Camisa 10 abriu o placar e teve boa atuação no empate em 1 a 1 com o Newcastle, fora de casa, pela quinta rodada da competição nacional

Assim como aconteceu durante toda a última temporada, o meia-atacante Raphinha segue sendo um dos grandes nomes do Leeds United em mais uma edição de Premier League. Nesta sexta-feira (17), em jogo que marcou a abertura da quinta rodada da competição nacional, o jogador brasileiro voltou a ter boa atuação e ainda deixou a sua marca no empate em 1 a 1 com o Newcastle, fora de casa.

O gol marcado em chute de fora da área, logo aos 13 minutos do primeiro tempo, foi o segundo do camisa 10 na atual edição do Campeonato Inglês, o que o torna artilheiro isolado da equipe comandada por Marcelo Bielsa. Ainda antes do intervalo, Allan Saint-Maximin empatou para os donos da casa.

“Claro que é bacana marcar gol, mas saio de campo triste porque não conseguimos vencer, que era o nosso principal objetivo. Fizemos um bom jogo, principalmente no primeiro tempo. Quando estávamos à frente do placar, tivemos chances de fazer mais gols, mas não aproveitamos e, como o Newcastle tem um excelente time, conseguiu se recuperar e empatou. No segundo tempo, a partida ficou mais equilibrada e ninguém conseguiu a vantagem. Espero que a gente possa vencer na próxima rodada, mas, antes, ainda temos um compromisso pela Copa”, afirmou Raphinha.

Com três pontos, o Leeds ocupa a 16ª colocação na tabela de classificação, enquanto o Newcastle, com dois, está em 18º lugar. Na próxima rodada, no dia 25 de setembro, o clube buscará a primeira vitória na Premier League, contra o West Ham, em casa. Antes, porém, o time entrará em campo para encarar o Fulham, na terça-feira (21), pela terceira rodada da Copa da Liga Inglesa.

Contratado pelo Leeds na última temporada, Raphinha tem sido um dos grandes nomes do clube. Ao todo, o camisa 10 já disputou 36 partidas pela equipe, marcou oito gols, com o de hoje, e deu nove assistências, que o fizeram o maior garçom da equipe na Premier League 2020/21 e o brasileiro com mais passes decisivos no torneio, à frente de outros compatriotas, como Roberto Firmino (7) e Matheus Pereira (6). No ranking geral, ficou na sexta posição.

Pouco conhecido dos torcedores brasileiros, afinal sequer atuou profissionalmente em seu país, Raphinha vem se destacando desde cedo na Europa. Primeiramente, em Portugal, pelo Vitória de Guimarães e Sporting. Depois, na França, onde foi fundamental para que o Rennes terminasse o Campeonato Francês 2019/20 com a melhor campanha de sua história, na terceira colocação, e disputasse a fase de grupos da Champions League pela primeira vez . E, agora na Inglaterra, onde foi um dos responsáveis pela bela campanha dos Pavões Brancos logo em seu primeiro ano na terra da rainha.