Artilheiro do Tricolor em 2016, com 16 gols em 31 partidas, jogador argentino assinou contrato com o clube do Morumbi até o fim de 2022

O atacante Jonathan Calleri, de 27 anos, está de volta à Triple Comunicação. Após acertar seu retorno ao São Paulo, o jogador argentino definiu novo acordo com a empresa, que será, mais uma vez, a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.

São Paulo: retorno após primeira passagem marcante
Cinco anos depois de uma primeira passagem marcante, Jonathan Calleri está de volta ao São Paulo. Emprestado pelo Deportivo Maldonado-URU, o atacante assinou contrato até o fim de 2022, com opção de compra, e foi apresentado na última semana.

Calleri construiu uma intensa relação com o São Paulo e, apesar de ter vestido a camisa do clube por apenas seis meses, no primeiro semestre de 2016, deixou o seu nome marcado na história. Foram 16 gols em 31 partidas (média de 0,51 por jogo), sendo nove em 12 duelos somente pela Copa Libertadores da América, fato que o fez ser o artilheiro do torneio naquele ano.

Mais que isso, o argentino tornou-se o jogador que mais balançou as redes pelo Tricolor em uma mesma edição de Libertadores, superando Luis Fabiano, que havia marcado oito gols em 2004.

O agora camisa 30 se tornou o sétimo atleta na história do São Paulo a conquistar a artilharia da Libertadores, o terceiro de forma isolada, fazendo com que o Tricolor ostente, ainda hoje, o fato de ser, ao lado do Peñarol-URU, a equipe com o maior número de goleadores da competição continental. Antes dele, Aloisio Chulapa (2006), Luis Fabiano (2004), Palhinha (1992), Pedro Rocha e Terto (1974) e Toninho Guerreiro (1972) alcançaram tal honraria.

Além dos 16 tentos, Calleri ainda deu três assistências em sua primeira passagem pelo São Paulo, totalizando 19 participações diretas em gol. Ou seja, uma excelente média de uma a cada 1,63 partida.

O grande rendimento, inclusive, o levou a ser convocado para defender a seleção argentina, nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Titular nos três jogos da equipe, ele ainda deixou a sua marca no triunfo de 2 a 1 sobre a Argélia.

Primeiros passos no Mitre e revelado pelo All Boys
Nascido em Buenos Aires, na Argentina, Jonathan Calleri começou a jogar bola, ainda bem pequeno, no Mitre. Lá, ficou quatro anos, sendo que, nos dois primeiros, teve como treinador o seu pai e um dos grandes incentivadores da sua carreira, Guillermo Calleri.

Do Mitre, o atleta partiu para o All Boys, onde nasceu para o futebol, passando por todas as categorias de base até ser promovido ao profissional, em 2013, com 19 anos, pelo então técnico Júlio César Falcioni.

A família Calleri, aliás, possuí uma estreita relação com o clube do bairro da Floresta, que, atualmente, disputa a segunda divisão do futebol argentino. Um tio por parte da mãe é conselheiro vitalício do All Boys, enquanto seu pai foi jogador do time na década de 80 e, mais tarde, treinador do próprio filho por um determinado período de tempo.

Engana-se, porém, quem pense que isso foi um privilégio para Jony, como é chamado pela família e amigos mais próximos. Calleri era mais cobrado do que os outros pelo seu pai, para que não dissessem que ele só jogava por conta do grau de parentesco. O sacrifício foi grande, mas valeu a pena.

Sempre inquieto, hiperativo e travesso, Calleri não suportava perder nem no par ou ímpar. Em campo, compensava o corpo mais magro do que os dos companheiros com o seu estilo raçudo. Sem nunca desistir de uma jogada sequer, começou a se destacar, até que surgiu sua primeira chance no profissional, em agosto de 2013, em partida contra o Estudiantes, pelas quartas de final da Copa da Argentina.

Ao todo, foram cinco gols marcados em 28 partidas disputadas com a camisa do All Boys, até ser transferido para o Boca Juniors.

Notoriedade e títulos no Boca
Calleri foi contratado pelo Boca Juniors, em 2014, e, rapidamente, conquistou o seu espaço na equipe, tornando-se peça fundamental nas conquistas do Campeonato Argentino (2015) e da Copa da Argentina (2014/15).

Ao todo, o atacante disputou 53 jogos e balançou as redes 21 vezes pelos Xeneizes, sendo 15 somente em 2015, fato que o fez ser o maior goleador da equipe na temporada.

As boas atuações pelo Boca despertaram o interesse de diversos clubes do futebol mundial, dentre eles, o São Paulo, que o contratou para a disputa do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores de 2016.

Últimas cinco temporadas na Europa
Após passagem de sucesso pelo São Paulo e a disputa dos Jogos Olímpicos pela Argentina, Jonathan Calleri desembarcou na Inglaterra para defender o West Ham. Ao todo, foram 19 jogos e um gol marcado.

Nas últimas quatro temporadas, o atacante atuou no futebol espanhol. Primeiro, jogou no Las Palmas, onde viveu seu melhor ano, marcando 12 gols e dando ainda três assistências em 41 partidas.

Depois, atuou no Alavés (nove gols e duas assistências, em 36 jogos), Espanyol (cinco gols e três assistências, em 34 duelos) e, na última temporada, defendeu o Osasuña (seis gols e duas assistências, em 27 atuações).

Calleri chega para se unir ao time da Triple Comunicação. Para conferir a nossa equipe completa, acesse http://www.triplebr.com/clientes.

Perfil
Nome completo:
Jonathan Calleri
Posição: Atacante
Nascimento: 23/09/1993 (27 anos)
Naturalidade: Buenos Aires (Argentina)
Altura: 1,81 m
Peso: 77 kg
Clubes como profissional: All Boys-ARG (2011 a 2014), Boca Juniors-ARG (2015), São Paulo (2016), West Ham-ING (2016 a 2017), Las Palmas-ESP (2017 a 2018), Alavés (2018 a 2019), Espanyol (2019 a 2020) e Osasuna (2020 a 2021)
Instagram: @jocalleri

Títulos
Campeonato Argentino (2015)
Copa Argentina (2015)

Artilharia
Copa Libertadores da América (2016)