Na expectativa para a decisão da Copa Sul-Americana, neste sábado (20), contra o Athletico-PR, camisa 3 do Massa Bruta é hoje um dos principais zagueiros do futebol nacional

As horas que antecedem a primeira final internacional do Red Bull Bragantino tem sido de grande expectativa para todo o elenco, especialmente para o zagueiro Léo Ortiz. E não é para menos. Afinal, o jogador, um dos principais nomes da equipe desde o início do projeto envolvendo a empresa austríaca e o Massa Bruta, pode entrar para a história, tornando-se o capitão brasileiro mais novo a erguer um troféu continental da Sul-Americana ou Libertadores por um clube do país.

Neste sábado, 20 de novembro de 2021, o Red Bull Bragantino encara o Athletico-PR, às 17h (horário de Brasília), no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, em decisão única da Copa Sul-Americana. Em caso de conquista do time do interior paulista, Léo Ortiz levantará a taça com 25 anos, 10 meses e 17 dias, superando Edinho, que, em 2008, pelo Internacional, foi campeão da mesma competição com dois dias a mais de vida.

”Não tenho a menor dúvida de que esse jogo aqui no Uruguai será o mais importante da minha carreira. Claro que também estamos focados no Brasileiro, mas, desde que passamos pelo Libertad, na semifinal, foi difícil tirar da cabeça que temos uma decisão de Copa Sul-Americana pela frente. É uma final única, um jogo decisivo, que pode colocar o meu nome e o dos meus companheiros para sempre na história do clube”, afirmou.

”Estou aqui no Red Bull Bragantino desde o início do projeto e posso afirmar, com todas as letras, que o trabalho que vem sendo realizado por todos no clube é extremamente sério e com bastante planejamento. Sabemos da dificuldade que encontraremos no jogo contra o Athletico, afinal, do outro lado, também terá uma grande equipe e que, nos últimos anos, vem conquistando resultados muito bons, mas confiamos muito na nossa força e esperamos poder voltar para o Brasil com a taça de campeão”, completou.

Grande momento e convocações para a Seleção
Peça-chave desde que chegou ao Red Bull Bragantino, em 2019, Léo Ortiz não só se tornou um dos líderes da equipe como se consolidou como um dos principais zagueiros do futebol brasileiro, graças às atuações de alto nível, uma regularidade impressionante e sua influência dentro do elenco, tanto dentro como fora de campo.

Tudo isso, inclusive, levou o defensor a ser convocado por Tite para defender o Brasil na Copa América deste ano e, depois, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar. O fato, aliás, o tornou o primeiro atleta do Massa Bruta a ser chamado para a seleção principal desde o início da parceria entre o clube e a empresa de bebidas. Se contarmos toda a história do time de Bragança Paulista, o último jogador convocado havia sido Alberto Félix, em amistoso às vésperas da Copa do Mundo de 1994.

Trajetória de sucesso no Red Bull Bragantino
Em seu primeiro ano no Massa Bruta, Léo Ortiz foi um dos destaques da campanha do título da Série B do Brasileirão. Além de liderar o sistema defensivo a sair da competição como o menos vazado, o camisa 3 também fez três gols e contribuiu para o ataque ser o principal do torneio.

Em 2020, o zagueiro seguiu se destacando. No primeiro semestre, ajudou o Red Bull Bragantino a terminar a fase de grupos do Paulista com a melhor campanha geral e ainda fez o gol do título do Troféu do Interior, na decisão, diante do Guarani. Já na boa campanha no Brasileiro, foi o maior desarmador (46) e interceptador (25), dentre todos os defensores que disputaram a competição, segundo dados do Footstats. Além disso, marcou três tentos, e foi o terceiro da sua posição com mais finalizações (17), terminando o torneio com uma baixa média de faltas cometidas (0,6).

Agora, vivendo sua terceira temporada pelo clube, Léo Ortiz evoluiu ainda mais. Na edição deste ano do Campeonato Paulista, o camisa 3 entrou para a seleção da competição, quando foi fundamental para a equipe terminar a primeira fase com a defesa menos vazada, com apenas sete gols sofridos em 12 partidas.

Além disso, vem tendo papel fundamental na grande campanha que garantiu o Red Bull Bragantino na decisão da Copa Sul-Americana e também no excelente desempenho no Brasileiro, onde o time ocupa a quarta colocação.

Números excelentes
Desde que chegou ao Red Bull Bragantino, Léo Ortiz disputou 121 partidas oficiais, sendo 118 como titular, marcou oito gols, deu duas assistências e ajudou o time a sair de campo sem ser vazado em 41 oportunidades.

Na campanha que levou o time até a final da Copa Sul-Americana, Léo Ortiz esteve em campo em 11 dos 12 jogos, sendo que em todos eles atuou do início ao fim.

Números de Léo Ortiz pelo Red Bull Bragantino

Geral
121 jogos oficiais
118 jogos como titular
8 gols
2 assistências
41 jogos sem tomar gol

2021
44 jogos
43 jogos como titular
2 assistências
15 jogos sem tomar gol

2020
47 jogos
46 jogos como titular
5 gols
12 jogos sem tomar gols

2019
30 jogos
29 jogos como titular
3 gols
14 jogos sem tomar gol

Top 5 dos capitães brasileiros mais jovens a levantar a taça da Sul-Americana e da Libertadores por clubes do país
1) Sul Americana 2008 – Edinho (Internacional) – 25 anos; 10 meses e 19 dias
2) Libertadores 1992 – Raí (São Paulo) – 27 anos, 1 mês, e 2 dias
3) Libertadores 1995 – Adílson Batista (Grêmio) – 27 anos, 5 meses, e 14 dias
4) Libertadores 1993 – Raí (São Paulo) – 28 anos e 11 dias
5) Libertadores 2006 – Fernandão (Internacional) – 28 anos, 4 meses, e 29 dias