha do título brasileiro daquele ano.

O lateral participou de 12 jogos daquela competição nacional, não perdeu nenhum (nove vitórias e três empates) e ainda viveu um momento especial ao marcar o seu primeiro gol como profissional, justamente em um clássico contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em duelo que terminou 3 a 3.

O grande ano de Guilherme Arana com a camisa do Corinthians, contudo, foi o de 2017. Já como titular absoluto, fez 54 jogos, marcou dois gols, deu 11 assistências e foi fundamental nas conquistas do Campeonato Paulista e do Brasileiro, tanto é que foi eleito o melhor jogador da sua posição em ambas as competições.

Além disso, suas grandes atuações o levaram a ser convocado para defender a seleção brasileira, no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2017. Arana teve boa participação no torneio, atuando em seis jogos como titular e marcando dois gols. No ano anterior, ele já havia defendido o país na categoria em dois amistosos.

Transferência para o futebol europeu
Após se destacar pelo Corinthians e pelo time canarinho, o jogador despertou o interesse do Sevilla, da Espanha, que investiu na sua contratação, em dezembro de 2017. No clube da Andaluzia, o atleta disputou 25 partidas, sendo 20 como titular, marcou dois gols e deu três assistências.

Emprestado, em agosto de 2019, para a Atalanta, o lateral-esquerdo realizou quatro jogos pelo clube italiano antes de acertar seu retorno ao futebol brasileiro para defender o Galo, em janeiro do ano passado.