Goleiro, que divide com Ederson e Mendy a liderança do ranking de clean sheets da Premier League, ajudou os Reds a saírem de campo, novamente, sem sofrer gols e viu Salah, três vezes, Keita e Diogo Jota marcarem os gols do triunfo

Um domingo histórico e que nunca mais sairá da memória dos torcedores e jogadores, nem do Manchester United e muito menos do Liverpool. É dessa forma que podemos resumir a histórica goleada dos Reds de 5 a 0 sobre os Diabos Vermelhos, de Cristiano Ronaldo, em pleno Old Trafford, pela nona rodada da Premier League.

Em campo, Alisson, mais uma vez, teve boa atuação e ajudou o time a sair de campo sem sofrer gols. Agora, o goleiro brasileiro já soma cinco jogos sem ser vazado, assumindo a liderança do ranking de clean sheets do Campeonato Inglês, ao lado de Ederson, do Manchester City, e Édouard Mendy, do Chelsea.

Na frente, Mohamed Salah foi o grande nome do clássico, com três gols marcados e mais uma assistência. Naby Keita e Diogo Jota fizeram os outros tentos da goleada histórica, que levou os torcedores do United a começarem a deixar o estádio ainda no intervalo, quando a equipe já perdia por 4 a 0.

No dia seguinte a partida, Alisson comemorou o placar elástico e outra boa atuação do Liverpool. ”Sabemos que o que aconteceu no fim de semana ficará marcado para sempre na história, afinal de contas, não é fácil vencer o United no Old Trafford, ainda mais com um placar elástico como esse”, ressaltou.

”A gente está demonstrando, jogo a jogo, que nós recuperamos a intensidade e queremos brigar por todas as competições. Hoje, o time todo foi muito bem novamente. Mantivemos o ímpeto do início ao fim e respeitamos o Manchester United jogando sempre pra frente. Nosso grupo é muito forte e construimos essa goleada com méritos”, completou.

Com o resultado, o Liverpool chegou aos 21 pontos e manteve-se na vice-liderança da Premier League, atrás apenas do Chelsea, que soma 22. Já o United, com 14, está em sétimo lugar.

O Liverpool, agora, volta a campo na próxima quarta-feira (27), contra o Preston, fora de casa, pelas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa.

Números gerais
No Liverpool desde julho de 2018, Alisson já realizou 141 partidas pelo clube e conquistou três títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019 e a Premier League 2019/20.

Além disso, o goleiro ganhou inúmeros prêmios individuais graças ao seu grande desempenho em campo. Na temporada 2018/19, ele entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição. Entre 2019 e 2020, Alisson ainda foi eleito o melhor goleiro do mundo pelo Globe Soccer Awards, Uefa e Fifa.

Alisson também já conquistou o prêmio Samba de Ouro, em 2019, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, também levou o troféu de melhor atleta da posição na vitoriosa campanha do Brasil na Copa América, em 2019, e ainda foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.

Em 2020, o camisa 1 também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição, e entrou para a seleção ideal da Fifa montado pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).