Um dos principais destaques do Leeds United desde a última temporada, meia-atacante voltou a ser chamado por Tite para mais uma rodada tripla das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022

A manhã desta sexta-feira (24) foi especial para Raphinha. O meia-atacante do Leeds United, da Inglaterra, foi novamente convocado pelo técnico Tite e agora espera estar à disposição para ter a primeira oportunidade da sua carreira de defender a Seleção Brasileira.

Raphinha havia sido lembrado, pela primeira vez, na última lista, mas, assim como os outros atletas que atuam na Inglaterra, não havia sido liberado pelo clube por ter de cumprir 14 dias de quarentena quando retornasse à Europa.

Agora, no entanto, a expectativa é a de que o jogador esteja à disposição para mais uma rodada tripla das Eliminatórias das Copa do Mundo de 2022. O Brasil enfrenta, fora de casa, a Venezuela, no dia 7 de outubro, e a Colômbia, no dia 10. Depois, no dia 14, recebe o Uruguai, na Arena da Amazônia.

”Mais uma vez, tive a oportunidade de ser chamado e estou muito motivado. Espero que, dessa vez, as coisas saiam da melhor forma possível e eu possa realizar o meu sonho de criança, que é vestir essa camisa e representar o meu país. Aproveito para agradecer, mais uma vez, todas as pessoas que, de alguma forma, me ajudaram ao longo dessa caminhada, desde lá de trás, nos meus primeiros passos, até agora. Em especial, agradeço aos meus familiares, que estão ao meu lado nos bons e maus momentos”, celebrou Raphinha.

”Estou bem contente aqui na Inglaterra e me sinto cada vez mais à vontade no Leeds e na Premier League. A liga é bem competitiva e de muito vigor físico. Estou evoluindo bastante e amadurecendo meu jogo. Continuarei trabalhando da mesma maneira, com os pés no chão e 100% focado para seguir aprendendo e melhorando.”, completou.

Raphinha deixou o futebol brasileiro cedo, sem sequer ter atuado profissionalmente em seu país, para brilhar na Europa. Primeiramente, em Portugal, pelo Vitória de Guimarães e Sporting. Depois, na França, onde foi fundamental para que o Rennes terminasse o Campeonato Francês 2019/20 com a melhor campanha de sua história, na terceira colocação, e disputasse a fase de grupos da Champions League pela primeira vez . E, mais recentemente na Inglaterra. Ele chegou ao Leeds United a pedido do renomado técnico Marcelo Bielsa e foi um dos responsáveis pela bela campanha dos Pavões Brancos logo em seu primeiro ano na terra da rainha.

Protagonista do Leeds na Premier League
Assim como aconteceu durante toda a última temporada, Raphinha segue sendo um dos grandes nomes do Leeds United em mais uma edição de Premier League. Até aqui, além das boas atuações, já são dois gols marcados em cinco partidas.

Já em sua primeira temporada no Campeonato Inglês, foram 30 jogos disputados, com seis gols e nove assistências do meia-atacante. Com isso, foi o maior garçom do Leeds e o brasileiro com mais passes decisivos no torneio, à frente de outros compatriotas, como Roberto Firmino (7) e Matheus Pereira (6). No ranking geral, ficou na sexta posição.

Já os seis gols anotados, deixaram o meia-atacante em quinto lugar no ranking de maiores goleadores do time na Premier League, atrás de Rodrigo Moreno (7), Jack Harrison (8), Stuart Dallas (8) e Patrick Bamford (17).

Além disso, Raphinha finalizou a Premier League com a excelente marca de 15 participações diretas em tentos, o que representa uma a cada duas atuações. No elenco, só ficou atrás de Jack Harrison (oito gols e oito assistências) e Patrick Bamford (17 gols e sete assistências).

Carreira
Natural de Porto Alegre, Raphinha deixou o Brasil muito cedo. Na infância, o meia-atacante passou pelas escolinhas de Internacional, Grêmio, Porto Alegre, E.C 2014, de Viamão, Audax e Imbituba até chegar ao Avaí. No Leão da Ilha, foi promovido das categorias de base para os profissionais durante o ano de 2015, mas, ainda antes de fazer a sua estreia no time principal, foi para o futebol português.

Primeiramente, chegou ao Vitória de Guimarães para integrar o time B. Após quatro meses, porém, já estava no grupo principal, onde, depois de uma primeira temporada de adaptação, “explodiu” em 2017/18, quando foi o artilheiro do elenco, com 18 gols em 43 jogos.

Pelos Conquistadores, foram 22 bolas na rede e 13 assistências em 85 jogos. Sua velocidade e técnica, principalmente com a perna esquerda, chamaram a atenção do Sporting, então comandado por Jorge Jesus. Raphinha não chegou a trabalhar com o ex-treinador do Flamengo, mas, mesmo assim, se destacou bastante pelos Leoninos. Em pouco mais de uma temporada, foram nove gols, cinco passes decisivos e dois títulos: a Copa da Liga e a Taça de Portugal.

O bom desempenho técnico, aliado aos ótimos números, fizeram com que o Rennes o contratasse para a temporada 2019/20. Na França, o brasileiro chegou com status de uma das maiores contratações da história do clube. E correspondeu.

Com oito gols e seis assistências em 36 partidas, Raphinha foi fundamental para a classificação do Rubro-Negro para a fase de grupos da Champions League pela primeira vez na história do clube. E no início da segunda temporada pela equipe, vinha sendo peça-chave na ótima campanha do time.

No Leeds United, Raphinha manteve a boa fase dos últimos anos, ajudando um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra, a terminar a sua temporada de retorno à Premier League na nona posição.