Autor de dois gols e de duas assistências em seus três primeiros duelos pela Seleção, meia-atacante foi chamado para as partidas contra Colômbia e Argentina

O meia-atacante Raphinha comemorou bastante, nesta sexta-feira (29), mais uma convocação para defender a Seleção Brasileira. Depois de ter sido um dos grandes nomes da equipe nas últimas partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, o jogador do Leeds United, da Inglaterra, foi chamado por Tite para os duelos contra Colômbia e Argentina, nos dias 11 e 16 de novembro, na Neo Química Arena e em San Juan, no interior da Argentina, respectivamente.

Essa é a terceira vez que Raphinha é convocado para defender o Brasil. Depois de não ter sido liberado, assim como os outros atletas que atuam na Inglaterra, na primeira oportunidade, o jogador não só conseguiu realizar o seu sonho de criança, na última rodada tripla das Eliminatórias, no mês passado, como foi um dos grandes nomes do elenco.

Logo em sua estreia, diante da Venezuela, Raphinha entrou no intervalo, no lugar de Everton Ribeiro, e foi fundamental para a vitória, de virada, por 3 a 1, ao dar duas assistências. Na sequência, após outra boa participação, no empate sem gols com a Colômbia, o meia-atacante teve sua primeira chance como titular, diante do Uruguai. E deu conta do recado. Jogou muito bem e marcou dois gols na goleada de 4 a 1.

”Como falei da outra vez, é um sonho de criança e um privilégio imenso ter a oportunidade de vestir essa camisa e representar o meu país, o meu povo, as minhas origens. Estou muito feliz e quero dar continuidade ao trabalho na seleção. Pude jogar nas outras partidas e agora estou de volta. Sinal de que o trabalho foi bem visto pela comissão técnica. Seguirei me dedicando cada vez mais para conseguir, junto com todos os companheiros, conquistar coisas boas pelo Brasil”, ressaltou.

Raphinha também tratou de tranquilizar os torcedores brasileiros e do Leeds United ao dizer que já está bem após ter sofrido uma dura entrada no tornozelo esquerdo, no jogo contra o Wolverhampton, pela Premier League. Neste domingo (31), inclusive, ele já deverá estar à disposição de Marcelo Bielsa para enfrentar o Norwich, fora de casa, pela 10ª rodada da competição nacional.

”A pancada foi forte, mas, por sorte, meu pé não estava no chão e isso me ajudou a não ter problemas mais graves. Graças a Deus, já estou bem e pronto para jogar. Se tudo transcorrer de forma normal, devo estar à disposição no final de semana, contra o Norwich”, afirmou.

Raphinha deixou o futebol brasileiro cedo, sem sequer ter atuado profissionalmente em seu país, para brilhar na Europa. Primeiramente, em Portugal, pelo Vitória de Guimarães e Sporting. Depois, na França, onde foi fundamental para que o Rennes terminasse o Campeonato Francês 2019/20 com a melhor campanha de sua história, na terceira colocação, e disputasse a fase de grupos da Champions League pela primeira vez. E, mais recentemente na Inglaterra. Ele chegou ao Leeds United a pedido do renomado técnico Marcelo Bielsa e foi um dos responsáveis pela bela campanha dos Pavões Brancos logo em seu primeiro ano na terra da rainha.

Protagonista do Leeds na Premier League
Assim como aconteceu durante toda a última temporada, Raphinha segue sendo um dos grandes nomes do Leeds United em mais uma edição de Premier League. Até aqui, além das boas atuações, já são três gols marcados em oito partidas.

Já em sua primeira temporada no Campeonato Inglês, foram 30 jogos disputados, com seis gols e nove assistências do meia-atacante. Com isso, foi o maior garçom do Leeds e o brasileiro com mais passes decisivos no torneio, à frente de outros compatriotas, como Roberto Firmino (7) e Matheus Pereira (6). No ranking geral, ficou na sexta posição.

Já os seis gols anotados, deixaram o meia-atacante em quinto lugar no ranking de maiores goleadores do time na Premier League, atrás de Rodrigo Moreno (7), Jack Harrison (8), Stuart Dallas (8) e Patrick Bamford (17).

Além disso, Raphinha finalizou a Premier League com a excelente marca de 15 participações diretas em tentos, o que representa uma a cada duas atuações. No elenco, só ficou atrás de Jack Harrison (oito gols e oito assistências) e Patrick Bamford (17 gols e sete assistências).

Carreira
Natural de Porto Alegre, Raphinha deixou o Brasil muito cedo. Na infância, o meia-atacante passou pelas escolinhas de Internacional, Grêmio, Porto Alegre, E.C 2014, de Viamão, Audax e Imbituba até chegar ao Avaí. No Leão da Ilha, foi promovido das categorias de base para os profissionais durante o ano de 2015, mas, ainda antes de fazer a sua estreia no time principal, foi para o futebol português.

Primeiramente, chegou ao Vitória de Guimarães para integrar o time B. Após quatro meses, porém, já estava no grupo principal, onde, depois de uma primeira temporada de adaptação, “explodiu” em 2017/18, quando foi o artilheiro do elenco, com 18 gols em 43 jogos.

Pelos Conquistadores, foram 22 bolas na rede e 13 assistências em 85 jogos. Sua velocidade e técnica, principalmente com a perna esquerda, chamaram a atenção do Sporting, então comandado por Jorge Jesus. Raphinha não chegou a trabalhar com o ex-treinador do Flamengo, mas, mesmo assim, se destacou bastante pelos Leoninos. Em pouco mais de uma temporada, foram nove gols, cinco passes decisivos e dois títulos: a Copa da Liga e a Taça de Portugal.

O bom desempenho técnico, aliado aos ótimos números, fizeram com que o Rennes o contratasse para a temporada 2019/20. Na França, o brasileiro chegou com status de uma das maiores contratações da história do clube. E correspondeu.

Com oito gols e seis assistências em 36 partidas, Raphinha foi fundamental para a classificação do Rubro-Negro para a fase de grupos da Champions League pela primeira vez na história do clube. E no início da segunda temporada pela equipe, vinha sendo peça-chave na ótima campanha do time.

No Leeds United, Raphinha manteve a boa fase dos últimos anos, ajudando um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra, a terminar a sua temporada de retorno à Premier League na nona posição.