Presente em todos os jogos do Atlético na campanha do título, goleiro menos vazado da competição ainda foi convocado pela primeira vez para a Seleção por conta de suas grandes atuações no torneio nacional e na Libertadores

Orgulho. Essa é a palavra mais utilizada por Everson para demonstrar o seu sentimento ao descrever sua caminhada e história de superação no futebol, onde passou por diversos obstáculos e atuou em todas as divisões nacionais do país (Séries D, C, B e A), até chegar ao título brasileiro pelo Atlético Mineiro, confirmado na última quinta-feira, dia 2 de dezembro de 2021, com a vitória por 3 a 2 sobre o Bahia, na Arena Fonte Nova, e comemorado com pompa após o triunfo de 4 a 3 contra o Red Bull Bragantino, no último domingo (6), no Mineirão.

Tudo isso se torna mais especial tendo em vista que o goleiro foi um dos grandes nomes do Galo no Brasileirão e também na temporada, que ainda pode ser coroada com mais uma conquista, já que o Galo irá enfrentar o Athletico Paranaense, na decisão da Copa do Brasil.

”Os últimos dias têm sido especiais demais. Uma das semanas mais alegres da minha vida. Poder comemorar esse título histórico, para mim e para o Atlético, é razão de um orgulho gigantesco. Nada define melhor. É difícil descrever a emoção que estou sentindo desde a confirmação da conquista. Lembro de tudo o que eu passei ao longo da minha carreira. Joguei todas as divisões do Campeonato Brasileiro até chegar à elite do futebol nacional e agora viver essa alegria de ser campeão por um clube com a grandeza do Galo. Foi um caminho duro, mas que valeu muito a pena. Um orgulho imenso e uma sensação de dever cumprido”, ressaltou.

”Sempre faço questão de agradecer à toda a minha família, que esteve ao meu lado e é meu alicerce, e também às pessoas e aos clubes que confiaram em mim ao longo dessa caminhada. Todos foram fundamentais para que eu pudesse viver esse momento. Uma temporada especial, que começou com a conquista do Mineiro, passou pela convocação para a Seleção Brasileira, agora veio o título brasileiro e que ainda tem a Copa do Brasil pela frente. Espero, junto com os meus companheiros, levantar mais uma taça e continuar escrevendo o meu nome na história do Atlético”, completou.

Titular incontestável da meta alvinegra, Everson disputou todos os 37 jogos do Atlético-MG no Brasileiro, saiu de 16 deles sem sofrer gols e é o goleiro menos vazado da competição, com 30, uma média de 0,81 por partida.

Na temporada, o camisa 22 atuou 66 vezes como titular e saiu de campo sem ser vazado em exatamente metade: 33. Foram apenas 44 tentos sofridos, uma média de 0,66 por confronto. Além disso, foi peça-chave na conquista do Campeonato Mineiro, onde ajudou o Galo a ser campeão, após dois empates sem gols com o América, na final, e na ótima campanha na Copa Libertadores, quando foi um dos destaques nas classificações contra o Boca Juniors e o River Plate, mas nada pôde fazer para evitar a eliminação para o Palmeiras, após dois empates na semifinal.

Graças ao excelente momento, em agosto deste ano, Everson foi convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira.

Contratado junto ao Santos, no meio de 2020, a pedido do então técnico Jorge Sampaoli, o arqueiro já disputou 94 jogos pelo Atlético-MG. Em 42 deles, o time saiu de campo sem ser vazado. Além disso, o goleiro sofreu 78 gols, o que representa uma média de 0,82 por partida.

Carreira
Everson iniciou a sua trajetória no futebol nas categorias de base do São Paulo. Foi no Guaratinguetá, porém, que o goleiro fez sua estreia como profissional, em 2010.

Por lá, permaneceu até 2013, quando se transferiu para o River-PI. Lá se destacou na conquista do Campeonato Piauiense de 2014 e, logo em seguida, acabou sendo negociado com o Confiança.

E foi, justamente, no Confiança que Everson se projetou para o futebol brasileiro. Durante os 365 dias em que vestiu a camisa do Gigante Proletário, o goleiro ajudou no acesso da equipe para a Série C do Brasileirão, em 2014 e foi considerado o melhor goleiro e craque na campanha do título do Campeonato Sergipano de 2015.

Também iniciou a terceira divisão da competição nacional brilhando com grandes defesas. E suas boas atuações chamaram a atenção do Ceará, que adquiriu o jogador no meio do ano.

Pelo Vozão, Everson também foi protagonista. Em pouco mais de três anos e meio, ajudou o clube cearense a permanecer na Série B de 2015, contribuiu bastante para o acesso à Série A em 2017 e ainda conquistou duas vezes o Estadual (2017 e 2018). Ao todo, disputou 194 partidas e foi fundamental na campanha de 2018, quando ajudou a equipe a seguir na elite do Campeonato Brasileiro.

Em 2019, transferiu-se para o Santos, a pedido de Sampaoli. Com muito trabalho, ganhou a disputa pela titularidade com Vanderlei e foi um dos principais nomes do Peixe na campanha do vice-campeonato Brasileiro daquele ano.

Após as belas atuações pelo Peixe, o arqueiro rumou para o Atlético Mineiro, novamente, solicitado pelo então comandante Sampaoli. No Galo, se firmou rapidamente e passou a ser um dos grandes nomes do elenco.